22.6 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Tecnologia, educação e pessoas dominam as discussões no primeiro dia da Feira EBS

Entre os vários temas apresentados, especialistas destacaram como os profissionais podem utilizar ferramentais digitais para aumentar os resultados

São Paulo, junho de 2022 – Experiências virtuais e formato híbrido têm sido alguns dos temas mais debatidos nos últimos anos em eventos, treinamentos corporativos e educação, mas os visitantes da Feira EBS, realizada nos dias 01 e 02 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, puderam conferir um outro viés do assunto: a importância de preparar os profissionais para usar a tecnologia de forma estratégica, alavancar resultados e potencializar o relacionamento com parceiros, expositores e, principalmente, com o público.

No caso do segmento de feiras e convenções, Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria, que mediou o Painel “Eventechs que podem contribuir para o sucesso do seu evento”, um dos destaques da programação do 7º Congresso MICE, defende que as ferramentas digitais proporcionam aos profissionais a possibilidade de pensar a própria organização além do encontro presencial e dos resultados imediatos.

“Ações presenciais fazem parte do DNA do ser humano e elas precisam existir. Mas, quando se organiza um evento, a primeira coisa que se faz é definir uma data e um local. A tecnologia muda esse pensamento, porque mostra que, atualmente, relevância, qualificação e engajamento também são eficazes para os resultados”, aponta Almeida, que dividiu o palco com José Terrabuio Jr, head de inovação da Beenoculus, Matheus Jacobsen, CEO e fundador da Kosmos e Felipe Marlon, cofundador e business development da Pushstart, apresentando exemplos de realidade virtual e gamificação aplicados em processos de recrutamento e seleção e educação, além do uso em eventos.

Se até pouco tempo atrás as feiras presenciais tinham como função ser um ponto de encontro dos players do setor e do público com uma agenda anual definida, com a tecnologia é possível manter toda uma comunidade, incluindo expositores, especialistas de mercado e consumidores, engajada o ano inteiro por meio dos canais digitais, disponibilizando conteúdos relevantes, espaços para interações, entre outros atrativos.

O tema também foi debatido no painel “Um Novo Caminho nas relações: quem são os players relevantes?”. Para Mayra Cardi, diretora de portfólio da RX “a mudança do setor também passa pelo amadurecimento da relação com os expositores, e, para disponibilizar as soluções mais adequadas, é preciso entender o negócio do cliente e o que ele busca e o seu objetivo para propor a solução, que pode ser uma composição de espaço expositivo, merchandising e ações digitais ao longo do ano”.

O encontro ainda reuniu Ana Maria Arango, gerente regional da UFI América Latina, falando direto da Colômbia; Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano e mediação de Paulo Ventura, presidente da Ubrafe.

No painel de abertura do Congresso MICE, “Capital Humano: a transformação do mercado MICE através da potencialização de talentos”, João Paulo Kitsis, diretor da Sympla; Flávio Horta, CEO e Fundador da Digitalks; Andrea Mendonça CGO da B&Partners.co; e a mediadora Malu Sevieri, Diretora Geral da Emme Brasil, debateram a importância dos meios digitais no processo de capacitação de profissionais e no apoio às lideranças para o desenvolvimento de suas equipes, destacando a necessidade das pessoas estarem aptas ao uso da tecnologia.

“Se antes existia um gap de capacitação, a transformação digital e todas as novas ferramentas e metodologias trouxeram novas necessidades técnicas. É importante investir em uma estratégia eficaz de treinamento, porque só disponibilizar o vídeo, sem estratégia definida, não resolve”, acrescenta Mendonça.

Nos espaços Arena Experience 1 e 2, a inovação também foi tema de palestras como “Metaverso tem a ver com seu próximo evento?”, conduzida por Vanessa Martin, CEO da VM-Consultoria; “Tendências tecnológicas em eventos para 2023”, ministrada por Vitor Pereira, CEO da 4.Events.

Na apresentação “ESG: entenda e aplique (antes que o mercado te obrigue a fazê-lo)”, Alexis Pagliarini, fundador da ESG4 e coordenador do Think Tank Eventos – iniciativa que reúne diversos players do setor para reforçar a política nas feiras – mostrou como as empresas, incluindo as do setor de eventos podem desenvolver soluções com base nas 17 diretrizes da ODS 2030, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“É melhor que a gente adote uma postura pró-ativa em relação ao ESG, do que ficar a mercê dos clientes e expositores que vão impor essas práticas. É algo que não tem mais volta. Muitas empresas de eventos estão fazendo compensação de carbono, têm desenvolvido espaços para melhor acesso do público, apostado na diversificação de talentos, disponibilização de galões, ao invés de servir água em garrafas, para citar alguns exemplos”.

Na quinta-feira (2), compõem a programação do 7º Congresso MICE as palestras “Compartilhando inspiração: SXSW, Expo Favela e Pet South America”; “A Coexistência dos Formatos – Onde mora o êxito!” e “As novas expectativas do participante de feiras e eventos”.

Já nas Arenas, “Como manter a sanidade mental com mais produtividade”; “Como superar momentos difíceis da carreira”; “Os bastidores dos Grandes Festivais”; “Tudo muda a todo tempo, como planejar em um universo tão dinâmico?”; “Como a gamificação pode agregar valores para os patrocinadores”; “Mercado blockchain e o desenvolvimento de negócios na WEB 3.0”; “Como a Diversidade pode proteger JÁ as pessoas e os negócios”; “O profissional de eventos do Agora”, “O que pode dar errado no seu evento?”; “Sustentabilidade em eventos é muito mais do que reciclar latinhas”, entre outros.

Além das áreas de conteúdos, a 20ª edição da Feira EBS também reúne mais de 60 expositores e conta com o espaço Speed Meeting, para rodada de negociações.

A grade completa de conteúdos está disponível no site https://www.feiraebs.com.br/ .

Para credenciamento, acesse https://bit.ly/3sHTh1M.

Sobre o Grupo EBS

O Grupo EBS é líder de mercado na organização e promoção de eventos de negócios dedicados aos segmentos MICE (eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos) e T&D (treinamento & desenvolvimento), possui um portfólio de produtos que incluem a Feira EBS, o Congresso MICE, o Speed Meeting (rodada de negócios), a Revista EBS. O Grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeira produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.

Informações para imprensa

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles