A recuperação iniciada no segundo semestre de 2021 continuou fortemente no primeiro trimestre de 2022. Durante os primeiros três meses de 2022, a KLM conseguiu gerar resultados operacionais positivos (de +€ 3 milhões) pelo terceiro trimestre consecutivo. Isso representa uma melhoria de € 340 milhões em comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda há um longo caminho a percorrer para a recuperação total, mas a atual situação financeira significa que a KLM começou a reembolsar seu pacote de empréstimos no segundo trimestre.
O volume de negócios no primeiro trimestre de 2022 foi de 1.903 milhões de euros; mais que o dobro de 2021, quando o faturamento totalizou € 930 milhões. Os lucros operacionais de € 3 milhões aumentaram € 340 milhões em comparação com 2021, quando houve um prejuízo de € 337 milhões. As reservas continuaram a aumentar graças a um número crescente de países que relaxam as restrições de entrada. O impacto negativo do forte aumento dos preços do petróleo foi mitigado pela cobertura.
A KLM recebeu sua última contribuição de € 140 milhões sob o esquema de retenção emergencial de empregos (NOW) no primeiro trimestre (ano anterior: € 321 milhões), o que contribuiu para os resultados positivos.
Apenas € 942 milhões foram retirados do pacote de empréstimos de € 3,4 bilhões em 2020. E, como também foi o caso de 2021 como um todo, nada foi retirado no primeiro trimestre de 2022. O reembolso no segundo trimestre é de € 311 milhões , o que reduz a dívida pendente deste pacote de empréstimos de € 942 milhões para € 631 milhões. Se a recuperação continuar, a KLM poderá fazer novos pagamentos ainda este ano.
Melhorias em todas as áreas de negócio
O primeiro trimestre deste ano fiscal mostrou um quadro misto. Nossos clientes desejam viajar novamente e agora podem, e isso se reflete nos resultados. No total, recebemos 4,8 milhões de passageiros a bordo, em comparação com 1,4 milhão no primeiro trimestre de 2021. A tendência de aumento das reservas continuou apesar do conflito na Ucrânia e do fechamento do espaço aéreo russo, forçando voos de e para Coreia do Sul, China e Japão para fazer um desvio.
Mais uma vez, o desempenho de Carga foi excelente no primeiro trimestre. A Transavia também teve um bom desempenho, beneficiando de uma maior flexibilização das restrições de entrada nos destinos de férias. A Engenharia e Manutenção (E&M) apresentou uma forte melhora no faturamento do primeiro trimestre.
Ao mesmo tempo, os principais mercados da Ásia ainda estão fechados para viajantes internacionais. Além disso, o setor aéreo global enfrenta custos crescentes e escassez no mercado de trabalho, o que pressiona as operações. Isso também se aplica à KLM.
Operação sob pressão apesar do comprometimento da equipe da KLM
As operações já estavam sob pressão no primeiro trimestre de 2022 devido a inúmeras mudanças operacionais e escassez no mercado de trabalho. Isso não levou a grandes interrupções. No entanto, com o aumento constante do número de passageiros e a situação em Schiphol em termos de escassez de capacidade em muitos lugares, as últimas semanas foram muito difíceis para as operações. Muito obrigado por todos os esforços dos colegas da KLM e sinceras desculpas aos nossos clientes que foram incomodados.
Esses números do primeiro trimestre claramente dão motivos para otimismo. Apesar das tensões geopolíticas, inflação alta e custos crescentes, a recuperação continua inabalável. As reservas estão se aproximando dos níveis de 2019, e nossos clientes estão ansiosos e aptos a viajar conosco novamente. Começaremos a pagar os empréstimos no próximo (segundo) trimestre. Trata-se de um montante inicial de 311 milhões de euros e, esperamos, mais ainda este ano. Este é um passo muito importante em vários aspectos, servindo para destacar a resiliência e o comprometimento de todos os colegas da KLM. No próximo período, estaremos focando em amortizar os empréstimos por um lado, e operações e pressão de trabalho por outro. Inúmeras medidas estão sendo adotadas nesse sentido, para que o verão seja melhor do que a situação nas últimas semanas.