O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ recebeu, nesta segunda-feira (18/04), os recém-empossados secretários de Turismo do estado, Sávio Neves, e do município, Antônio Mariano. Os dois foram recepcionados pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
“A expectativa com os dois novos secretários é excelente porque seguem a mesma filosofia adotada antes. Isso demonstra que o turismo hoje é um projeto de Estado, não de um governo. Na hora que você substitui pessoas por outras com o mesmo pensamento, a mesma linha de raciocínio, dá continuidade e firmeza aos projetos em andamento. É tudo que os empresários pedem e esperam”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Sob a condução da assessora de Turismo da Federação, Adriana Homem de Carvalho, o fórum contou com a participação do deputado federal Otávio Leite, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, do presidente do Cetur CNC, Alexandre Sampaio, do presidente do SindRio, Fernando Blower, do presidente da Apresenta, Pedro Guimarães, do presidente da Abav RJ, Luís Strauss, do presidente executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Carlos Werneck, do presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, do presidente da Bito, Salvador Saladino, e do presidente do Sindepat, Sandro Fernandes, entre outros representantes do trade turístico do Rio de Janeiro.
Na reunião, o Cetur discutiu os recursos de crédito e fomento para o setor e as ações do Conselho de Segurança Turística, além do projeto Vai Turismo, um documento elaborado pela CNC para enviar propostas e recomendações aos candidatos ao governo do estado.
“Entendemos que a segurança é fundamental para o crescimento do turismo. Apoiamos as polícias Civil e Militar em termos de equipamento e infraestrutura por achar que é importante para o desempenho delas”, destacou a assessora de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho.
O secretário de Turismo do estado, Sávio Neves, que integrava o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ antes de assumir a pasta, demonstrou otimismo com as ações desenvolvidas pelo antecessor e garantiu dar continuidade aos projetos em andamento.
“Estamos muito otimistas com o trabalho desenvolvido até agora. A hotelaria está comemorando a ocupação perto de 85%, e deve melhorar ao longo da semana por causa do carnaval fora de época. Com a ajuda dos conselhos aqui da Fecomércio RJ e do estado, vamos ter muita força para renovar as energias pós-pandemia e o turismo novamente deslanchar”, comemorou o novo secretário de Turismo.
Já o secretário municipal Antônio Mariano ressaltou ser uma pessoa de diálogo e aberto a propostas que contribuam para o setor. Ele ressaltou a ajuda do Cetur e anunciou novos projetos.
“Vamos dar continuidade ao que já vinha sendo feito e ampliar os projetos para incrementar o turismo. Vamos, por exemplo, criar estacionamentos para ônibus fretados de turismo e dar mais ordenamento à cidade do Rio. Vamos apostar na nossa vocação turística”, destacou Mariano.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.