A 6ª edição da Convenção BWT foi aberta oficialmente na manhã deste domingo (27), no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, reunindo 500 profissionais do turismo de 11 estados brasileiros. O evento, que segue até segunda-feira (28), promete um mix de conteúdo estratégico, networking e interações dinâmicas, com o objetivo de inspirar os participantes e fortalecer o setor. A cerimônia de abertura destacou o Paraná como estado anfitrião, com a presença de autoridades locais e um discurso que reforçou a importância do turismo como agente transformador.
A recepção aos convidados foi marcada por um corredor de palmas formado por colaboradores da BWT, seguido pela apresentação do mestre de cerimônias Felipe Montanari, que conduziu o evento com interações descontraídas. Em seguida, Gabriel Cordeiro, diretor-geral da BWT Operadora, deu as boas-vindas aos participantes e passou a palavra ao CEO da empresa, Adonai Arruda Filho, que fez um resumo da trajetória da companhia.
“Começamos em 2011 e hoje temos orgulho de ser uma das maiores operadoras do Brasil. Nossas experiências encantam milhares de pessoas por ano, graças a um crescimento sustentável, parceria e segurança para os clientes “, afirmou Arruda. Ele destacou o investimento em capacitação, com mais de 1.200 agentes de viagens treinados em 2024 e a meta de 1.500 em 2025, além do lançamento do aplicativo oficial da BWT, o Agente de Valor APP que centraliza materiais de eventos, permite interação e até premia os participantes mais engajados.
Apoio do Governo do Paraná
O momento solene contou ainda com a participação de Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente do Viaje Paraná, representando o Governo do Estado. Em seu discurso, ele reforçou a honra de sediar o evento e a parceria com a BWT. “O Paraná tem investido muito no setor e para nós é um orgulho ter todos vocês aqui. O estado está pronto para acolhê-los e mostrar sua força turística”, disse. Ele falou ainda sobre o maior crescimento nas atividades turísticas do Brasil no mês de fevereiro, quando o estado teve alta de 6,5%.
Eduy de Azevedo Junior, Gerente de Mercado do Viaje Paraná, destacou o papel fundamental dos agentes de viagens como os principais impulsionadores do turismo, ressaltando o apoio do governo estadual ao setor. “O Paraná é o único estado do país com dois patrimônios naturais da humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva Mata Atlântica, além de ser reconhecido pelo 5º ano consecutivo como o destino mais sustentável do Brasil”, afirmou. Ele enfatizou que o estado oferece uma experiência completa ao turista: “Quando enviamos um cliente para cá, queremos que ele volte – e o Paraná é organizado, limpo, bonito e cheio de atrativos, com um dos melhores índices de qualidade de vida do país e localização privilegiada”.
Com um crescimento acima da média nacional, o estado recebeu 894 mil turistas em 2024, injetando R$ 6 bilhões na economia. Eduy destacou Foz do Iguaçu como “a bola da vez”, lembrando que as Cataratas do Iguaçu ultrapassaram o Cristo Redentor em visitação e citou os novos atrativos da cidade, como o aquário em implantação. Também exaltou Curitiba, “a novidade da vez”, com seus parques, ônibus turístico, centro histórico, gastronomia, 75 museus, título de capital da cerveja artesanal – com o maior número de cervejarias do gênero –, Festival de Curitiba, inverno movimentado e a maior programação natalina do país. Além disso, reforçou os atrativos do entorno, como São Luiz do Purunã e as vinícolas da região, completando o leque de opções para os visitantes.
A programação da manhã seguiu com bate papos temáticos, e palestras sobre Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia e Porto Seguro. De acordo com Gabriel Cordeiro, a primeira etapa da Convenção já demonstrou que a edição já é um sucesso. “Começamos com o pé direito, com a chancela das autoridades do Estado Anfitrião e uma energia muito positiva de todos os participantes”, temos certeza que o público vai sair daqui com novos aprendizados e inspirados para serem verdadeiramente agentes de transformação no turismo”, completa.
Sobre a Convenção BWT 2025:
Com o tema “O turismo muda o mundo e transforma você “, a Convenção BWT 2025 é uma parceria estratégica entre o Governo do Estado do Paraná, por meio do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção turística do estado – e o Governo do Rio Grande do Norte.
O evento conta com o apoio de diversas organizações do setor, incluindo Adval Turismo, Aviva, Belize (Tm Americas), Beto Carrero, Bourbon, Brocker Turismo, Cana Brava Resort, Caraguata, Casa 1915, Cassinotur, Continental Inn (Rede Soul), Costão do Santinho, Curitiba, Falls Iguazu, Foz do Iguaçu, Hotel Granville (Rede Soul), Hotel Manacá (Rede Soul), Interlaken, Kennedy Space Center (Tm Americas), Laghetto, Lopesan, Mabu Hotéis, Martur, Nadai Confort Hotel, Palladium, Panamá (Tm Americas), Paraíba, Pernambuco, Restaurante da Estação, Rio Grande do Norte, Santa & Bela Turismo, Serra Verde Express, Stazione Morretes, Thermas de Jurema, Transamerica Comandatuba, Trem da República, Viale Hotéis, Vila Galé Hotéis, Visit Iguassu, Taguatur, Serra Verde Express, Trem da República e Restaurante da Estação.
Com uma programação completa e diversificada, a Convenção BWT 2025 oferece aos participantes oportunidades únicas de capacitação através de workshops especializados, rodadas de negócios exclusivas, palestras com os maiores especialistas do setor e momentos estratégicos de networking. O evento ainda proporciona atualização sobre as principais tendências e destinos turísticos, fortalecendo o mercado e criando novas oportunidades para os profissionais de turismo.