Felino estava sob cuidados do IBAMA após ser resgatado órfão e sem condições de sobreviver sozinho
Programa da LATAM já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil em 13 anos de existência
São Paulo, 21 de novembro de 2024 – Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM na última quinta-feira (14/11), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um filhote macho de jaguatirica (Leopardus pardalis), ganhou um novo lar para cuidados e conservação da espécie.
O felino foi resgatado órfão e cuidado pela equipe técnica do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Tefé (NGI ICMBio), localizado no Estado do Amazonas. Posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Manaus (AM). Sem a presença da mãe, e por ser um filhote, ele não conseguiria desenvolver sozinho habilidades de caça e de defesa necessárias para garantir a sua sobrevivência na natureza.
Após a devida análise da equipe, que considerou o status de conservação da espécie, o bem-estar do indivíduo e a possibilidade futura de integrar programas de conservação sob cuidados humanos, ainda inexistente para esta espécie, o filhote de jaguatirica foi destinado ao Zoológico de São Paulo. O zoológico dispõe de recinto adequado para o recebimento do animal e conta com uma equipe técnica capacitada para proporcionar as melhores condições de bem-estar.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo em voo direto de Manaus para São Paulo/Guarulhos, evitando um deslocamento terrestre entre as instituições de mais de 4 mil quilômetros, o que reduziu para 4h o transporte que levaria em torno de 54 horas.
|
Graças ao Avião Solidário da LATAM, filhote de jaguatirica ganhou um novo lar para cuidados e conservação da espécie. Crédito: Luan Morais
|
Graças ao Avião Solidário da LATAM, filhote de jaguatirica ganhou um novo lar para cuidados e conservação da espécie. Crédito: LATAM
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul, desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.