O roadshow foi promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, incluindo a capital paranaense no rol dos principais mercados emissores de turistas para os destinos fluminenses
Curitiba foi uma das 10 cidades escolhidas, em todo o Brasil, para receber o roadshow “Experiência Rio”, nesta terça-feira (05/10). O evento aconteceu na cidade com a presença de especialistas e expositores do estado do Rio de Janeiro. A ação, totalmente gratuita, foi promovida no espaço Fazenda Churrascada Curitibano, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do RJ (Setur-RJ) e da TurisRio.
Na ocasião, o público fez uma imersão por vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no estado do Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes e operadores do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento, em Curitiba.
No evento, os players da cadeia produtiva da cidade passaram por uma capacitação e participaram de uma rodada de negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses, estimulando viagens para os destinos do RJ. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo de Curitiba, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico na cidade.
Para o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, este é mais um importante projeto, realizado nos mercados emissores com foco na atração de turistas para o Rio de Janeiro.
“Esta iniciativa abre muitas portas no que diz respeito à emissão de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Chegamos à 9ª edição, trazendo o “Experiência Rio de Janeiro”, mostrando todas as nossas potencialidades, sobretudo, as do interior, promovendo as nossas 12 regiões turísticas do Estado. Importante frisar que, chegamos a marca de mais de mil agentes e operadores capacitados ao longo do desenvolvimento do projeto”, ressalta o secretário Tutuca.
O roadshow já passou por Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP) e encerrará no Rio de Janeiro (capital), no intuito de promover uma verdadeira imersão pelo Estado. Em todas as cidades são realizadas ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ. Ao final do dia, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerrou o evento.
Os agentes e operadores de viagens estão tendo a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO. Participaram da ação em Curitiba o assessor da Setur-RJ, Luiz Felipe Carvalho, o assessor Especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, a diretora de Turismo de Saquarema, Daniele Mazzeo, e a coordenadora de Promoção e Inovação Turística do Paraná, Andressa Szekut.