Com foco em sustentabilidade, Belém sediará a premiação que reconhece as melhores iniciativas do turismo brasileiro, incorporando os debates centrais da COP 30 e visando consolidar um legado de inovação e responsabilidade
Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário de Turismo de Gramado; Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa; Rosemary Rebelo, Chefe de Gabinete da SETUR-PA; Fabiano Camargo, Presidente do Conselho de Administração da Braztoa; e Allyson Oliveira, Gerente de Produtos da SETUR-PA), na noite de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, em Gramado. Crédito: divulgação Braztoa
A cidade de Belém, rica em biodiversidade e situada no coração da Amazônia, foi escolhida como sede do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, uma das mais importantes iniciativas do setor no país, que acontecerá no mesmo ano em que o destino receberá a COP 30. Esse anúncio, realizado na noite de entrega da 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Gramado, reforça o compromisso da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) em impulsionar práticas inovadoras de turismo sustentável, levando a premiação ao epicentro das discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento responsável no setor.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 buscará não só reconhecer e celebrar as principais iniciativas de sustentabilidade no turismo, mas também fortalecer o papel transformador do setor em prol do desenvolvimento sustentável, em sinergia com a COP 30, e criar uma oportunidade única para promover a Amazônia e destacar a relevância de uma abordagem que valorize a cultura local, fortaleça a economia e preserve os recursos naturais.
“A realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Belém, no ano da COP 30, cria uma oportunidade única para integrar as melhores práticas do turismo sustentável às diretrizes globais. Este evento não apenas celebra iniciativas inovadoras que estão transformando o setor, mas também fomenta uma rica troca de conhecimento ao reunir líderes, autoridades, especialistas e o trade local em prol de um turismo mais responsável e regenerativo. É uma vitrine para destacar o potencial da Amazônia e ressaltar a importância de uma abordagem cuidadosa e responsável para com seu patrimônio ambiental e cultural. Essa união valoriza as iniciativas locais, promove a Amazônia como exemplo global de preservação e desenvolvimento sustentável e consolida o papel do turismo brasileiro nas discussões e ações de sustentabilidade mundial,” destaca Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.
Alinhado aos objetivos globais da COP 30, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Belém reforça o compromisso com um legado duradouro para o turismo sustentável na Amazônia e no Brasil. A cidade se consolida como referência nas oportunidades e desafios do turismo responsável, destacando a importância de proteger um dos ecossistemas mais essenciais do planeta e inspirando o setor com práticas exemplares. O Secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enfatiza a relevância desse evento: “A realização do Prêmio Braztoa em Belém, justamente em 2025 é uma chance de mostrar ao Brasil e ao mundo as riquezas culturais e naturais da Amazônia, fortalecer iniciativas locais e demonstrar como o Estado integra a sustentabilidade em suas ações. Será um evento histórico para todos”.
Em breve, serão anunciadas mais informações sobre o evento, incluindo detalhes para as inscrições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025.
Informações à imprensa
Agência Guanabara
Taís Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2023, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.
Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado.