Foi realizada nesta terça-feira, dia 30 de julho, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, a 5ª reunião do Fórum Comercial do HotéisRIO. Na pauta, evento de energia no Porto Maravilha, campanha para promover a gastronomia dos empreendimentos hoteleiros e parcerias com o santuário do Cristo Redentor.
O gerente executivo de eventos e novos negócios do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), Victor Montenegro, fez uma apresentação do ROG.e 2024 (ex-Rio Oil & Gas), que acontecerá de 23 a 26 de setembro, no Boulevard Olímpico. “Petróleo e gás ainda garantem nossa segurança energética, mas boa parte dos nossos associados já trabalha com fontes de energia alternativas. Fomos para o a região portuária, uma novidade positiva, de acordo com o retorno que já tivemos do público. Durante os quatro dias de evento, receberemos 70 mil visitantes de 65 países, que conhecerão as novidades de 450 expositores. Convido vocês a se tornarem hotéis parceiros do evento”, disse.
Na ocasião também foi apresentada a primeira edição do Breakfast Weekend, festival gastronômico que será realizado de 28 de setembro a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento foi representado pelo CEO da empresa organizadora, Carlos Galvão, que ressaltou a alta capacidade de atração que os cafés da manhã da hotelaria exercem sobre o público. “Está no imaginário das pessoas que os cafés da manhã dos hotéis são fartos e saborosos. No entanto, muitos acham que é uma opção que está fora do alcance deles. O que fazemos é mostrar que é possível aproveitar esse tipo de gastronomia e, também, conhecer outros serviços dos empreendimentos hoteleiros”. Galvão explica que o festival oferece um roteiro dos cafés da manhã de hotéis, com preços diferenciados, para quem não está hospedado. “Além de novos clientes, os hotéis se beneficiam também da comunicação do evento. Usamos não apenas mídias digitais, como influencers, mas também assessoria de imprensa, que emplaca muitas matérias em mídias tracionais, que são ótimas, pois muito didáticas. Acaba sendo uma divulgação extra para os empreendimentos e seus serviços”.
Para o presidente do Fórum Comercial, José Domingo Bouzon, é uma excelente opção, pois todos precisam de divulgação. “É um marketing muito forte para o hotel, que certamente traz mais benefícios do que se cada empreendimento fizesse campanhas próprias”. Domingo também abordou a questão da concorrência desleal exercida pelas plataformas de locação, em especial em períodos diferenciados, como o do Rock in Rio, que acontecerá em setembro. Segundo ele, em 2022, a algumas semanas do festival, a ocupação hoteleira estava mais alta do que a atual.
Também foram abordadas as possibilidades oferecidas pelo Santuário Cristo Redentor, representado pelo head de marketing, Carlos Lins. “O Cristo Redentor não é apenas um importante santuário católico, que realiza mais de 800 missas e quase 200 batizados e casamentos por ano. Configura também um patrimônio cultural do Brasil, conhecido internacionalmente – em 2022 ficou em quarto lugar entre os marcos culturais mais buscados no Google. São mais de 2 milhões de visitantes por ano, que geram um impacto econômico de R$ 1,4 bilhão, que se espalham pelas cadeias, em especial a de turismo, como restaurantes, transporte e hospedagem. Estamos à disposição para avaliar parcerias”.
Segundo José Domingo Bouzon, trazer ao conhecimento dos executivos da área comercial dos hotéis um apanhado de como estão os pontos turísticos da cidade é um dos objetivos do Fórum Comercial. “Isso nos dá maior conhecimento e uma visão detalhada da cidade, favorecendo novas abordagens e formas para vender para nossos clientes, o que agrega de maneira significativa a nossas estratégias”.