Intercâmbio

A 4ª temporada de Emily em Paris vem aí: inspire-se na personagem para lidar com a barreira de linguagem

O idioma francês é o 3° mais comercializado, representando 5,7%, ficando atrás do espanhol (7,4%) e do inglês (77%), conforme a Pesquisa Selo Belta

(Imagem: Divulgação)

Realizar um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes que desejam viver uma experiência internacional e impulsionar sua carreira profissional ou aprimorar-se em uma área específica. Essa experiência abre portas para o crescimento pessoal, proporcionando autoanálise e novas descobertas.

Um dos principais objetivos de fazer um intercâmbio é o ‘interesse em investir em uma formação e/ou carreira internacional’. Entre os países preferidos pelos intercambistas, a França ocupa a 10ª posição entre 18 países. Ademais, o idioma francês é o 3° mais comercializado, representando 5,7%, ficando atrás do espanhol (7,4%) e do inglês (77%), conforme a Pesquisa Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

Muitos estudantes, antes de embarcar, procuram referências de pessoas que já passaram por isso, além de informações na internet e até mesmo séries, como nos episódios de Emily em Paris. Esta é uma referência divertida e aventuresca que mostra o intercâmbio da personagem Emily Cooper, que sai de Chicago e vai para Paris. Lá, ela enfrenta diversos desafios, desde questões de idioma até carreira, amizades e amores.

É importante destacar que muitos intercambistas, ao chegarem em um país, podem não se adaptar totalmente à cultura ou ao idioma local. Em Paris, por exemplo, o idioma predominante é o francês na maioria das interações diárias. No entanto, o inglês também pode ser utilizado, especialmente em zonas turísticas e grandes centros urbanos. Além disso, as instituições de ensino superior na França, assim como na Alemanha, oferecem cada vez mais cursos em inglês.

“Apesar da língua inglesa ser amplamente conhecida internacionalmente, é sempre útil aprender algumas frases básicas em francês ao visitar o país, como cortesia aos habitantes locais. Isso ocorre de forma natural, já que o estudante estará em contato com residentes da região”, explica Marina Jendiroba, Diretora de Operações da Belta.

Quando o assunto é adaptação, a série Emily em Paris destaca que é possível. A série já possui 3 temporadas lançadas, com a 4ª prevista para estrear em agosto deste ano. No início da trama, Emily (personagem interpretada pela atriz Lily Collins), uma jovem americana, enfrenta dificuldades com o idioma francês ao chegar em Paris sem conhecê-lo, o que resulta em situações tanto embaraçosas quanto engraçadas. Com o tempo, ela começa a aprender palavras e frases em francês, contando com a ajuda de colegas e amigos. Emily se inscreve em aulas de idiomas para aprimorar suas habilidades, e a série retrata sua jornada de adaptação a nova língua e cultura.

A personagem principal demonstra habilidades com o seu idioma nativo e consegue contornar alguns perrengues enquanto navega pela vida profissional no país. Veja 7 atitudes da personagem Emily para se virar com seu inglês em Paris e evitar dificuldades:

  1. Confiança e desembaraço: Emily aborda as situações com confiança, mesmo quando seu francês é limitado. Ela não tem medo de falar inglês e se comunicar da melhor maneira possível;
  2. Usar aplicativos de tradução: Emily frequentemente usa aplicativos de tradução no seu telefone para ajudar a entender e se comunicar em francês quando necessário;
  3. Fazer amigos locais: Ela rapidamente faz amizade com pessoas locais, como Mindy e Gabriel, que a ajudam a entender a cultura e a língua, além de oferecerem apoio linguístico quando necessário;
  4. Aprender palavras e frases básicas: Embora ela fale principalmente inglês, Emily faz um esforço para aprender e usar palavras e frases básicas em francês, o que é bem recebido pelos parisienses;
  5. Ser polida e respeitosa: Emily sempre é educada e respeitosa, usando palavras como “por favor” e “obrigada” em francês, o que facilita a boa vontade dos moradores locais;
  6. Adaptar-se às normas culturais: Emily observa e adapta seu comportamento às normas culturais francesas, o que ajuda a evitar mal-entendidos e mostra respeito pela cultura local;
  7. Persistência e positividade: Mesmo quando enfrenta barreiras linguísticas, Emily mantém uma atitude positiva e persistente, buscando soluções e aprendendo com cada experiência.

Descubra os programas de intercâmbio oferecidos pelas agências credenciadas pelo Selo Belta, incluindo oportunidades de trabalho voluntário, cursos profissionalizantes e curso de idiomas. Transforme seu sonho de uma viagem internacional de estudos em realidade, com segurança. Saiba mais, aqui!
Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 62 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo