O Brasil é o 3° país que mais envia estudantes para a Austrália, segundo o Censo
|
Entre os fatores que levam um estudante a investir em um intercâmbio está o desejo de vivenciar uma experiência internacional capaz de conciliar estudo, trabalho e turismo. Fazer intercâmbio na Austrália oferece uma combinação única de educação de alta qualidade, estilo de vida descontraído, oportunidades de trabalho e aventuras ao ar livre, tornando um destino muito popular para estudantes estrangeiros.
De acordo com a Pesquisa Selo Belta, lançada neste mês de maio, a Austrália se encontra na 5ª posição entre os países preferidos, ficando atrás da Irlanda (4ª), Estados Unidos (3ª), Reino Unido (2ª) e Canadá (1ª). A Austrália oferece muitos benefícios, desde educação de qualidade, belezas naturais e cultura diversificada até oportunidades de trabalho.
“O país possui muitas universidades de renome, como a Universidade de Tecnologia de Queensland, a Universidade Nacional da Austrália, a Universidade de Sydney e a Universidade de Melbourne. Cada uma oferece uma ampla variedade de cursos e programas acadêmicos e contribui significativamente para a pesquisa e o ensino em nível nacional e internacional”, pontua Alexandre Argenta, Presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).
Segundo o Censo, há mais de 46 mil brasileiros na Austrália, dos quais cerca de 11 mil são estudantes. O Brasil é o 3° país que mais envia estudantes para a ‘Terra dos Cangurus’.
Aprender inglês na Austrália não só oferece a oportunidade de dominar um novo idioma, mas também permite explorar uma cultura vibrante e criar novas conexões que abrem portas tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O inglês é um dos idiomas mais populares para estudo durante um intercâmbio, sendo considerado o mais cogitado, de acordo com a Pesquisa Selo Belta.
Neste contexto, Alexandre Argenta compartilha três curiosidades sobre a Austrália:
- Clima semelhante ao do Brasil: embora a Austrália e o Brasil estejam em hemisférios opostos e tenham geografias bastante diferentes, seus climas mostram algumas semelhanças notáveis, especialmente nas regiões tropicais e semiáridas, que incluem altas temperaturas, estações chuvosas definidas e uma diversidade climática significativa dentro de cada país;
- Surfe: a Austrália é famosa por suas praias espetaculares e é um destino de surfe de renome mundial. Locais como a Gold Coast, Byron Bay e Margaret River atraem surfistas de todo o mundo;
- Diversidade linguística e cultural: a Austrália é um país multicultural, com uma população diversificada composta por pessoas de origens étnicas e culturais variadas. Mais de 200 idiomas são falados em todo o país.
Saiba mais sobre as oportunidades de intercâmbio, aqui!
Sobre a Belta
Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 62 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.