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sexta-feira, novembro 22, 2024
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Conheça mais detalhes sobre o trabalho de Governança Hoteleira, função com alta demanda no setor turístico

Docente dos cursos de turismo e hospitalidade do Senac EAD explica o papel estratégico do profissional, na gestão eficiente dos serviços de hospedagem

Um dos segmentos mais importantes do turismo é a hotelaria, já que é responsável por hospedar, viajantes e turistas de diferentes regiões e países. Além das acomodações, fornece serviços de alimentação, bebidas, entre outros produtos. O levantamento da consultoria Mordor Intelligence apontou que o mercado nacional deve faturar US$ 9,4 bilhões até o final do ano.

Além disso, as projeções no período de 2024 a 2029 são animadoras, com um crescimento médio de 6,23% ao ano. Vale acrescentar que mais de 70% da ocupação das hospedagens brasileiras é constituída por viajantes de negócios.

Outra informação relevante foi divulgada pelo Ministério do Turismo: no primeiro quadrimestre de 2024, o Brasil registrou a chegada de 2,92 milhões de viajantes internacionais, superando o resultado de 2019 que foi de 2,8 milhões de pessoas.

A docente dos cursos de Hospitalidade e Turismo do Senac EAD, Juliana Parmiggiani, explica outros fatores que contribuíram para a retomada do turismo nacional. “Podemos destacar o gradual crescimento econômico do país, no período de pós-pandemia, o aumento das campanhas publicitárias de turismo e o aumento na realização de eventos corporativos nacionais e internacionais”.

Quais as funções do profissional de Governança Hoteleira?

O colaborador responsável pela governança hoteleira, em um estabelecimento de hospedagem, ocupa uma posição estratégica na gestão e operação das atividades. Cabe a esse profissional, supervisionar os serviços de limpeza e manutenção, garantindo que os quartos e as áreas comuns estejam sempre limpas e organizadas.

Juliana explica que a governança hoteleira é parte essencial da gestão de um hotel, pois impacta diretamente na experiência positiva ou negativa do hóspede. “É um cargo que exige muita responsabilidade, pois inclui outras atividades, entre elas: gestão do estoque e suprimentos da empresa, treinamento da equipe, monitoramento do cumprimento das normas e regulamentos, além de cuidar das finanças”, esclarece a professora do Senac EAD.

Outra função relevante que fica a cargo do responsável pela governança hoteleira é a implementação de programas de fiscalização contínua, de modo a garantir a conformidade dos padrões de higiene e qualidade dos serviços. Vale acrescentar que algumas áreas necessitam de cuidado redobrado, como por exemplo: quartos, áreas comuns, cozinhas e banheiros.

Além disso, os programas de fiscalização devem incluir inspeções no local de armazenamento de alimentos, de modo a evitar contaminação ou deterioração. Do mesmo modo, a higienização do enxoval, composto por lençóis, toalhas e roupas de cama têm um padrão de higienização particular e usam produtos e técnicas apropriadas.

“Esses programas de fiscalização contínua são essenciais para garantir que os estabelecimentos de hospedagem e alimentação estejam em conformidade com as regulamentações e padrões de qualidade, proporcionando um ambiente seguro, limpo e confortável para hóspedes e colaboradores” , observa a especialista.

Crédito da imagem: Freepik

Oportunidade de trabalho no setor de turismo

O Senac EAD lançou o curso livre de Governança Hoteleira: Planejamento e Operação, voltado aos trabalhadores do setor que desejam aperfeiçoar os conhecimentos, ou pessoas com objetivo de iniciar a carreira na área de hotelaria. Juliana esclarece que entre os conhecimentos disponibilizados, o aluno aprenderá noções de segurança no trabalho.

“O indivíduo que deseja atuar na governança de um hotel ou pousada precisa conhecer: normas, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ergonomia, riscos físicos e químicos, para atender um possível acidente e ainda, treinar os demais funcionários do local”, pontua a educadora.

É importante destacar que uma gestão eficiente no serviço de governança implica na adoção de um cronograma padronizado, de modo a atender todas as necessidades da empresa. Com esse entendimento, a docente do Senac EAD destacou a rotina de atividades padrão desse profissional, confira:

– Planejamento de atividades;

– Organização dos setores (cozinha, administração, lavanderia, entre outros)

– Gestão financeira;

– Controle de estoque;

– Supervisão da equipe;

– Controle de qualidade dos serviços prestados.

Uma recomendação importante para o profissional evitar sobrecarga de tarefas é adotar estratégias como: delegação de tarefas, treinamentos frequentes entre as equipes, estabelecer as prioridades dos serviços e utilizar tecnologias como softwares de automação que agilizam o controle de check in e check out, por exemplo.

“Pode parecer básico, mas é importante ressaltar que quartos limpos, bem-organizados e abastecidos com as amenidades necessárias, contribuem para o conforto e a satisfação dos hóspedes durante sua estadia. E isso, influencia diretamente na avaliação que terão sobre o estabelecimento, bem como na probabilidade de voltarem em outra ocasião ou recomendarem para outras pessoas”, argumenta.

Mudanças nos protocolos de higienização

A primeira implantação de protocolos de higienização aconteceu na época do surto da gripe H1N1. Da mesma forma, muitos procedimentos aprimorados de higienização pós-pandemia permaneceram, de modo a garantirem a segurança dos hóspedes.

Juliana destaca que a continuidade das medidas adotadas é essencial para saúde dos clientes e funcionários. “Os protocolos de higienização são fundamentais na proteção contra doenças infecciosas, além de melhorarem a qualidade de vida de todos os conviventes. São ações com baixo custo, capazes de oferecer um ambiente mais saudável, seguro e confortável para todos”.

Esses cuidados também ficam sob responsabilidade do profissional da governança hoteleira, por isso, é fundamental envolver os colaboradores e conscientizá-los. “O trabalho em equipe é importante nos serviços de hotelaria, já que promovem eficiência no gerenciamento de recursos e tempo. Portanto, o profissional que investir no bom relacionamento dos funcionários terá uma rotina de trabalho mais equilibrada e produtiva”, finaliza.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

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