Confira cinco dicas essenciais do personal traveler e especialista em milhas Paulo Monteiro, para evitar o transtorno de “perder seu dinheiro”
Os golpes com objetivo de roubar milhas aéreas e dados pessoais são muito comuns e atingem centenas de pessoas diariamente. Criminosos costumam fisgar suas vítimas por meio de mensagens via SMS ou e-mail, geralmente por meio de pushing. Neles, links ou arquivos anexos são infectados e, ao clicar em links ou tentar baixar estes anexos, é instalado um programa espião no computador ou telefone celular, que coleta e vaza informações pessoais.
Também há os links que levam a falsos sites, que imitam fielmente programas de milhas e de fidelidade. Recentemente um ministro brasileiro perdeu mais de 500 mil milhas que acumulou em uma companhia aérea e percebeu somente quando precisou usá-las. Os pontos foram retirados em duas ocasiões, em janeiro de 2024. Ele prestou queixa às autoridades e o caso é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal.
“É muito importante, tome cuidado. Milha é igual a dinheiro”, alerta o especialista em milhas Paulo Monteiro, proprietário da agência de viagens Paulo Monteiro Personal Traveler. Por isso, o profissional tem cinco dicas essenciais, que vão ajudar a evitar que as pessoas caiam nos conhecidos golpes de milhas, bem como manter a segurança dos pontos.
1 – Coloque uma senha difícil no seu programa de fidelidade: misture letras, números e caracteres especiais de uma forma fácil de lembrar, mas que não seja simples para qualquer pessoa decifrar.
2 – Não utilize seus pontos e milhas em computadores públicos, que muita gente acessa. Eles podem conter vírus e, ao fazer o login e colocar a senha, poderá roubar os dados e entrar na conta.
3 – Nunca clique em links, seja de SMS ou de e-mails informando que seus pontos estão expirando. Normalmente, é uma quantidade elevada de pontos, justamente para brilhar aos olhos da vítima e levar ao clique. Ao clicar no link, os criminosos conseguem ter acesso e roubar seus dados. A melhor forma de saber se tem pontos expirando ou não é entrar no site da companhia aérea ou do programa de fidelidade e conferir você mesmo o extrato.
4 – Use aplicativos que monitoram seus pontos, como o famoso AwardWallet, no qual você recebe notificações de todas as movimentações que acontecem na conta: pontos que entram e saem ou que estão perto de vencer, por exemplo. Você consegue ter controle e sabe caso acessem sua conta. Se não quiser investir nesse tipo de aplicativo – ele oferece apenas seis meses de gratuidade –, crie uma planilha e verifique com frequências o saldo de milhas. Assim, poderá saber se houve algum valor retirado de maneira indevida.
5 – Caso perceba que teve a conta invadida e milhas roubadas, informe imediatamente à companhia aérea. A empresa vai bloquear sua conta, confirmar toda a documentação e permitir a troca da senha. Se o voo não tiver acontecido ainda, a companhia terá como estornar os pontos. Caso o voo tenha sido realizado ou as milhas tenham sido usadas para debitar de vouchers de outras empresas, como Ifood, por exemplo, será mais complicado estornar. Mas, nada que uma boa reclamação não resolva, para que tenha suas milhas de volta.
Sobre Paulo Monteiro
Paulo Monteiro é personal traveler, especialista em milhas e um apaixonado por viagens. Movido pela visão de proporcionar experiências excepcionais a cada viajante, desde 2019 o profissional comanda a Paulo Monteiro Personal Traveler, sua agência de viagens personalizadas. Nos últimos cinco anos, conquistou a satisfação de mais de 7 mil clientes e seu nome é amplamente reconhecido como uma referência no mercado das viagens e das milhas, representando confiabilidade, credibilidade e excelência. @paulopersonaltraveler
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