Mendoza, Córdoba, Rosário e Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai) foram as cidades escolhidas como palcos do Road Show Gol te Leva ao Brasil, em parceria com a agência de eventos B2Live (Grupo BBG). Operadores e agentes de viagens sul-americanos participam de capacitações sobre destinos brasileiros em maior evidência, entre eles, a Bahia, representada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O evento começou, na segunda-feira (13), para 10 dias de ações itinerantes, visando alcançar 800 profissionais nas seis cidades.
“Esta é a terceira vez, neste ano, que a Bahia participa de roadshows na América do Sul, em uma demonstração do esforço para atrair mais turistas estrangeiros. É um forte mercado emissor para o nosso estado, com tendência de crescimento, em função deste trabalho de capacitação”, disse o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
A primeira etapa do roadshow aconteceu no Hotel Park Hyatt, em Mendoza, com a participação de 150 agentes e operadores argentinos. Eles foram atualizados sobre como a Bahia se preparou para receber o turista internacional, nos últimos anos, aumentando os investimentos em qualificação dos serviços, infraestrutura e promoção das experiências oferecidas pelo estado, em mais de 50 segmentos turísticos.
“É muito importante esse evento, que reúne os principais players do mercado, com a participação da Bahia, destino escolhido pelos argentinos para viagens em família, de lua de mel e corporativas. Tenho experiência em levar muitos turistas daqui para o litoral baiano e pretendo ampliar os negócios”, relatou a representante da operadora Infinitas Travel, Romina Navarro.
“Começamos por Mendoza, porque a resposta deste mercado sempre foi rápida, para a venda de destinos brasileiros na Argentina. A Bahia, como sempre, marcando presença e trazendo o que tem de melhor, um exemplo de como crescer no turismo internacional”, declarou o presidente do Grupo BBG, Vitor Bauab. A segunda etapa do evento foi no Palacio Alsina, em Córdoba, para cerca de 200 profissionais do setor.
Promoção na Alemanha – Nesta semana, a Setur-BA ainda participa da Imex Frankfurt, na Alemanha, a principal feira de turismo de negócios e eventos da Europa. No estande do Brasil, são divulgados os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia e é feita a prospecção de congressos e fóruns internacionais para o estado, com ênfase na sustentabilidade.
“O Governo da Bahia tem atuado fortemente no turismo de negócios, um segmento importante, principalmente, para enfrentar a baixa temporada. Segundo dados da Abih, em abril deste ano, Salvador registrou média de ocupação hoteleira de 54%, chegando a 60% no trecho Barra-Ondina, um crescimento de 11%, comparando com o mesmo mês de 2023. O resultado está associado ao trabalho do Estado na captação de eventos nacionais e internacionais, ampliação da malha aérea e promoção do destino, em parceria com o trade turístico”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.