Balanço aponta ainda queda de 73,3% no prejuízo líquido, take rate de 9,5%, 16,3% de aumento na receita líquida, 20,6% de redução em despesas e R$7,3 milhões de lucro líquido caixa, positivo em três trimestres consecutivos
Santo André, 9 de maio de 2024 – A CVC Corp comemora os resultados do balanço do último trimestre de 2024 (1T24), com destaque para o crescimento de alguns indicadores importantes para o crescimento sustentável da companhia, especialmente em ações concretas que estão refletidas no aumento da receita líquida, do EBITDA, take rate e forte redução do prejuízo líquido da companhia.
O EBITDA Ajustado do 1T24 atingiu R$ 86,2 milhões, com margem de 27,2%, um aumento de R$ 58,9 milhões ou 216,1% quando comparado ao 1T23, reflexo do expressivo aumento no take rate, que fechou em 9,5%, +28% em relação ao 1T23, e da redução de 20,6% nas despesas gerais e administrativas.
Como resultado da busca pela melhoria da rentabilidade e gestão de caixa, o balanço também registrou R$440,2 milhões de caixa final, e lucro líquido caixa positivo pelo terceiro trimestre consecutivo, atingindo R$7,3 milhões. A receita líquida é outro indicador positivo, com crescimento de 7,4% (Brasil e Argentina) e de 16,3% somente no Brasil (B2B e B2C), saindo de R$295,5 milhões no 1T23 para R$317,4 milhões no 1T24.
“Esses resultados comprovam que estamos no caminho certo da estratégia da companhia, ou seja, manter a trajetória de recuperação de rentabilidade sobre as vendas sem perda de competitividade. O B2C representou 43,5% das vendas do 1T24 contra 33,7% do 1T23, sendo o segmento com maior take rate da companhia, reflexo principalmente do nosso plano de expansão de lojas por todo o Brasil e, claro, da gestão dos produtos exclusivos, precificação correta e melhores condições/negociações com nossos parceiros estratégicos”, reforça Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.
No 1T24 foram abertas 36 novas lojas CVC, totalizando no trimestre 1.084 lojas em todo o Brasil, sendo 13 em capitais e 23 em cidades do interior, em linha com o plano de interiorização de lojas pelos municípios brasileiros, assim como novos formatos de lojas: em março, a CVC inaugurou a primeira loja modular, modelo inédito no mercado de Turismo e com montagem em menos de 24 horas. A companhia registrou ainda um aumento significativo na participação da venda de produtos exclusivos, que alcançou 15,1% das vendas, quase 5 p.p. de crescimento se comparado ao 1T23, com a melhora no take rate desses produtos exclusivos de 7 p.p.
O crescimento foi impulsionado principalmente pela ampliação da oferta de voos exclusivos no produto aéreo, resultados de negociações estratégicas e fortalecimento de parcerias com hotéis e receptivos, foco na competitividade em relação aos produtos disponíveis no mercado, direcionamento inteligente dos produtos exclusivos dentro do motor de venda das lojas e do site CVC.
Convenção de Vendas e Perse
A CVC Corp destaca ainda no 1T24 a maior Convenção de Vendas da CVC Viagens, realizada em Gramado (RS), entre 29 de fevereiro e 5 de março, com mais de 1.800 participantes, entre franqueados, master franqueados, gerentes de lojas, executivos da empresa e parceiros. No total, foram mais de 85 patrocinadores, mais de 20 horas de conteúdo, entre plenária e salas de capacitação, além de 328 assinaturas de intenção de abertura de lojas pelos próprios franqueados da base de franquias presentes no evento.
Destaca-se ainda, como grande vitória do Turismo e da CVC Corp, o retorno das agências e operadoras de viagens ao Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). O texto do Projeto de Lei já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e aguarda sanção presidencial. A medida é essencial para a plena retomada do setor.
Confira os principais highlights do balanço 1T24:
- R$ 86,2 milhões no EBTIDA Ajustado, +R$ 58,9 milhões X 1T23;
- 27,2% na margem EBITDA Ajustado, +17,9p. X 1T23;
- +16,3% na Receita Líquida – Brasil X 1T23;
- +2,1 p.p. (+28%) no take rate, para 9,5% X 1T23;
- 36 lojas abertas no 1T24, em linha com o plano de expansão da CVC Viagens;
- -20,6% nas despesas gerais e administrativas X 1T23;
- R$ 7,3 milhões no Lucro Líquido Caixa, positivo pelo 3° trimestre consecutivo;
- R$ 440,2 milhões – Caixa Final no 1T24.
Sobre a CVC Corp
A CVC Corp é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, com marcas que atuam no Brasil e Argentina, nos segmentos de férias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior).
No Brasil, atua com as marcas CVC (líder em viagens de férias e lazer); Experimento Intercâmbio Cultural (cursos no exterior e intercâmbio cultural); RexturAdvance (no segmento B2B, via agentes independentes); Trend (viagens corporativas e de lazer via agências independentes); e Visual (ecoturismo, resorts e hospedagens de charme e requinte).
Já na Argentina, atua com o Grupo Bibam (marca de luxo Biblos e a online Avantrip); Ola (dedicada ao canal agências independentes) e Almundo (plataforma digital e lojas).
Por meio de suas marcas, a CVC Corp oferece gama diversificada de produtos e serviços de viagens, para diferentes perfis de público, que combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro-viagem e outros serviços complementares de viagem a preços acessíveis, com condições de pagamento flexíveis e completa assistência ao viajante.