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domingo, novembro 24, 2024
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RIOgaleão conta com nova operação da Atlas Air

Cargueiro que transporta até 100 toneladas fará rota Miami (EUA), Rio de Janeiro, Santiago (Chile), Miami

O RIOgaleão recebeu nesta quinta-feira, 02/05, o voo inaugural da Atlas Air, companhia aérea especializada em cargas especiais de grandes dimensões. Pela primeira vez, a empresa está iniciando no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro uma rota fixa de frequência semanal que parte de Miami (EUA) com destino Rio de Janeiro (BR), e em seguida vai para Santiago (CL) retornando finalmente a Miami (MIA/GIG/SCL/MIA). A Atlas é uma das maiores empresas de operação cargueira do mundo e possui a maior frota de aviões da família Boeing, o jumbo 747, que tem capacidade de transportar até 100 toneladas por viagem.

Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring.

De acordo com Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, a presença da cargueira traz mais competição para o mercado local. “Cerca de 26% das cargas EUA – RIO estão vindo via Europa por falta de capacidade e por conta dos valores de fretes mais altos. A entrada da empresa no mercado fluminense deve estimular a competição entre as aéreas, beneficiando a economia do estado como um todo”, afirma.

O crescimento do segmento de óleo e gás e aeroespacial é um dos motivos para a rota vir para o Rio de Janeiro. “A operação regular da Atlas Air é fundamental para sustentar o crescimento dessas indústrias no Rio, além de também atender outros mercados como o farmacêutico, automotivo, químicos e de equipamentos médicos”, complementa Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.

Atualmente, o RIOgaleão conta com duas rotas regulares de cargueiros. A Latam, que opera entre Rio e Miami, tem frequência de duas vezes por semana. Já a Cargolux, que opera entre Rio e Luxemburgo, opera uma vez por semana. Para a atração da companhia, a concessionária que administra o aeroporto contou ainda com o apoio institucional da FIRJAN, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico da cidade do Rio de Janeiro e da GE Aerospace, que conta com uma operação de manutenção de turbinas no Galeão e no interior do Estado.

“Nós estamos fazendo todos os esforços para ajudar a recuperar o Galeão, já com bons resultados, visto o aumento expressivo de quase 90% no número e passageiros no primeiro trimestre deste ano em relação a 2023. Agora, a chegada do cargueiro da Atlas Air possibilita que tenhamos também opções de transporte de carga mais competitivas, fundamental para as empresas instaladas aqui. É uma recuperação mais sistêmica e sustentada do aeroporto e de nossa economia”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.

Jumbo 747 beneficia a logística do e-commerce internacional

Bico da aeronave Jumbo 747 da Atlas Air em cerimonia de batismo no RIOgaleão

O modelo Jumbo 747 da Boeing é projetado para levar cargas de grandes dimensões. A aeronave tem abertura pelo bico, o que permite a entrada de equipamentos maiores. A rota e o tipo de aeronave também incrementam o e-commerce internacional. O setor vem enfrentando mudanças desde a alteração da lei da Remessa Conforme e grandes operadores internacionais têm demostrado interesse em operar na logística de distribuição no Brasil.

Ecossistema do Hub de Manutenção de Aeronaves

A chegada da Atlas Air no RIOgaleão vem ao encontro do crescimento do hub de manutenção de aeronaves no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A operação da GE Aerospace, em Petrópolis, está crescendo e investiu R$ 500 milhões na ampliação de suas oficinas de reparos de motores na Região Serrana, o que está gerando mais demanda por transporte de peças de avião. O hangar de manutenção da United Airlines, inaugurado no ano passado, também segue em expansão e vem demandando importações e exportações de peças aeronáuticas de grandes dimensões.

Entretanto, além do ecossistema industrial necessário para sustentar este tipo de rota, o RIOgaleão possui infraestrutura instalada para a operação de aviões com essa capacidade de carga. São nove posições simultâneas para cargueiros no Terminal de Cargas, que contou com R$ 70 milhões de investimentos desde o início da concessão e a obtenção de certificados CEIV Pharma da IATA, Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal do Brasil, Boas Práticas de Armazenagem da Anvisa, além de certificação ISO 9001. O aeroporto conta, ainda, com duas pistas para pousos e decolagens (cada uma com duas cabeceiras), sendo uma delas a maior pista comercial do país, com quatro quilômetros de extensão.

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