12ª edição da premiação reflete o compromisso com a sustentabilidade do setor e das tendências globais dos viajantes
Serão reconhecidas até 10 iniciativas que atendam aos requisitos estabelecidos
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) abre inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil. Com o objetivo de incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, o prêmio tem como foco o tripé social, ambiental e econômico, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Prêmio chega à sua 12º edição acumulando mais de 100 iniciativas premiadas e quase mil inscritas, provenientes de todas as regiões do Brasil, e segue buscando cases que valorizem as experiências dos turistas e a gestão dos negócios com foco na sustentabilidade. Em 2024, serão reconhecidas até 10 iniciativas que atendam aos requisitos estabelecidos, além da possibilidade de Menção Honrosa e Destaque.
Primando por um processo seletivo objetivo e simplificado, o prêmio terá três fases, incluindo um pitch na fase final para que as iniciativas possam se apresentar diretamente aos jurados.
Com inscrições abertas até 24 de junho no site da BRAZTOA, podem participar Parceiros de Negócios: como Agências de Viagens, Meios de Hospedagem, Meios de Transporte, Locadoras de Veículos, ou outros negócios relacionados ao turismo, com fins comerciais; ou Parceiros Institucionais, como Fundações, Associações e Organizações da Sociedade Civil, bem como as Instituições Governamentais. Ambas as categorias são abertas a todo setor de turismo, além, é claro, de contar com uma categoria exclusiva para as Operadoras associadas à BRAZTOA.
“À medida que nos preparamos para a próxima edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, renovamos nosso compromisso inabalável com um turismo responsável e sustentável, e em reconhecer e celebrar as iniciativas que refletem e promovem a sustentabilidade. Não é apenas uma competição, mas sim um mecanismo para destacar e inspirar as boas práticas do turismo brasileiro”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA. Uma jornada que se torna vital em um mundo onde os viajantes estão cada vez mais conscientes e preocupados com os impactos de suas experiências, desejando se conectar com marcas que façam a diferença e que tenham propósito, além de ansiar por viagens responsáveis, autênticas e que agreguem valor ao mundo”, completou Marina.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade segue contando com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como principal autoridade ambiental global, responsável por determinar a agenda internacional no tema, promover práticas ambientais, à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável no mundo. “O turismo tem um papel crucial a desempenhar no combate à poluição e na conservação dos biomas, justamente por ter na natureza um dos seus maiores atrativos. O Prêmio Braztoa vem para inspirar, guiar e ajudar o setor de turismo a repensar hábitos e adotar práticas mais sustentáveis – particularmente nosso uso de produtos plásticos de uso único -, medidas que devem envolver o apoio de todos os interessados: governos, formuladores de políticas, toda a cadeia do turismo e cidadãos”, ressalta o gerente de Políticas Climáticas do PNUMA, Vitor Pinheiro.
Categorias
Serão duas categorias (gestão/governança e experiência/produto), além de destaques e possíveis menções honrosas.
1 – Gestão/Governança – com ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico.
2 – Experiência/Produto – com ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade.
Em ambas as categorias, podem se inscrever operadoras associadas à Braztoa, Parceiros de Negócios (empresas vinculadas ao setor de turismo) ou Parceiros Institucionais (fundações, associações, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que atuem no setor turístico) – aberto para associados ou não associados à Braztoa.
Destaque – Espaço para projetos inovadores, com menos de 2 anos de atividades; iniciativas da Comunicação (jornal, matérias, artigos, etc.); e/ou trabalhos e pesquisas acadêmicas, todos indicados pelo corpo de jurados, que tenham grande potencial na construção de um turismo mais sustentável, a partir da validação dos jurados.
Processo de seleção
O processo de seleção foi amplamente avaliado pelos jurados e equipe técnica engajada no Prêmio. O resultado foi a manutenção de um percurso simplificado, subdividido em fases, de modo que os interessados apenas precisarão investir mais tempo na candidatura, à medida que for selecionado para as fases posteriores, com mais chances de vencer.
Por exemplo, não haverá envio de documentos na primeira fase, momento que demandará no, máximo, 60 minutos para preenchimento do formulário inicial de inscrição, com questões abertas e fechadas.
Critérios de avaliação
As iniciativas inscritas serão avaliadas com base nos critérios: abrangência, replicabilidade, relevância, inovação, coerência, extensão do impacto e contribuição com a mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas.
Além disso, os participantes do Prêmio serão analisados, em todas as etapas do processo seletivo quanto ao seu alinhamento com os valores da Braztoa: ética e transparência; comprometimento e responsabilidade; colaboração e parceria; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência; e sustentabilidade sistêmica.
Perfil das iniciativas e elegibilidade
O Prêmio tem como foco central em iniciativas que representem as melhores práticas em sustentabilidade no setor de turismo. Dessa forma, os vencedores não são as empresas e organizações em sua totalidade, mas as ações sustentáveis que foram inscritas por elas.
Todas as inscrições passarão por um filtro de elegibilidade dentro do perfil buscado pelo Prêmio. Apenas serão aceitas iniciativas:
– com 2 anos ou mais de atividades;
– enquadradas formalmente nas categorias propostas nesta edição;
– que impactem no turismo nacional, mesmo por inscritos não registrados em território brasileiro;
– executadas diretamente pela empresa/organização realizadora da ação;
– apresentadas por meio do formulário de inscrição on-line.
As empresas e organizações participantes estarão sujeitas a vistorias técnicas e a solicitação de apresentação de informações complementares e comprobatórias.
Premiação
– Todos os finalistas são reconhecidos publicamente por meio das redes sociais da BRAZTOA e por publicações feitas pelos parceiros de mídia.
– Todos os finalistas poderão acompanhar presencialmente a Cerimônia de Premiação, para até 02 representantes por iniciativa.
– Os vencedores são reconhecidos publicamente na Cerimônia de Premiação, em local e data a serem anunciados posteriormente, com certificado de participação e troféu.
– A BRAZTOA promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2025, bem como em seus canais de comunicação e nos canais dos parceiros de mídia.
– Todos os vencedores receberão uma badge digital como “Iniciativa Vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024”, que poderá ser utilizada publicamente, desde que seguindo regras predefinidas que receberão ao fim do processo.
– Todos os vencedores, passam a integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade
As iniciativas que obtiverem “Menção Honrosa” e “Destaque” não terão direito a premiação, obtendo estas apenas a visibilidade e o reconhecimento dos jurados por sua importância para o setor turístico.
A data de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 está em fase de definição e será anunciada em breve. Clique aqui para saber mais e se inscrever. Em caso de dúvidas, basta escrever para: premiobraztoasustentabilidade@gmail.com
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – reúne e representa algumas das principais operadoras e marcas de turismo no setor de viagens de lazer no Brasil.
Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques.
Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.
Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.