O diretor-presidente da Trul Hotéis, operadora referência no segmento, listou as vantagens da modalidade, como aumento nas receitas e ocupação eficiente
O mercado de multipropriedade vem se expandindo cada vez mais no Brasil. De 2022 para 2023, o potencial do Valor Geral de Vendas (VGV) dessa modalidade cresceu 43%, alcançando um valor estimado de R$ 59 bilhões. O dado faz parte do estudo divulgado pela Caio Calfat Real Estate Consulting no ano passado.
A Trul Hotéis, operadora multimarcas brasileira lançada em 2016, é uma das empresas que expandiu sua atuação neste modelo, passando a realizar a gestão da conversão e desenvolvimento de novos empreendimentos em multipropriedade. Para o diretor-presidente da Trul Hotéis, Alejandro Moreno, a aposta por desenvolver projetos nesta modalidade consiste no entendimento de que a multipropriedade é um bom negócio tanto para os investidores quanto para os proprietários.
“A multipropriedade atende às demandas dos viajantes modernos, mas também se revela como uma oportunidade lucrativa e segura para os empreendedores, que encontram rentabilidade nesse nicho de mercado. Para os compradores, trata-se ainda de uma possibilidade de adquirir uma casa de férias de maneira inteligente, pagando apenas pelo período utilizado”, destaca Moreno, referência na hotelaria da América Latina, com mais de 30 anos de experiência no segmento. O executivo é um dos precursores e responsáveis pelo desenvolvimento desse modelo de negócio no Brasil quando atuou como diretor-geral da RCI e presidente da Wyndham na América Latina.
Para quem ainda está em dúvida se esse modelo funciona, Moreno elencou as principais vantagens da modalidade no Brasil para os investidores:
Desenvolvimento do destino turístico: essa modalidade promove o turismo de determinada região por meio da comercialização de frações da propriedade, possibilitando que os apartamentos sejam ocupados durante todo o ano e que os destinos sejam visitados inclusive em períodos de baixa temporada.
Ocupação eficiente: “no ramo turístico, a multipropriedade otimiza o espaço e permite que os imóveis possam ser utilizados em todos os períodos do ano, diminuindo a sazonalidade dos destinos”, explica Moreno. Para o empreendimento, isso é importante, pois diversifica a base de clientes e expande a visibilidade e o alcance dos destinos, além de aumentar as receitas.
Fidelização dos clientes: quando os clientes se tornam proprietários, é desenvolvido um senso de pertencimento em relação ao destino, o que significa que a propriedade é mais do que apenas uma hospedagem, mas também um vínculo afetivo. Para otimizar esse processo, cabe ao empreendimento criar experiências personalizadas aos clientes e possibilitar o acesso a serviços exclusivos. Os programas de recompensas e fidelidade também são ferramentas para reforçar a fidelidade do cliente ao proporcionar vantagens exclusivas.
Redução de custos operacionais: com a multipropriedade, os custos associados à manutenção, gestão e operação são distribuídos entre os diversos proprietários. Isso significa que cada fração de propriedade contribui proporcionalmente para os custos operacionais, aliviando o ônus financeiro sobre o empreendimento como um todo. Nesse caso, os investidores conseguem ter uma previsão de capital que possa ser usado para eventuais reformas e atualizações também.
Moreno também destaca que embora a multipropriedade seja um bom negócio, é fundamental que os investidores contem com a consultoria de especialistas, já que o processo para atuar na modalidade requer um planejamento cuidadoso, estrutura adequada e atualizações constantes para satisfazer os proprietários. Além disso, é necessário buscar empresas de referência na gestão de empreendimentos desse segmento. “Outra dica é implementar o projeto em fases. Isso é mais vantajoso no sentido de acompanhar os resultados das hospedagens”, complementa o executivo.
A Trul Hotéis realiza a assessoria e gestão de projetos, atuando tanto na conversão de multipropriedade quanto no desenvolvimento de novos projetos. “Acompanhamos todas as etapas do trabalho, utilizando ferramentas inovadoras e profissionais qualificados no mercado. Após a execução do projeto, atuamos com o atendimento especializado aos proprietários, sistema de reservas integrados ao SAC do clube e check-in express com área privativa”, finaliza o executivo.
Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Trul Hotéis no mercado de multipropriedade, acesse o site.
Sobre a Trul Hotéis
Criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira, a Trul chega ao mercado brasileiro com diferenciais, trazidos pelos anos de conhecimento nacional e internacional de seus fundadores nesse mercado. A empresa foca na necessidade e experiência do consumidor. Com DNA inovador, traz aos seus empreendimentos a maximização dos resultados por meio das melhores práticas em gestão e NPS acima da média de mercado. A Trul já conta com 15 hotéis sob sua administração, espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia. A rede está em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021.