O Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, visitou nesta sexta-feira (5) Centros de Controle Operacional (CCOs) das companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR): VOEPASS, GOL e LATAM, pela ordem das visitas. O encontro, em São Paulo, foi promovido por meio de uma iniciativa da ABEAR e demais associações do setor aéreo, durante a primeira reunião do Comitê Técnico para Qualidade do Transporte Aéreo, realizada no dia 29 de fevereiro, pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo do Comitê criado pela SENACON é o de debater e aprimorar a qualidade dos serviços da aviação comercial brasileira. Além da ABEAR, também integram esse grupo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e a Associação Latino-americana e do Caribe e Transporte Aéreo (ALTA). A agenda contou com a participação do gerente de Regulação das Relações de Consumo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Yuri César Cherman, do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vitor Hugo Amaral, da gerente de Projetos da SENACON, Fernanda Guedes, da gerente técnica de Fiscalização dos Serviços de Transporte Aéreo da ANAC, Erica Ramalho de Oliveira, do gerente de Relações Institucionais e Governamentais da ABEAR, Renato Rabelo, e do diretor Jurídico e Regulatório da ALTA, Paulo Costa.
SENACON
“Foi uma visita produtiva, em que conhecemos os Centros Operacionais das companhias aéreas. Tivemos a oportunidade de entender melhor o dia a dia das empresas e as situações complexas que afetam em certos momentos os voos no país. Isso ajuda a qualificar o nosso trabalho dentro da SENACON quando o tema em questão for a aviação comercial”, disse Damous.
ANAC
“Muito importante essa atividade de contato com as empresas, de trazer a ANAC, ALTA e a SENACON, para conhecer as restrições que têm impacto direto para os passageiros e as medidas que são adotadas pelas empresas diante desses problemas. Espero que o diálogo continue entre as entidades e, cada vez mais, a gente compreenda melhor as operações e tenha as melhores soluções para os passageiros”, afirmou Cherman, gerente de Regulação das Relações de Consumo da ANAC.
ABEAR
Rabelo, da ABEAR, destacou a importância de as autoridades conhecerem o cotidiano das empresas aéreas, que têm como foco primordial a segurança dos passageiros. “A visita da SENACON às empresas aéreas aproxima os órgãos de defesa do consumidor à complexidade de uma operação aérea e ajuda na compreensão de que segurança é o nosso princípio fundamental e inegociável. Muitas das decisões de voo, que num primeiro momento parecem afetar apenas o consumidor, são tomadas para manter a segurança de todos e não por um mero desejo operacional”, afirmou.
ALTA
“A visita da Senacon abre a possibilidade de o regulador entender algumas das dificuldades e que não há má vontade das empresas em entregar aquilo que o passageiro quer: seu voo no horário e que sejam cumpridas todas as etapas. Obviamente as empresas aéreas têm os mesmos objetivos dos reguladores, mas existem questões operacionais extremamente importantes, especialmente às ligadas à segurança operacional, que não podem deixar de ser avaliadas”, disse Costa, da ALTA.
Visitas
Na VOEPASS, o titular da Senacon e equipe foram recepcionados pelo diretor de aeroportos, André Lima, pelo gerente comercial, Douglas Camargo, pela gerente jurídica, Patricia Munhol e pelo supervisor e coordenador de voos, Antonio Akira Kondo. A gerente jurídica da GOL, Luana Antonioli Zucchini, e o gerente operacional do CCO da GOL, Filipe Spinelli, receberam as autoridades. Na LATAM, Samuel Di Pietro, coordenador do CCO, conduziu o encontro, junto com Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos, entre outros representantes da companhia.