23.1 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Agência fundada por brasileiro é referência em turismo para a Disney

Tio Orlando Viagens carrega no nome a paixão pela terra da magia

Todo mundo já ouviu aquela famosa frase sobre a importância de se trabalhar com o que ama. E quando a pessoa carrega no próprio nome esse amor, pode até parecer que ela já nasceu com um propósito definido. Orlando David Theodoro, ou simplesmente Tio Orlando, CEO da Tio Orlando Viagens, é hoje a maior referência para brasileiros quando falamos em turismo para a cidade norte-americana de Orlando, na Flórida, mais conhecida pelos tão sonhados parques do Walt Disney World.

Há quase 15 anos a Tio Orlando Viagens compartilha essa paixão com seus clientes, oferecendo consultoria e serviços completos, que vão desde passagens aéreas e hospedagem até o seguro viagem, passando pelo aluguel de veículos, ingressos para parques e para as mais diversas atividades, cruzeiros Disney, indicação dos melhores restaurantes e lojas e organização de grupos de viagem.

Como tudo começou

A paixão de Orlando pela terra da magia ganhou corpo em 2008, quando ele e sua esposa passaram a lua de mel na Disney World. O encantamento foi tanto que, já no ano seguinte, o casal resolveu voltar, dessa vez para passar o Natal e o Ano Novo junto com um casal de amigos. “Essa segunda viagem foi muito mágica. A primeira vez é maravilhosa, claro, mas ao mesmo tempo é muita informação, muita novidade. Dessa vez eu já tinha mais conhecimento, viajei fazendo meu próprio roteiro e valorizando ainda mais, afinal eu estava voltando para aquele lugar que é tão deslumbrante, tão especial”, destaca Orlando.

Ele lembra que, entre as duas viagens, leu o livro A Magia do Império Disney, da escritora Ginha Nader, uma grande referência do turismo brasileiro com quem Orlando depois teria a oportunidade de conviver e aprender muito. “O livro fez eu me encantar ainda mais pela Disney e almejar virar um expert no assunto. A Ginha era conhecida como Tia Ginha, e na época nós compramos a viagem com a Tia Augusta. E eu estava tão envolvido com tudo aquilo que meu amigo disse brincando que, da próxima vez que ele fosse pra Disney, iria com o Tio Orlando. Isso me marcou muito e nós chegamos até a fazer camisetas escrito Tio Orlando, então eu considero essa nossa primeira excursão como Tio Orlando Viagens”, conta.

Depois dessa viagem, Orlando passou a se dedicar ainda mais à Disney: abriu blogs, páginas e grupos em redes sociais, começou a frequentar encontros com outros disneymaníacos e passou a trabalhar com o nome Tio Orlando Personal Traveler. “Meu perfil de atendimento já nasceu focado em oferecer um serviço totalmente personalizado, com um relacionamento muito próximo ao cliente. Eu literalmente sentava junto com ele e nós tomávamos um café enquanto eu prestava uma consultoria completa, falava de todos os parques, fazia sugestões de roteiro, dava dicas, indicava e fazia reservas em restaurantes, prestava assessoria etc.”

Crescimento

O nome Tio Orlando pegou logo de cara, como era de se esperar, e o negócio foi crescendo rapidamente. Poucos anos depois, Orlando deixou seu trabalho anterior, onde lidava com gestão de pessoas e treinamentos, para investir todo seu tempo na Tio Orlando Viagens. Com isso, a empresa ganhou seu primeiro escritório próprio, localizado no bairro de Moema, em São Paulo, e o Tio Orlando passou a contar com seus primeiros colaboradores. “Éramos em quatro pessoas na época e, depois de nos estabelecermos no escritório, nós tivemos um crescimento muito grande. O negócio começou a crescer muito, nós ganhamos prêmios por três anos seguidos como a empresa que mais vendeu na categoria Diversos na plataforma de e-commerce da Nuvemshop e eu comecei a ser convidado pela própria Disney para participar de treinamentos”, comenta Orlando.

Em 2018 a Tio Orlando Viagens já tinha ganhado tanto corpo que o quadro de colaboradores saltou para um total de 19 pessoas e a empresa precisou mudar para um novo escritório, no mesmo prédio, porém muito maior, para comportar todo esse crescimento. “Nós crescemos muito também por meio dos nossos afiliados, que são parceiros comissionados que indicam a Tio Orlando Viagens. Nós temos um programa de afiliados muito grande ainda hoje, com muitas agências trabalhando conosco e estamos sempre buscando novos parceiros”, frisa.

Já em 2019 Orlando deu mais um grande passo e decidiu se mudar com a esposa e suas duas filhas para a cidade que eles tanto amam, com o objetivo de estar ainda mais perto dos parques e de tudo que envolve Orlando. Assim, o Tio Orlando passou a produzir conteúdos ainda mais valiosos e informativos, em especial para os seguidores das redes sociais da empresa, que podem conferir todas as experiências compartilhadas diretamente da terra da magia.

Nesse mesmo ano de 2019, a Tio Orlando Viagens organizou uma grande viagem em grupo que Orlando lembra com muito carinho. “Era um grupo bastante grande, de quase 50 pessoas, e nós levamos todos para assistir a um show do cantor pop Shawn Mendes. Eu me recordo perfeitamente do momento em que eu cliquei com o mouse para garantir a compra dos ingressos para o show de forma antecipada, um passo muito ousado da minha parte, e depois eu lembro de mim e da minha esposa no show, olhando para trás e vendo o rosto das pessoas, algumas ainda adolescentes, fãs do cantor, curtindo o show de maneira muito fervorosa, de uma forma muito bonita de ver. Isso me marcou muito, porque nós adoramos trabalhar com grupos e esse é um grande diferencial nosso, mas logo depois veio a pandemia da Covid-19 e vários planos de grupos precisaram ser postergados”.

A pandemia fez com que a Disney fechasse seus parques, prejudicando até mesmo as comemorações de 50 anos do Walt Disney World, em 2021. “Nesse período todo mundo precisou se reinventar, e para me manter próximo e poder interagir com o nosso público, eu comecei a fazer muitas lives, inclusive uma batizada de Live da Madrugada, que permanece até hoje”, ressalta Orlando. As lives podem ser encontradas no canal oficial da Tio Orlando Viagens, no link https://www.youtube.com/TioOrlando.

Depois disso, as lives, que podem ser acompanhadas também pelo Instagram https://www.instagram.com/tioorlandoviagens/, passaram a ser uma parte muito importante do dia a dia do Tio Orlando. “Uma live extremamente marcante pra mim foi no dia em que a Disney voltou a fazer seu show de fogos depois da reabertura dos parques. Eu transmiti ao vivo e foi um sucesso, as pessoas me agradeceram muito, elas chorando de um lado e eu chorando do outro. Foram muitas mensagens de agradecimento por eu ter feito aquela live tão especial pra todo fã da Disney”.

Orlando relata que, com o fim da pandemia, 2022 foi um ano de retomada e 2023 um ano de consolidação que merece muitas comemorações. “Quando as fronteiras se abriram eu fiquei extasiado, mas falei para mim mesmo que eu só acreditaria de verdade quando nós começássemos a trazer brasileiros pra Orlando de novo. E eu sinto que tudo aquilo que eu plantei durante a pandemia rendeu uma colheita maravilhosa. O ano de 2023 foi de diversos recordes para a Tio Orlando, seja em faturamento ou na quantidade de clientes atendidos e de famílias viajando, o que gera um sentimento de satisfação enorme na gente”.

Presente e futuro

Recentemente, a Tio Orlando Viagens realizou a compra da empresa WebTravel LLC, como parte de sua estratégia de investimentos em tecnologia. “Essa aquisição nos colocou numa posição muito interessante tecnologicamente e potencializou nossas ferramentas de venda online, permitindo a implantação, diretamente no nosso portal, de interfaces para que os clientes possam encontrar e alugar hotéis, casas e carros e comprar seguro viagem e chip de celular, por exemplo”, explica Orlando. “Essa veia tecnológica está sendo muito importante para alavancar ainda mais o nosso crescimento”.

Ainda dentro dos investimentos em tecnologia, o portal da Tio Orlando Viagens está passando por um processo de implantação para contar com uma interface para compra direta na Disney World e no Universal Studios, com disponibilidade imediata de ingressos e de hotéis, e com o sistema do time de basquete da NBA Orlando Magic, com quem a agência mantém uma parceria muito próxima. “Hoje, só duas empresas, uma dos Estados Unidos e uma da Europa, contam com essa conexão. A Tio Orlando vai ser a terceira empresa no mundo e a primeira da América Latina com essa interface direta com o Orlando Magic”, ressalta Orlando.

A proximidade da agência com o Orlando Magic faz com que o Tio Orlando seja capaz de proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes junto ao time de basquete da cidade, como ficar bem próximo aos jogadores durante o aquecimento pré-jogo, tirar uma foto na quadra depois da partida, tentar um arremesso na cesta do Kia Center, a casa do Orlando Magic, e também fazer um tour pelo local, entre muitas outras experiências exclusivas.

Tio Orlando ressalta que a agência está inclusive estendendo parcerias como a que mantém com o Orlando Magic. “Já temos contratos com times como o Miami Heat, também aqui da Flórida, e o Los Angeles Clippers, da Califórnia. Recentemente, levamos um grupo de 35 pessoas para assistir a um jogo em Los Angeles, do Clippers contra o Lakers, um grande clássico local, e tivemos a oportunidade até mesmo de ver de perto o aquecimento dos jogadores, uma experiência sem igual como a que proporcionamos em Orlando”.

“Somos muito ligados ao esporte: trabalhamos com jogos dos Solar Bears, que é o time de hockey de Orlando, dos Miami Dolphins, dos Jaguars, de Jacksonville, e também do time da cidade de Tampa, o Bay Buccaneers, os três da NFL, e temos muitos outros projetos ligados ao esporte. Estamos em contato com o time de futebol local, o Orlando City, por exemplo, e em breve teremos novidades sobre isso. Mas também estamos expandindo nosso atendimento para outros lugares dos Estados Unidos, como Califórnia, Las Vegas, Nova Iorque. Já temos um contrato com a Broadway, por exemplo, para disponibilizar venda de ingressos para musicais também diretamente pelo nosso site”, completa.

É importante destacar que o turismo nos Estados Unidos ainda não voltou aos mesmos patamares de antes da pandemia da Covid-19, então ainda existe muito espaço para crescimento, em especial com todas as novidades que devem vir por aí. “Neste ano teremos a Copa América de Futebol e, em 2026, a Copa do Mundo. A Universal Studios já está construindo seu quarto parque, chamado Epic Universe, que promete ser um grande sucesso. A Disney também está fazendo investimentos muito grandes nos seus parques, não só em Orlando como na Califórnia. Enfim, atrativos para alavancar ainda mais o turismo não faltam”.

 

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles