Tripulantes comerciais da LATAM Brasil passaram mensagem durante o ‘speech’ – fala realizada a bordo das aeronaves – em defesa da igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas.
São Paulo, 27 de março de 2024 – Uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a LATAM Brasil levou uma mensagem da pasta em alusão ao Dia Internacional das Mulheres a todas as pessoas que voaram pela companhia no período de 5 a 11 de março deste ano. Cerca de 1,5 milhão de passageiros (as) ouviram o speech durante os voos domésticos e internacionais com partida ou chegada no Brasil.
Os tripulantes comerciais da empresa repassaram a seguinte mensagem a bordo: “Neste mês, o Ministério das Mulheres promove a campanha pela igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade. A LATAM apoia esta iniciativa. Juntos, construiremos um país com igualdade. 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Acesse gov܂br/mulheres e saiba mais”.
Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a parceria é de suma importância, uma vez que leva aos mais diversos públicos e, de forma objetiva, o que se tem feito pelas mulheres no Brasil. “É um chamado para que as pessoas conheçam o que o nosso ministério tem feito pela igualdade de gênero e se junte a nós nessa luta. Durante o voo, o passageiro pode ter a curiosidade de entrar em nosso site e conhecer todos os nossos programas”, observa.
“A aviação é muito mais do que levar uma pessoa de um ponto A para o ponto B. Em um país com os desafios e o tamanho do Brasil, o nosso avião leva ajuda para quem mais precisa e é também um espaço potente para a comunicação. A LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo e temos orgulho de ser parte da solução para temas como a igualdade e a inclusão”, afirma Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil.
Campanha do Mês das Mulheres traz como slogan Um #BrasilPorElas é um Brasil com Igualdade
A campanha institucional em alusão ao 8 de março – Mês das Mulheres – do governo federal tem como mote a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens em diversos setores da sociedade. As peças digitais trazem os temas da igualdade salarial, da segurança para as mulheres e destacam programas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Casa da Mulher Brasileira e Ligue 180.
Trazer a perspectiva de gênero para os problemas sociais contribui para que as políticas públicas sejam elaboradas e entregues de modo que a desigualdade entre mulheres e homens no país seja corrigida.
A LATAM e as mulheres
A cada ano, a LATAM vem contratando mais mulheres no Brasil para os cargos de comandante e copiloto de suas aeronaves. É o que indica o levantamento da companhia aérea sobre seus processos seletivos de 2023. Apenas no último ano, a LATAM contratou 44% do total de mulheres nesses cargos em sua equipe. O número representa 12% do total de pilotos, somando ambos os sexos, contratados em 2023 pela empresa.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.