22.6 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

BH Airport celebra 40 anos de conexões estratégicas e impacto positivo na economia mineira

No dia 28 de março, o aeroporto completa quatro décadas de transformações, deixando um legado turístico, social e de crescimento econômico para Minas Gerais.

Quando integrantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram fazendas e plantações no Vetor Norte de Belo Horizonte, em uma missão secreta para encontrar a melhor área para a construção de um novo aeroporto, no final da década de 70, os mineiros ainda não sabiam, mas ali seria erguido um dos hubs de conexões mais importantes do Brasil: o BH Airport.

A área de 15 milhões de metros quadrados do município de Lagoa Santa escolhida por conta de sua boa topografia, por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras, seu fácil acesso a uma via expressa e por seu distanciamento seguro de zonas habitadas, receberia, anos mais tarde, a maior pista de pouso e decolagem construída até então no Brasil, além de um terminal moderno, por onde circulariam 90 mil passageiros no primeiro ano de operação.

Hoje, prestes a completar 40 anos, no próximo dia 28 de março, o BH Airport se consolida como referência nacional e internacional na qualidade de prestação de serviços aeroportuários, tendo recebido 10,5 milhões de passageiros e movimentado 28 mil toneladas de carga em 2023. Por meio de quase 70 destinos nacionais e internacionais, o BH Airport conecta Minas Gerais ao mundo e contribui para a conectividade e o crescimento econômico do Estado, empregando cerca de 6 mil pessoas.

“Celebrar os 40 anos do BH Airport é comemorar quatro décadas de incentivo ao desenvolvimento de Minas Gerais, por meio da indução do turismo e toda a sua cadeia e da atração de novas empresas interessadas na conectividade proporcionada pelo terminal. Nos últimos 10 anos, sob a concessão da BH Airport, também avançamos na prestação de serviços e hoje funcionamos como um grande centro comercial com um mix comercial de 130 lojas, além de serviços à população do entorno, como emissão de documentos, passaporte emergencial e Correios. Também somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido por seu compromisso com a satisfação do cliente pelo programa Airport Customer Experience Accreditation”, afirma Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport.

Sustentabilidade em pauta

Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Em 2023, o BH Airport se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation. Além disso, recebeu por três vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

“Estamos comprometidos com o legado positivo que queremos deixar não apenas para a comunidade local e para a economia mineira, mas também para o mundo. Nesse sentido desenvolvemos diversas ações de mitigação de impacto ambiental, como o projeto 400Hz + PCA, que que fornece energia elétrica certificada como de fonte renovável, durante os serviços de embarque e desembarque das aeronaves. Além disso, substituímos empilhadeiras movidos a GLP e diesel pelas elétricas. No total, a redução das emissões de carbono já acumula mais de 5 mil toneladas, o que representa 48% das emissões que o BH Airport registrava no ano base em 2017”, afirma Daniel Miranda.

O melhor aeroporto do Brasil

Todos esses avanços fizeram do BH Airport uma referência em atendimento e deu ao terminal o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos. A medição é realizada anualmente pela Anac, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

Além disso, o BH Airport alcançou a primeira posição no ranking dos melhores aeroportos no Brasil que atendem entre 5 e 10 milhões de passageiros. A classificação é da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2023, conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos. O aeroporto alcançou a nota 4,56, em uma escala de 1 a 5, considerando diversos aspectos, como atendimento, infraestrutura, limpeza, segurança e conveniência.

História: 4 décadas de transformação

Ao longo dos últimos 40 anos, o BH Airport viveu significativas transformações, evoluindo de um saguão inicialmente vazio e considerado apenas um “ponto turístico” pela população curiosa, para se tornar um dos aeroportos mais importantes do país, sendo o terceiro maior do Brasil em número de destinos. Nessa trajetória, se destaca a última década sob a concessão da BH Airport, quando o aeroporto ganhou uma infraestrutura mais moderna, bonita e funcional. Os investimentos na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão.

Conheça os principais marcos:

1ª década: 1984 – 1994

Período marcado pela escolha do local de instalação na região metropolitana de Belo Horizonte, área que mais tarde foi dividida em dois municípios, conferindo ao aeroporto a inusitada característica de estar localizado em duas cidades: 63% em Confins e 37% em Lagoa Santa.

A região foi escolhida por ter uma localização estratégica próxima a uma via expressa e por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras. Os anos 80 também foram o período de construção do terminal, que contou com 1700 operários.

2ª década: 1994 – 2004

O aeroporto passa a ser visto como um ponto turístico pela população, que frequentava o terraço panorâmico e passeava pelo terminal para experimentar equipamentos que eram novidade na época, como escadas rolantes e elevadores.

Foi nos anos 90, também, que o aeroporto começou a oferecer destinos internacionais, sendo a primeira rota recorrente oferecida pela companhia LAB: Belo Horizonte – Santa Cruz De La Sierra (Bolívia). Esse foi um período de crescimento econômico no Brasil, o que contribuiu para o aumento da demanda por viagens aéreas.

3ª década: 2004 – 2014

Período com marcos importantes, como a chegada do centro de manutenção da GOL com mais de 145 mil metros quadrados divididos em três hangares. Em 2005, o terminal passou a receber 120 voos diários, o que representava um aumento de 85%, em relação ao início da operação.

Nessa época também foi criada a Linha Verde, a via expressa que conecta o centro de BH ao aeroporto. Em 2012 a Infraero, que administrava 100% o aeroporto, iniciou a reforma no terminal 1 para atender a demanda da Copa do Mundo.

4ª década: 2014 – 2024

Em 2014 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou o contrato de concessão do aeroporto à concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, uma das principais empresas de concessão de infraestrutura na América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich. Hoje, a concessionária tem 51% de participação no aeroporto, sendo os outros 49% da Infraero.

Nesse período destaca-se a construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano, além da ampliação da pista de pousos e decolagens. Também houve a entrega da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1, que foi assumida pela nova administração, mediante o reembolso da Infraero. Essa infraestrutura elevou a qualidade do atendimento aos passageiros.

A última década também foi marcada pela pandemia da Covid-19, que afetou a indústria global da aviação, com reduções significativas nas operações e uma série de desafios financeiros para o setor aéreo. Desde 2022 o setor vive uma retomada gradual na movimentação de passageiros.

Superando os desafios, em 2023, o BH Airport aumentou em 30% o número de destinos, chegando a 66 no total. Considerando os voos internacionais, o crescimento foi de quatro vezes, passando de 2 para 8 destinos atendidos.

Outras curiosidades

Os primeiros voos do BH Airport foram cargueiros e a primeira aeronave a pousar no terminal foi um Boeing da Vasp, no dia 10 de novembro de 1982, antes mesmo da inauguração oficial;
Em março de 1983 o primeiro avião internacional pousou em Confins: um Boeing Varig, que vinha de Roma. Ele trazia 35 toneladas de equipamentos que seriam instalados no aeroporto;
Em 1984 iniciaram os primeiros voos regulares, ano que encerrou com o marco de 90 mil passageiros em 946 aviões que pousaram e 943 que decolaram;
As primeiras companhias aéreas a operarem no terminal foram: Vasp, Varig, Cruzeiro do Sul e Transbrasil;
Em janeiro de 1984 um voo chamou a atenção no BH Airport: ele trazia João da Mata Ataíde, vencedor da São Silvestre em 1983. Era a 4ª vez que um brasileiro vencia a corrida;
O primeiro voo internacional saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi em julho de 1984. Era um Boeing fretado da Vasp com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
Em 2023, o BH Airport foi reconhecido pela Anac como o aeroporto mais sustentável do Brasil e pela Airport Carbon Accreditation como o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil.
O BH Airport quadruplicou o número de voos internacionais, passando de 2 para 8 destinos atendidos em 2023.
Aeroporto em números

Capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;
26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
9 esteiras para devolução de bagagens;
17 canais de inspeção de passageiros;
27 elevadores e 14 escadas rolantes;
625 vagas de estacionamento;
44 posições para aeronaves;
40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
40 mil toneladas/ano de capacidade atual de carga;
Sobre o BH Airport

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles