No dia 28 de março, o aeroporto completa quatro décadas de transformações, deixando um legado turístico, social e de crescimento econômico para Minas Gerais.
Quando integrantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram fazendas e plantações no Vetor Norte de Belo Horizonte, em uma missão secreta para encontrar a melhor área para a construção de um novo aeroporto, no final da década de 70, os mineiros ainda não sabiam, mas ali seria erguido um dos hubs de conexões mais importantes do Brasil: o BH Airport.
A área de 15 milhões de metros quadrados do município de Lagoa Santa escolhida por conta de sua boa topografia, por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras, seu fácil acesso a uma via expressa e por seu distanciamento seguro de zonas habitadas, receberia, anos mais tarde, a maior pista de pouso e decolagem construída até então no Brasil, além de um terminal moderno, por onde circulariam 90 mil passageiros no primeiro ano de operação.
Hoje, prestes a completar 40 anos, no próximo dia 28 de março, o BH Airport se consolida como referência nacional e internacional na qualidade de prestação de serviços aeroportuários, tendo recebido 10,5 milhões de passageiros e movimentado 28 mil toneladas de carga em 2023. Por meio de quase 70 destinos nacionais e internacionais, o BH Airport conecta Minas Gerais ao mundo e contribui para a conectividade e o crescimento econômico do Estado, empregando cerca de 6 mil pessoas.
“Celebrar os 40 anos do BH Airport é comemorar quatro décadas de incentivo ao desenvolvimento de Minas Gerais, por meio da indução do turismo e toda a sua cadeia e da atração de novas empresas interessadas na conectividade proporcionada pelo terminal. Nos últimos 10 anos, sob a concessão da BH Airport, também avançamos na prestação de serviços e hoje funcionamos como um grande centro comercial com um mix comercial de 130 lojas, além de serviços à população do entorno, como emissão de documentos, passaporte emergencial e Correios. Também somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido por seu compromisso com a satisfação do cliente pelo programa Airport Customer Experience Accreditation”, afirma Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport.
Sustentabilidade em pauta
Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Em 2023, o BH Airport se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation. Além disso, recebeu por três vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).
“Estamos comprometidos com o legado positivo que queremos deixar não apenas para a comunidade local e para a economia mineira, mas também para o mundo. Nesse sentido desenvolvemos diversas ações de mitigação de impacto ambiental, como o projeto 400Hz + PCA, que que fornece energia elétrica certificada como de fonte renovável, durante os serviços de embarque e desembarque das aeronaves. Além disso, substituímos empilhadeiras movidos a GLP e diesel pelas elétricas. No total, a redução das emissões de carbono já acumula mais de 5 mil toneladas, o que representa 48% das emissões que o BH Airport registrava no ano base em 2017”, afirma Daniel Miranda.
O melhor aeroporto do Brasil
Todos esses avanços fizeram do BH Airport uma referência em atendimento e deu ao terminal o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos. A medição é realizada anualmente pela Anac, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.
Além disso, o BH Airport alcançou a primeira posição no ranking dos melhores aeroportos no Brasil que atendem entre 5 e 10 milhões de passageiros. A classificação é da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2023, conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos. O aeroporto alcançou a nota 4,56, em uma escala de 1 a 5, considerando diversos aspectos, como atendimento, infraestrutura, limpeza, segurança e conveniência.
História: 4 décadas de transformação
Ao longo dos últimos 40 anos, o BH Airport viveu significativas transformações, evoluindo de um saguão inicialmente vazio e considerado apenas um “ponto turístico” pela população curiosa, para se tornar um dos aeroportos mais importantes do país, sendo o terceiro maior do Brasil em número de destinos. Nessa trajetória, se destaca a última década sob a concessão da BH Airport, quando o aeroporto ganhou uma infraestrutura mais moderna, bonita e funcional. Os investimentos na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão.
Conheça os principais marcos:
1ª década: 1984 – 1994
Período marcado pela escolha do local de instalação na região metropolitana de Belo Horizonte, área que mais tarde foi dividida em dois municípios, conferindo ao aeroporto a inusitada característica de estar localizado em duas cidades: 63% em Confins e 37% em Lagoa Santa.
A região foi escolhida por ter uma localização estratégica próxima a uma via expressa e por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras. Os anos 80 também foram o período de construção do terminal, que contou com 1700 operários.
2ª década: 1994 – 2004
O aeroporto passa a ser visto como um ponto turístico pela população, que frequentava o terraço panorâmico e passeava pelo terminal para experimentar equipamentos que eram novidade na época, como escadas rolantes e elevadores.
Foi nos anos 90, também, que o aeroporto começou a oferecer destinos internacionais, sendo a primeira rota recorrente oferecida pela companhia LAB: Belo Horizonte – Santa Cruz De La Sierra (Bolívia). Esse foi um período de crescimento econômico no Brasil, o que contribuiu para o aumento da demanda por viagens aéreas.
3ª década: 2004 – 2014
Período com marcos importantes, como a chegada do centro de manutenção da GOL com mais de 145 mil metros quadrados divididos em três hangares. Em 2005, o terminal passou a receber 120 voos diários, o que representava um aumento de 85%, em relação ao início da operação.
Nessa época também foi criada a Linha Verde, a via expressa que conecta o centro de BH ao aeroporto. Em 2012 a Infraero, que administrava 100% o aeroporto, iniciou a reforma no terminal 1 para atender a demanda da Copa do Mundo.
4ª década: 2014 – 2024
Em 2014 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou o contrato de concessão do aeroporto à concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, uma das principais empresas de concessão de infraestrutura na América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich. Hoje, a concessionária tem 51% de participação no aeroporto, sendo os outros 49% da Infraero.
Nesse período destaca-se a construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano, além da ampliação da pista de pousos e decolagens. Também houve a entrega da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1, que foi assumida pela nova administração, mediante o reembolso da Infraero. Essa infraestrutura elevou a qualidade do atendimento aos passageiros.
A última década também foi marcada pela pandemia da Covid-19, que afetou a indústria global da aviação, com reduções significativas nas operações e uma série de desafios financeiros para o setor aéreo. Desde 2022 o setor vive uma retomada gradual na movimentação de passageiros.
Superando os desafios, em 2023, o BH Airport aumentou em 30% o número de destinos, chegando a 66 no total. Considerando os voos internacionais, o crescimento foi de quatro vezes, passando de 2 para 8 destinos atendidos.
Outras curiosidades
Os primeiros voos do BH Airport foram cargueiros e a primeira aeronave a pousar no terminal foi um Boeing da Vasp, no dia 10 de novembro de 1982, antes mesmo da inauguração oficial;
Em março de 1983 o primeiro avião internacional pousou em Confins: um Boeing Varig, que vinha de Roma. Ele trazia 35 toneladas de equipamentos que seriam instalados no aeroporto;
Em 1984 iniciaram os primeiros voos regulares, ano que encerrou com o marco de 90 mil passageiros em 946 aviões que pousaram e 943 que decolaram;
As primeiras companhias aéreas a operarem no terminal foram: Vasp, Varig, Cruzeiro do Sul e Transbrasil;
Em janeiro de 1984 um voo chamou a atenção no BH Airport: ele trazia João da Mata Ataíde, vencedor da São Silvestre em 1983. Era a 4ª vez que um brasileiro vencia a corrida;
O primeiro voo internacional saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi em julho de 1984. Era um Boeing fretado da Vasp com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
Em 2023, o BH Airport foi reconhecido pela Anac como o aeroporto mais sustentável do Brasil e pela Airport Carbon Accreditation como o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil.
O BH Airport quadruplicou o número de voos internacionais, passando de 2 para 8 destinos atendidos em 2023.
Aeroporto em números
Capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;
26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
9 esteiras para devolução de bagagens;
17 canais de inspeção de passageiros;
27 elevadores e 14 escadas rolantes;
625 vagas de estacionamento;
44 posições para aeronaves;
40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
40 mil toneladas/ano de capacidade atual de carga;
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.