22.3 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Dia Mundial da Água: BH Airport aumenta em 550% a captação e reaproveitamento de “água cinza”

Água proveniente de pias e chuveiros é coletada e tratada para reaproveitamento em sanitários, irrigação e climatização. Sistema também capta água da chuva.

Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Neste ano, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu o mote da campanha comemorativa como: “A Água nos Une, o Clima no Move”, reforçando que a busca por soluções para preservação desse importante recurso é responsabilidade de todos.

E essa é uma demanda urgente: de acordo com o estudo Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil, há uma tendência de redução na disponibilidade de água para quase todo o País, incluindo grandes centros urbanos e regiões importantes para produção agrícola, como a bacia do rio São Francisco.

Nesse sentido, o BH Airport dá sua contribuição, colocando em prática ações que contribuem para o uso sustentável da água. Um exemplo é o sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento, que fica no Terminal de Passageiros 1 e 2. Esse sistema capta a água de chuva nos telhados do aeroporto e a água cinza, que vem das pias e chuveiros do terminal. Todo volume captado é tratado e direcionado a pontos de reaproveitamento, como abastecimento de instalações sanitárias (vasos e mictórios); irrigação da área verde e sistema de climatização.

Em 2023, o sistema de coleta captou e reaproveitou 863 m³ de água de chuva, o que significa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Já em relação às águas cinzas, foram captados e reaproveitados 15.067 m³ em 2023, um salto significativo de 550% em relação ao ano de 2022.

O gerente de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, destaca que o uso sustentável da água é um compromisso do aeroporto, que está empenhado em aumentar a captação e reuso de águas pluviais e cinzas em 2024. “Hoje, o sistema de coleta do aeroporto contribui para a redução de cerca de 8% de todo o consumo de água potável do sítio aeroportuário e estamos trabalhando para que essa representatividade cresça, garantindo o uso cada vez mais racional desse inestimável recurso”, afirma.

Chaves lembra ainda que, nos últimos anos, o aeroporto vem se destacando no Brasil e no mundo em práticas ESG, tendo sido reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Além disso, o terminal foi reconhecido três vezes seguidas como um aeroporto verde pelo Green Airport, da ACI (Conselho Internacional de Aeroportos).

Sobre o BH Airport

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles