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sexta-feira, novembro 22, 2024
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Como o seguro viagem garante tranquilidade aos turistas?

Entenda as principais questões sobre seguro viagem para aproveitar o benefício, sem preocupação

Viajar é enriquecedor e, para muitos, é o momento mais aguardado do ano, mas requer planejamento, especialmente ao contratar um seguro viagem, geralmente uma etapa complexa no planejamento das férias. Para auxiliar quem está se preparando para viagens em outro país, Danilo Godoy, diretor de Vendas e Marketing da Universal Assistance, esclarece algumas das principais dúvidas sobre o benefício.

Afinal, quais são as coberturas que todo seguro viagem oferece obrigatoriamente?

“Hoje em dia, o seguro viagem oferece uma infinidade de coberturas e assistências, mas as que não podem faltar são: uma central de assistência capacitada para atender os clientes em português, coberturas para as despesas médicas, hospitalares e odontológicas, coberturas de bagagem e cancelamento de viagem”, ressalta Godoy.

Preciso pagar algo durante a viagem se contratei seguro viagem?

Uma das principais dúvidas dos viajantes é se precisarão pagar por algum serviço mesmo tendo o seguro, como o caso de serviços hospitalares e despesas médicas. Godoy esclarece que não é necessário um pagamento posterior à contratação do seguro viagem. O viajante segurado poderá acionar a central de assistência da Universal Assistance e esta realizará o atendimento necessário desde que coberto pela apólice, sem que o cliente tenha que se preocupar. “Foi inclusive percebendo essa preocupação comum, que nos mobilizamos para criar a campanha ‘Se tem Universal Assistance, te custa $ 0’, com o intuito de deixar bem claro para viajantes que eles não precisam se preocupar com nada enquanto aproveitam sua viagem, pois não desembolsam dinheiro com as assistências, uma vez que contrataram nosso seguro viagem para ter tranquilidade”, lembra o executivo.

O que devo fazer em caso de necessidade do seguro durante minha viagem?

Antes de mais nada, é necessário entrar em contato com nossa central de assistência. Ela vai te indicar os próximos passos, iniciar o atendimento via telemedicina ou indicar em qual hospital ir, por exemplo, como chegar e o que dizer quando chegar lá. Por isso é importante ter sempre em mãos o contato que estão dentro da apólice de seguro viagem. Hoje, algumas companhias, como a própria Universal Assistance, já oferecem assistência direta via aplicativo – se algo acontecer, basta acionar a seguradora pelo app. Essa é uma grande facilidade, tendo em vista a dificuldade de se usar e-mail ou telefone em outras países, no meio da viagem.

Há diferença entre o seguro oferecido pelo cartão de crédito e o seguro viagem da seguradora?

O seguro dos cartões de crédito geralmente opera com reembolso: se você precisar de atendimento médico no exterior, terá que pagar as despesas do próprio bolso e depois solicitar o reembolso à administradora do cartão. Um problema desse tipo de serviço, esclarece Godoy, é que você depende do próprio limite do cartão e, em países como Estados Unidos, serviços de saúde são extremamente caros. Por outro lado, a Universal Assistance tem uma rede conveniada de prestadores de serviços, de modo que se você precisar de assistência, basta acionar nossa central de assistência e ela indicará um prestador de serviços próximo, sem que seja necessário pagar antecipadamente.

Posso comprar o seguro já estando em viagem?

Sim, é possível. No entanto é necessário verificar as condições e restrições, pois algumas podem oferecer coberturas limitadas, com períodos de carência grandes demais ou taxas de contratação elevadas.

Quais são os países que exigem o seguro viagem como obrigatoriedade?
Os países do Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça), Chile, Equador, Venezuela, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Austrália exigem cobertura médica de turistas.

Termos comuns dos seguros-viagem que geram dúvidas

Apólice: documento que formaliza o contrato de seguro e descreve todas as informações relevantes sobre o benefício, como a cobertura, limites de indenização, prazos, contatos.

Sinistro: evento ou acontecimento que leva ao acionamento do seguro, como um acidente, doença ou extravio de bagagem.

Franquia: valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro, antes que a seguradora comece a arcar com as despesas.

Limite de cobertura: valor máximo que a seguradora vai pagar em caso de sinistro, conforme estabelecido na apólice.

Carência: período de tempo em que determinadas coberturas do seguro não estão disponíveis após a contratação, geralmente aplicado a tratamentos médicos não emergenciais.

Translado: é o transporte do segurado de um local para outro, geralmente para receber tratamento médico adequado. Pode incluir o transporte terrestre, aéreo ou marítimo, dependendo da gravidade da situação e da distância a ser percorrida.

Repatriação ou regresso sanitário: processo de retorno do segurado ao seu país de origem, dependendo da avaliação médica de médicos habilitados

Sobre a Universal Assistance

A Universal Assistance é líder em seguro viagem, oferecendo há 40 anos assistência e reembolso aos clientes. A empresa está presente em cerca de 180 países e possui mais de 10 milhões de viajantes assistidos pelo mundo todo. No Brasil, são mais de 3 mil agências e operadoras de turismo, espalhadas por 17 estados. As coberturas incluem assistência médica, assistência jurídica, assistência em caso de cancelamento, assistência odontológica, cobertura Covid-19, telemedicina, cobertura de bagagem em casos de perda/extravio ou atraso, app completo com dicas úteis para as viagens e acesso às salas VIP em caso de voo atrasado. A Universal Assistance é uma das empresas da Zurich Seguros, que está presente em 21 países. A seguradora foi reconhecida em 2023 como uma das líderes do segmento de seguro viagem no Brasil no prêmio Reclame Aqui, com reputação ótima e 100% das reclamações de usuários respondidas no site.

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