Além do CADASTUR, o Ministério disponibiliza cartilhas com orientações ao consumidor turista
Dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor. A data não serve apenas para as empresas bombardearem os clientes de promoções, mas também para conscientizar a população de seus direitos enquanto consumidores. Pensando nisso, o MTur vem trazer dicas para você não se dar mal na hora de comprar pacotes e serviços de viagem.
Primeiro de tudo, o consumidor consciente precisa saber que o Ministério do Turismo possui um cadastro para os prestadores de serviços, produtos e empresas do setor do turismo, o Cadastur. A iniciativa, além de dar visibilidade às empresas regularizadas, sendo uma importante fonte de consulta para o turista, também garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados. O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.
O Cadastur é obrigatório para guias de turismo, meio de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático. Com uma navegação bastante didática, o portal do Cadastur facilita a pesquisa do consumidor turista, que pode consultar o serviço a ser contratado por região, atividade ou até pelo nome do prestador ou empresa.
Ter o cadastro dá ao agente turístico a credibilidade que o consumidor precisa para se sentir seguro na hora de contratar produtos e serviços, por isso, a quantidade de produtos e serviços cadastrados junto ao ministério vem crescendo ao longo dos anos. De 2022 para 2023 o número de cadastrados cresceu 8,5% e em janeiro de 2024, o site do programa já registra mais de 159 mil cadastrados por todo o Brasil.
CARTILHAS DO CONSUMIDOR TURISTA – Outra ferramenta poderosa para o consumidor disponível no Portal do MTur é a coletânea de cartilhas chamadas “Consumidor Turista”. Separadas pelos temas: “Transporte Aéreo – Antes da viagem; Durante a viagem e Chegando ao destino -”, “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”, as publicações trazem informações valiosas sobre direitos e deveres de quem vai se aventurar no turismo nas belezas dos destinos brasileiros.
Lá estão respostas para as principais dúvidas dos turistas, juntamente com dicas, regras e até mesmo contatos importantes para serem lembrados em caso de alguma necessidade. Então, antes de comprar qualquer produto e serviço turístico, acesse as cartilhas, basta clicar AQUI.