Dirigentes do órgão expõem oportunidades de negócios no MIPIM, na França, um dos maiores eventos globais do setor imobiliário, e no SAHIC Latin America & The Caribbean, Fórum de Investimento em Hotéis e Turismo, no Peru
A atração de investimentos ao Brasil é o foco da participação de dirigentes do Ministério do Turismo no MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), um dos maiores eventos globais do setor imobiliário. Realizada de 12 a 15 de março em Cannes, na França, a feira representa uma grande oportunidade para o estabelecimento de parcerias estratégicas, reunindo autoridades, corretores de imóveis e consultores da área, entre outros.
A presença de representantes do MTur busca promover o Brasil não apenas como um importante destino turístico, mas, também, um mercado atrativo e seguro a investimentos no ramo. Com o objetivo de fortalecer laços comerciais entre empresários brasileiros e investidores internacionais, o órgão apresenta, ao longo do evento, projetos integrantes do seu Portal de Investimentos, plataforma online que aproxima empreendedores do poder público.
A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, que participa do MIPIM, ressalta a importância da feira para a exposição de oportunidades no Brasil e faz um relato do primeiro dia de atividades no evento, nesta terça-feira (12.03).
“O MTur participa há 10 anos do MIPIM. Como um grande evento de investimentos e de relevância mundial, é uma excelente oportunidade para apresentarmos nosso portfólio de projetos a possíveis investidores e, assim, desenvolvermos mais o turismo no país. Neste primeiro dia, tivemos contatos estratégicos, junto com o time do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), que representa parte importante do setor imobiliário, e participamos de um evento da Federação Internacional de Investimentos Imobiliários. Com a equipe do Financial Times, avançamos quanto a dados e informações de investimentos para o Brasil. Também participamos de uma cúpula de líderes políticos, onde trocamos conhecimento sobre o enfrentamento de gargalos e a busca de soluções com lideranças de outros países, abordando como tornar cidades e destinos lugares mais sustentáveis e inclusivos”, destaca Ana Carla.
A agenda de dirigentes do Ministério do Turismo no evento inclui ainda várias audiências junto a possíveis investidores, além da organização, na quinta-feira (14.03), de um almoço exclusivo de hospitalidade e turismo. A equipe do MTur no MIPIM é composta, também, pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Atração de Investimentos do órgão, Carlos Henrique Sobral, e a coordenadora-geral de Atração de Investimentos da Pasta, Cinthia Marques.
A feira em Cannes, que conta com a presença dos mais influentes players do setor imobiliário mundial, congrega delegações de mais de 90 países, proporcionando uma programação repleta de painéis, networking e do lançamento de projetos inovadores e tendências.
SAHIC – Atrair investimentos também constitui o objetivo da participação do Ministério do Turismo no SAHIC Latin América & The Caribbean, Fórum de Investimento em Hotéis e Turismo, realizado de 11 a 12 de março na cidade de Lima, no Peru, e que conta com a presença da diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo do MTur, Viviane de Faria.
No evento, um dos principais palcos de debates sobre o setor hoteleiro na região, o Brasil – patrocinador da atual edição e que busca receber o SAHIC em 2025 – apresenta oportunidades de negócios e procura firmar parcerias estratégicas.