Estimativa é do levantamento feito pelo Ministério do Turismo com as principais empresas administradoras dos serviços
Os viajantes já estão fazendo suas malas e se preparando para partir rumo à folia de carnaval nos diversos destinos brasileiros. Mais de 6,1 milhões de turistas devem viajar por todo o Brasil usando avião ou ônibus. Os dados são do levantamento feito pelo Ministério do Turismo com as principais empresas administradoras dos terminais aéreos nacionais e de transporte rodoviário do país.
Os números confirmam o potencial do Carnaval para incrementar a economia brasileira, como comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “O setor de turismo está com uma grande expectativa para as festas carnavalescas deste ano. Esses dados reforçam ainda mais as previsões de que teremos um saldo extremamente positivo no fluxo turístico, na circulação de renda, geração de empregos, e claro, na promoção da nossa brasilidade com essa festa tão tradicional da cultura brasileira”, destacou.
O setor aéreo será o responsável por embarcar cerca de 3.111 milhões de passageiros. A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), terá a maior movimentação. São previstos 924 mil viajantes em voos nacionais e internacionais entre os dias 08 e 15 de fevereiro de 2023.
O RIOgaleão também está preparado para receber os viajantes. Entre os dias 7 e 19 de fevereiro, são esperados mais de 510 mil passageiros, um aumento de 78% no volume de turistas em relação a 2023. No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a previsão é de 266,5 mil passageiros, com previsão de 1.882 pousos e decolagens.
O fluxo de passageiros nos 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos também deverá ser maior que o habitual devido a folia de Momo. A empresa estima que 300 mil pessoas, aproximadamente, circulem pelos terminais que administra durante estas datas. Um crescimento de 2% em comparação com o período carnavalesco de 2023, quando foram registrados 295 mil passageiros.
No Aeroporto de Brasília a expectativa é que o movimento aumente a partir de sexta-feira (09.02) e vá até o dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas. Durante este período, deverão passar por lá cerca de 200 mil passageiros. Os dias mais movimentados serão 09 de fevereiro, onde aproximadamente 41 mil pessoas passarão pelo terminal, e 14 de fevereiro, com movimentação prevista de cerca 38 mil pessoas.
RODOVIÁRIO – O setor rodoviário interestadual também terá uma grande movimentação. Estima-se que mais de 3 milhões de pessoas devam circular, por meio de ônibus, pelas estradas brasileiras, utilizando transporte interestadual durante um dos feriados mais festivo do país. Os números São da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) e superam em 45% o volume registrado no mesmo período de 2023.
Essa alta na busca pelo modal terrestre vai ao encontro à pesquisa do MTur “Tendências de Turismo”, que revelou que o uso de carro próprio e ônibus se tornou um meio para 74% dos brasileiros que farão viagens de lazer até março deste ano, incluindo o Carnaval. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.
VOOS EXTRAS – Para dar conta do movimento de turistas Brasil afora que planejam curtir a folia – ou apenas descansar – empresas aéreas ampliaram a oferta de voos extras no período, disponibilizando 1.104 operações espalhadas de norte a sul do país.
AGITANDO AS CIDADES – Levantamento do Ministério do Turismo divulgado nesta sexta-feira (09.02) indica que mais de 49 milhões de pessoas devem curtir a folia nos quatro cantos do Brasil. O número é 6,5% maior do que o registrado na última festividade do Momo. O dado reforça a crescente expectativa de crescimento do turismo doméstico e internacional em 2024.
O número de turistas estrangeiros visitando os destinos brasileiros também é alto nesse período. De acordo com a Embratur, a expectativa para o Carnaval 2024 é de que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas internacionais, que devem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do país durante as festividades, expectativa 6% acima do arrecadado em 2019, período pré-pandêmico.
ESTÍMULO AO TURISMO – Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.
Outra aposta do ministro Celso Sabino para estimular o turismo interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.