Conheça os destinos cenários das obras mais premiados nesta temporada, como a Chicago de The Bear e o Novo México de Oppenheimer.
A temporada de premiações chegou e trouxe luz às produções mais recentes do cinema e da TV, como Oppenheimer e O Urso. Além de serem os favoritos do público a da crítica, elas possuem algo em comum: todas foram gravadas em diferentes cidades dos Estados Unidos. Os viajantes que se inspiram em histórias e planejam as próximas férias para experienciar um destino como um personagem, também podem conhecer a cidade por meio de um importante aspecto cultural: drinks clássicos locais.
Uma das mais populares e premiada como a melhor série de comédia no Globo de Ouro e no Emmy, O Urso cativou a atenção do público com a história de um jovem chef que herda o restaurante do irmão e tenta transformá-lo em um grande negócio. A trama se passa em Chicago, conhecida como a cidade dos ventos, e é baseada em uma história real – o restaurante que inspirou o enredo está localizado em River North. Além das atrações mais clássicas de Chicago, como o Millenium Park e o Art Institute of Chicago, os fãs da série também podem incluir o Alice’s Lounge no roteiro, uma das locações da série e eleito como um dos melhores estabelecimentos da cidade pelo jornal Chicago Reader. Para uma experiência completa, os visitantes ainda podem pedir o drink clássico da cidade, Chicago Fizz.
Sucesso de bilheterias – e memes – em 2023, Oppenheimer tem diferentes cidades dos Estados Unidos como cenário. Los Alamos, no entanto, foi o principal local de filmagem para mostrar o desenvolvimento do Projeto Manhattan e as cenas de explosões teste foram feitas em Santa Fé, ambas no Novo México. É possível fazer um tour nas locações para ver de perto onde o filme foi rodado e conhecer os principais pontos de Santa Fé, como o centro histórico e o Museu Georgia O’Keeffe. A cidade oferece uma variedade de experiências culturais e visitantes não podem deixar de ir em um bar local para provar o Chimayó, drink clássico do Novo México.
Clássicos ou atuais, os Estados Unidos são cenário das histórias e personagens mais famosos da indústria cinematográfica e, muitas vezes, eles já vêm acompanhados por um drink clássico americano. Já viu uma série ou filme em que o personagem principal toma sempre o mesmo drink? Às vezes, a bebida é tão marcante em cena que se torna sinônimo da cidade em que a história se passa.
É o caso do Cosmopolitan, em Sex and The City. Dizem que Nova York é a quinta personagem da série, mas pode-se argumentar que essa posição é a do drink que acompanhou as quatro protagonistas ao longo das últimas décadas. A bebida se tornou popular globalmente após virar a preferida da protagonista Carrie Bradshaw. Nova York, por sua vez, não deixa de ter um papel central na série e existem diversos passeios turísticos que convidam o visitante a experimentar a cidade como uma personagem. Nova York também se tornou sinônimo do drink Old Fashioned, após o sucesso de Mad Men, e a clássica bebida Manhattan – associada à Marilyn Monroe – foi nomeada em homenagem a um distrito de Nova York.
Drinks norte-americanos. Divulgação: Brand USA
Com o cenário em uma outra costa do país, o filme O Grande Lebowski foi responsável por trazer reconhecimento ao White Russian (que apesar do que o nome indica, foi criado nos EUA). A história gira em torno do personagem de Jeff Bridges, descrito como o homem mais preguiçoso de Los Angeles, que está sempre com o drink na mão. O White Russian, desde o lançamento do filme em 1998, se tornou sinônimo do filme e, por quase duas décadas, os fãs realizaram o “Lebowski Fest”, que incluía uma reexibição do filme com direito aos comes e bebes clássicos da história. Para aqueles que desejam conhecer a Los Angeles do O Grande Lebowski, não deixe de tomar o drink em um bar local e visitar pontos clássicos da cidade, como o Observatório Griffith e a famosa Rodeo Drive.
Uma coisa é certeza: não faltam filmes, personagens e drinks icônicos para se inspirar e planejar uma viagem aos Estados Unidos. Elvis Presley, conhecido como o rei do rock, colocou não apenas o Havaí no mapa como também o drink Mai Tai. Estrelado pelo astro, o filme Feitiço Havaiano conta a história de um soldado que volta para a casa dos pais, em Honolulu, e começa a trabalhar em uma agência de turismo. O drink é o favorito do personagem e ele faz parte de diversas cenas do longa. Os fãs de Elvis não podem deixar de experimentá-lo à beira mar, de conhecer os parques nacionais e as diferentes belas praias.
Sobre o Brand USA
Brand USA, organização de marketing de destinos para os Estados Unidos, foi estabelecido pela Lei de Promoção de Viagem como a primeira parceria público-privada do país a promover os Estados Unidos como um destino turístico único e a comunicar as políticas e procedimentos de viagens nos EUA a visitantes de todo o mundo. A missão da organização é aumentar o número de visitantes internacionais nos Estados Unidos a fim de fortalecer a economia dos Estados Unidos e reforçar a imagem do país em todo o mundo. Formado como uma Corporation for Travel Promotion em 2010, a entidade público-privada iniciou suas operações em maio de 2011 e faz negócios como Brand USA. De acordo com estudos da Oxford Economics, nos últimos dez anos, as iniciativas de marketing do Brand USA ajudaram a receber 8 milhões de visitantes a mais nos Estados Unidos, beneficiando a economia do país com mais de USD 58 bilhões em impacto econômico total e apoiando, em média, mais de 37 mil empregos por ano. Para informações sobre a indústria ou parcerias, visite TheBrandUSA܂com. Para descobrir mais sobre os EUA e a diversidade de experiências de viagem e cultura americanas autênticas, visite o site direcionado os visitantes do Brand USA, Visit The USA, e acompanhe as páginas nas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.