Aumento nas vendas de passagens e preparação do setor garantem viagens seguras e confortáveis para os brasileiros durante o feriado
Os números revelam um crescente entusiasmo dos brasileiros em relação a viagens no feriado mais festivo do país e a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) acompanha de perto essas expectativas. Estima-se que mais de 3 milhões de pessoas devam circular pelas estradas brasileiras utilizando transporte interestadual no carnaval deste ano e esse dado supera em 45% o volume registrado no mesmo período de 2023.
Além da estimativa da Abrati, outro fator que chancela a boa previsão para o período está refletido nos últimos dados da ClickBus. Segundo levantamento da plataforma, houve aumento notável nas buscas por passagens rodoviárias no período entre 9 de dezembro de 2023 e 16 de janeiro de 2024. O crescimento foi de 450% nas buscas por passagens com embarques previstos entre os dias 9 a 15 de fevereiro. Ainda de acordo com a ClickBus, as vendas online de passagens superaram até o momento em 120% os números registrados durante o mesmo período do Carnaval do ano anterior. Os destinos mais procurados na plataforma incluem Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Cabo Frio, Balneário Camboriú, Recife e Joinville.
Tendo em vista esse número crescente de procura por viagens, vale a pena ressaltar a importância da compra de passagens em sites e aplicativos oficiais das empresas ou em plataformas reconhecidas no mercado e que só trabalham com empresas regularizadas, assim evitando a compra de bilhetes em empresas que fazem um transporte irregular. Além disso, se a viagem for planejada com antecedência o passageiro consegue adquirir suas passagens com preços promocionais e com diversas opções de cabines até o destino desejado.
Letícia Pineschi, conselheira da Abrati, explica que um dos principais atrativos do público é a ampla diversidade de categorias oferecidas aos passageiros. As viagens de ônibus estão entre as melhores opções para quem quer aproveitar o feriado, especialmente para atender as viagens mais longas.
“Hoje podemos oferecer o serviço leito, semi leito, premium e cama. Tudo isso sem deixar de lado, é claro, as categorias mais econômicas como o executivo e o convencional.”, observou. Além disso, a executiva destaca ainda que diante da boa perspectiva, o setor está preparado para atender a alta demanda prevista de norte a sul do país.
“O setor rodoviário interestadual está preparado para atender à demanda esperada. Houve todo um planejamento estratégico pensado com antecedência para o Carnaval de 2024.”, comentou.
Ao lado dela, Phillip Klien, CEO da ClickBus, reitera que a plataforma também acompanha de perto a alta procura pelo modal rodoviário e se estruturou para tornar a viagem uma experiência segura e confortável para os viajantes Brasil afora.
“Estamos acompanhando de perto o crescimento do modal rodoviário e das viagens pelo Brasil. A data é extremamente importante para o turismo e serve como um termômetro para entender quais serão os principais destinos e quantidade de viagens que serão realizadas nos próximos feriados”, concluiu.
Sobre a ABRATI | A ABRATI é uma associação de classe de âmbito nacional que representa os segmentos do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sua atuação se concentra no aperfeiçoamento da qualidade do serviço, combate ao transporte irregular, melhorias das condições de infraestrutura e apoio nas rodovias, ampliação da segurança, comunicação eficiente, busca de parcerias para soluções de problemas e um permanente esforço pela unidade da classe.
Sobre a ClickBus
A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A já ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$1,5 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play Está no top 5 apps do setor na Google Play Store e na Apple Store, é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2023, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui. Para mais informações acesse: Link