No segundo dia da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), nesta quinta-feira (25), na capital da Espanha, o estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu a visita de autoridades e empresários do setor. A diversidade das atividades nas 13 zonas turísticas do estado esteve no centro das conversas, além de notícias sobre novos investimentos em território baiano.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
(Embratur), Marcelo Freixo, ressaltou a parceria com o Governo da Bahia, no incremento de viagens internacionais para o estado. “A Bahia tem a particularidade de abrigar três biomas, oferece diversas experiências turísticas e o voo de Madri para Salvador, que tem um dos melhores aeroportos do Brasil. O estado está pronto para receber o mundo, e a Embratur tem divulgado isso bastante”.
O presidente do grupo português Vila Galé, Jorge Rebelo, falou sobre a ampliação da rede hoteleira no litoral baiano. “Nossos hotéis, em Salvador e Guarajuba, estão indo muito bem. Agora, abrimos negociação para adquirir uma área em Mangue Seco, onde pretendemos construir um novo empreendimento”.
Já o empresário baiano Marco Lessa, criador do Festival Internacional do Chocolate e Cacau e da Feira Origem Week, anunciou eventos que irão promover o turismo da Bahia, em Portugal, com foco na cultura cacaueira. “Após a Fitur Madri, teremos a feira BTL Lisboa. Vamos aproveitar para fazer um grande evento na capital lusitana, em parceria com a Setur-BA, focado na temática das novelas brasileira e portuguesa que abordam a história do cacau baiano. Em abril, dentro das comemorações da Semana do Descobrimento, teremos a Feira Brasil Origem Week, na cidade do Porto, com destaque para a Bahia”.
A Fitur foi aberta, na quarta-feira (24), e segue até domingo (28), reunindo operadores e agentes de viagens de 152 países. Na noite de quinta-feira (25), em Madri, a Setur-BA participou de uma confraternização na Embaixada do Brasil, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do embaixador Orlando Leite Ribeiro e de representantes dos estados brasileiros que são divulgados na Fitur, um dos maiores eventos turísticos do mundo.
Foto: Divulgação Ascom/Setur-BA