Cias Aéreas

LATAM lidera o setor aéreo brasileiro por três anos seguidos desde 2021, segundo ANAC

Participação da companhia no mercado doméstico do Brasil saltou de 35% em 2019 (pré-pandemia) para 38% no acumulado de 2023

São Paulo, 22 de janeiro de 2023 – A LATAM acaba de ser confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como a companhia aérea líder do setor aéreo brasileiro pelo terceiro ano consecutivo. No acumulado de 2023, a companhia registrou 38% de participação no mercado doméstico e 22%¹ na operação internacional, segundo os dados consolidados publicados nesta segunda-feira (22/1) pela agência reguladora.

Na prática, a LATAM viu saltar a sua participação doméstica no Brasil de 35% em 2019 (antes da pandemia de Covid-19) para os 38% deste último levantamento da ANAC.

Atualmente, a LATAM é a maior companhia aérea do mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024

A LATAM registrou em dezembro de 2023 a marca de 33 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano. No mesmo mês, a companhia alcançou a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. No último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

Para 2024, a LATAM anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK² considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.

Como parte do esforço da LATAM em democratizar a aviação no Brasil, a companhia tem feito promoções frequentes com tarifas reduzidas para destinos nacionais e internacionais, como foi o caso da recente Mega Promo com passagens a partir de R$ 99, realizada durante a primeira Prova do Anjo do Big Brother Brasil 24, que testou os conhecimentos dos participantes sobre a companhia. Patrocinadora oficial do programa, a LATAM terá participação em diversos momentos importantes do jogo, conectando-se ainda mais com o público brasileiro por meio do reality show.

¹ Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

² RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo