Cuidar da saúde do corpo e da mente. Partindo desta premissa, o Governo do Estado, através da Administração de Fernando de Noronha, está promovendo atividades em alusão à campanha Janeiro Branco. Com o tema “Cuidados em saúde mental: os benefícios da arteterapia”, a programação iniciou na noite desta quinta (4), no auditório da Escola Arquipélago, com atividade que objetivou reunir a comunidade para que, de forma lúdica, abordasse questões que possam ou que estejam comprometendo a saúde dos envolvidos. A palestra foi ministrada pelas psicólogas Marcela Valadares e Luciana Lombardi, especialistas em arteterapia.
A proposta foi utilizar da arteterapia como facilitadora, tendo em vista que ela promove melhorias na qualidade de vida e contribui para o raciocínio, atenção, concentração e memória. Ao final, foi oferecido um coffee break e também houve sorteio de brindes.
Neste dia 5, às 14h, as psicólogas ministrarão a oficina “Arteterapia para Construção de Grupos Terapêuticos”, direcionada para os profissionais da saúde, educação e social. A programação segue no dia 16, com palestra proferida pelo idealizador da campanha Janeiro Branco, o psicólogo Leonardo Abraão, e a vice-presidente do Instituto Janeiro Branco, Valéria Ribeiro, que vão compartilhar sobre as experiências vivenciadas. O encontro é gratuito, no auditório da Escola Arquipélago, e aberto ao público.
Para os profissionais de saúde, uma atividade especial será realizada. “Além de trabalharmos juntos com toda a população da ilha, daremos continuidade ao projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’. Teremos um passeio de barco e uma gincana será realizada com os profissionais de saúde, para que possamos ter um momento de cuidado de saúde mental com os nossos profissionais”, detalhou Wanessa Moura.
“A campanha Janeiro Branco é um movimento de conscientização, prevenção e promoção à saúde mental. Nós reiniciamos a cada ano como uma folha em branco, em que podemos reescrever a nossa própria história. Por isso, começa em janeiro para que possamos gerenciar as nossas emoções durante todo o ano”, explica a gestora de Saúde Mental da ilha, Wanessa Moura.
Instituto Janeiro Branco – O instituto é o uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e tem como objetivo coordenar, promover e ampliar os propósitos e os potenciais do Janeiro Branco, além de propor a construção de uma cultura da saúde mental na humanidade.
Serviço:
Local: Auditório da Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos
Texto: Elô Araújo