31.2 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Prêmio Nacional do Turismo: MTur anuncia os vencedores do grupo “Iniciativas de Destaque”

Cerimônia realizada durante o Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), marcou o reconhecimento das 30 melhores práticas do setor, escolhidas por uma comissão julgadora

Foram conhecidos na tarde deste sábado, em Brasília (DF), os vencedores do Prêmio Nacional do Turismo 2023, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. No grupo “Iniciativas de Destaque”, voltado para pessoas jurídicas, a seleção, promovida pelo Ministério do Turismo com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, consagrou as 30 melhores ações de 10 diferentes categorias, escolhidas a partir da análise de uma comissão julgadora composta por representantes públicos e privados do segmento.

A premiação ocorreu por meio da entrega de troféus de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). *Presente à cerimônia de premiação, realizada durante o Salão Nacional do Turismo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu a contribuição de todos os vencedores e finalistas da seleção ao desenvolvimento do setor no país*.

“As pessoas que estão hoje recebendo esse Prêmio efetivamente têm grandes serviços prestados ao turismo no Brasil. As pessoas que foram selecionadas para receberem o Prêmio em cada categoria merecem o nosso aplauso de pé, porque são pessoas que, apesar de toda a dificuldade de empreender no turismo, têm conseguido fazer com que o turismo no Brasil permaneça firme e forte, fundando as bases do que nós vamos fazer daqui pra frente, que vai ser colocar esse país onde ele merece estar no patamar turístico global”, afirmou Sabino.

Também presente, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou os agraciados com o Prêmio e destacou a importância do reconhecimento. “É um momento importantíssimo do reconhecimento, da premiação, do festejo, do afeto, da alegria. Porque turismo a gente faz assim. O turismo é o lugar do afeto, é o lugar da alegria, é o lugar que a gente acredita na alegria, transforma a alegria em produto.

Já o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, ressaltou a colaboração com o Ministério do Turismo por avanços na área. “O turismo é uma atividade importantíssima na economia, e o Celso (Sabino), junto comigo, estamos nessa missão de cada vez mais fomentar o turismo dentro do Brasil”, celebrou.

Confira a seguir a relação completa dos vencedores, divididos por categorias:

“Governança e Gestão do Turismo” – O 1º lugar ficou com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, responsável pelo projeto “Apoio e Profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Estado”. Por meio da ação, relacionada ao Programa de Regionalização do Turismo do MTur, houve a contratação de consultoria para consolidar e formalizar as IGRs sul-mato-grossenses.

Já o 2º lugar coube à Secretaria Estadual de Cultura de Roraima, com o projeto “Turismo em Terras Indígenas” e, o 3º, à Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, pela iniciativa “Modelo de Gestão: Turismo Sustentável”, que organiza visitas ao Complexo Turístico de Itaipu, no Paraná.

“Gestão de Dados e Inteligência em Turismo” – A grande vencedora foi a Smart Tour Brasil, de Santa Catarina. A startup desenvolveu o “Sistema Especialista Turístico-SET”, que utiliza inteligência artificial e internet das coisas para analisar a interpretar, em tempo real, dados sobre as experiências de turistas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, responsável pelo “Programa de Evolução Digital no Turismo”, ficou com o 2º lugar. A ação monitora a reputação online de negócios turísticos, e o 3º, com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (CE), pelo “Observatório do Turismo”, que reúne informações sobre o perfil de visitantes da capital cearense.

“Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” – O 1º lugar coube à Biofábrica de Corais, de Pernambuco. A partir de um projeto de mesmo nome, a startup organizou um modelo que permite aos visitantes de Porto de Galinhas (PE) participar da recuperação de recifes.

O 2º foi alcançado pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, com o projeto “Bonito-MS: 1º destino de Ecoturismo Carbono Neutro do Mundo”, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto o 3º ficou com a Estância Mimosa, também de Bonito (MS), 1º atrativo turístico do planeta a receber a certificação Climate Positive da organização internacional Green Iniciative.

“Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo” – O grande vencedor foi o projeto “Mãostiqueiras”, de Campos do Jordão (SP), que proporciona acompanhar o processo artesanal de criação de ovelhas e o processamento sustentável de lã.

O 2º lugar foi para o “Ecocamping Lumiar”, refúgio em Amontada (CE) que alia atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais, e o 3º foi para o “Céu de Montanhas”, de Brumadinho (MG). Trata-se de um projeto de turismo rural e de base comunitária da Vale, executado conjuntamente com o Instituto Rede Terra, que congrega 39 empreendimentos e associações e oferece experiências culinárias, de design têxtil e música, entre outras.

“Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo” – O 1º lugar ficou com o “Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA)”. Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o projeto reúne locais e manifestações artísticas da ancestralidade negra de comunidades tradicionais.

A “Rota do Enxaimel – Preservando o Patrimônio Paisagístico Tombado”, de Pomerode (SC), conquistou o 2º lugar. O projeto engloba 50 construções erguidas com a técnica trazida por imigrantes alemães. Já o 3º foi para o “Cidade da Música da Bahia”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador e que abriga, no centro da cidade, um acervo audiovisual e literário sobre a música criada no estado.

“Valorização do Patrimônio Natural no Turismo” – O grande vencedor foi o “Parcerias para o Turismo Sustentável na Vila de Paranapiacaba: Projeto Caeté”, da Prefeitura Municipal de Santo André (SP), que trabalha o desenvolvimento sustentável a partir do planejamento turístico.

Já o 2º coube ao projeto “Parques do Paraná”, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado, executada pelo Instituto Água e Terra (IAT), que fomenta o turismo em unidades de conservação. O “Empreendimentos Turísticos Buraco das Araras”, por sua vez, conquistou o 3º lugar, por proporcionar trilhas para a contemplação da fauna e da flora locais em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

“Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo” – O 1º lugar premiado foi para o projeto “Cursos de Capacitação de Fortalecimento para Atores da Atividade Turística”, a cargo da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, que oferece cursos profissionalizantes em 11 regiões turísticas.

“Multiplicadores Cãomigo”, de São Paulo, ficou com o 2º lugar como iniciativa que capacita profissionais de turismo para criar novas experiências turísticas ‘pet friendly’. O 3º lugar foi para o “Programa de Qualificação para o Turismo” da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo, que possibilita capacitação profissional gratuita em municípios capixabas, a fim de melhorar serviços e destinos turísticos locais.

 

“Promoção e Marketing no Turismo” – O grande vencedor foi o “LGBT+Turismo Expo”, da Diversa Pride Marketing Feiras e Eventos, de São Paulo, que capacita profissionais para tornar a indústria do turismo uma atividade mais inclusiva.

O 2º coube ao “Rotas Amazônicas Integradas – RAI”, do Governo do Estado de Roraima, que promove cooperação entre destinos da região para o aproveitamento sustentável de riquezas naturais. Já o 3º lugar ficou com o “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho (RO), que envolve atrativos arquitetônicos, históricos e gastronômicos da capital rondoniense.

“Turismo de Base Comunitária e Turismo Social” – A categoria consagrou, em 1º lugar, o “Turismo de Base no Quilombo Kalunga”, da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II. Desenvolvido em Cavalcante (GO), o projeto trabalha o turismo de base comunitária unindo atrativos naturais e culturais.

Já o 2º ficou com o “Clube Trilheiras de Brasília”, grupo da capital federal composto exclusivamente por mulheres que proporciona a prática de ecoturismo, enquanto o 3º lugar foi para o “Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia”, da Associação Comunitária de Matarandiba, formado por organizações que atuam no turismo sustentável, responsável e solidário na região.

“Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo” – O 1º lugar ficou com o “Inovatur – o 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil”, da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, que incentiva o uso de tecnologia no setor.

O 2º ficou com o “RECENTRO – Programa de Incentivos Fiscais para o Centro Histórico do Recife”, da Prefeitura Municipal da capital pernambucana, que incentiva donos de imóveis a investirem na restauração e na preservação de espaços. O 3º foi conquistado pela “Implantação da Sala do Empreendedor”, da Prefeitura Municipal de Camocim (CE), que capacita empreendedores ao turismo, preservando a cultura local.

PROFISSIONAIS – A cerimônia também marcou o anúncio dos vencedores do grupo “Profissionais de Destaque” do Prêmio, escolhidos pela comissão julgadora e, também, por meio de votação popular. A seleção teve 8 categorias, com 3 finalistas em cada uma: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.

A premiação ocorreu na forma de troféus, entregues aos vencedores de cada categoria, e de certificados, conferidos aos demais finalistas.

Confira AQUI os Profissionais e as Iniciativas de Destaque vencedoras do Prêmio Nacional do Turismo. E acesse AQUI a galeria de fotos da cerimônia de premiação.

SALÃO – Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles