O prêmio foi anunciado durante o Salão Nacional do Turismo em Brasília no último sábado (16/12)
Brasília, 18 de dezembro – A LGBT+ Turismo Expo, maior e mais importante evento B2B de turismo LGBT+ da América Latina acaba de ser premiada em Brasília pelo Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Promoção e Marketing no Turismo, com o 1º lugar. A premiação foi realizada no último sábado, durante o Salão Nacional do Turismo (15 a 17/12) e contou com a presença de autoridades do trade turístico nacional. Essa foi a primeira vez que um evento dedicado ao segmento LGBT+ recebeu a indicação. Além do reconhecimento, o prêmio tem o objetivo de fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios.
Para Alex Bernardes, criador e diretor geral da LGBT+ Turismo Expo, a premiação é um reconhecimento da importância do segmento LGBT+ para toda a indústria do turismo. “Sinto-me extremamente feliz e honrado por essa premiação. Estar entre os três melhores projetos do ano na categoria Promoção e Marketing no Turismo é uma forma de coroar nosso trabalho e encerrar 2023 de maneira grandiosa. Ser reconhecido com a primeira colocação, ocupando o lugar mais alto do pódio, mostra que estamos no caminho certo”, celebrou Bernardes ao receber o prêmio. A LGBT+ Turismo Expo nasceu com a ideia de profissionalizar a indústria do turismo nacional dentro do segmento LGBT+ e transformar o setor em uma atividade mais diversa e inclusiva. Além disso, também ressalta que o turismo LGBT+ é importante tanto financeiramente quanto socialmente para o Brasil.
O Prêmio Nacional do Turismo busca identificar, estimular e disseminar práticas de sucesso, realizadas no turismo brasileiro, ao reconhecer a sua importância e abrangência nos destinos brasileiros, e valorizar profissionais que tenham atuado, de maneira criativa, inovadora e proativa, em benefício do desenvolvimento do turismo no País. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus – ou medalhas – e certificados, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade.
“Aproveito essa oportunidade para agradecer ao Governo Federal, ao Ministério do Turismo, à Embratur e à banca julgadora do Prêmio Nacional do Turismo por esse reconhecimento tão importante. Quero estender toda minha gratidão a todos os patrocinadores, expositores e apoiadores da LGBT+ Turismo Expo e principalmente a todas as agências de viagens e operadoras de turismo que escolheram organicamente nosso evento como plataforma de conteúdo e networking no segmento do turismo LGBT+. Esse prêmio não é apenas nosso, mas de todos os profissionais que batalham ao longo dos últimos anos pelo turismo LGBT+ no Brasil”, comentou Bernardes.
Sobre a LGBT+ Turismo Expo – A LGBT+ Turismo Expo nasceu em 2022 e tem como objetivo a capacitação dos profissionais do turismo por meio de palestras, workshops, debates e cases de sucesso, ajudando os agentes de viagens, operadores turísticos e hoteleiros a refletirem sobre a expansão da indústria e expandindo seu escopo de atuação para apoiar todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT+.
Além do conteúdo técnico e a divulgação de dados relacionados ao mercado, o evento conta com uma área de exposição com mais de 50 expositores, sendo destinos turísticos nacionais e internacionais, empresas e marcas de peso que já atuam no mercado LGBT+ e uma sala dedicada a sessões educacionais, focadas em boas práticas no atendimento e voltadas à hoteleiros, profissionais que atuam com receptivo, guias de turismo e colaboradores de restaurantes e bares, entre outros, completam a programação. Mais informações: www.lgbtmaisturismoexpo.com.br
Sobre o Prêmio Nacional de Turismo
Criado em 2018, o Prêmio está em sua 3ª edição. Em 2018, contou com sete categorias para premiar 21 iniciativas, a partir de 242 inscrições, além de 5 categorias para profissionais de destaque. Já em 2019, 33 iniciativas, de 11 categorias, receberam troféus. 418 iniciativas foram inscritas, o que representou um crescimento de mais de 70% entre a primeira e a segunda edição. Além disso, 8 profissionais de diferentes categorias receberam medalhas. Na edição de 2023, foram premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias.