São Paulo, dezembro de 2023 – Ontem, em Brasília, a holding RTSC, representada por seu fundador e CEO, Marcos Jorge, foi homenageada no evento que celebrou os caminhos do turismo no país. Dois passos importantes ocorreram esta semana para potencializar o crescimento do segmento – a abertura do escritório da Organização Mundial do Turismo – OMT para as Américas e o Caribe, no Rio de Janeiro e o Salão Nacional do Turismo, que retorna ao calendário de eventos após 12 anos, em Brasília.
Promovido pelos grupos Wish, WAM, Gramado Parks e AMAD, a celebração contou com a presença do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili e participação do ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, ambos homenageados pelas iniciativas, entre outras autoridades e entidades do setor.
A RTSC tem foco no desenvolvimento do setor imobiliário e turístico no Brasil. Com mais de R$ 10 bilhões em ativos sob custódia, Marcos Jorge, tem participação e investimentos em inúmeras empresas em mercados variados e complementares, como gestão de recursos, private equity, securitização e gestão de ativos estressados. Em constante busca por oportunidades, a companhia está presença em todas as regiões do país, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável.
“Esta homenagem me deixa honrado e com a certeza de que estamos no caminho certo. A RTSC nasceu com a visão de que os mercados financeiro, imobiliário e de turismo devem andar de mãos dadas se quisermos criar oportunidades reais e abrangentes para o Brasil e para as economias em desenvolvimento no mundo”, anuncia Jorge. “O turismo é um eficiente setor para o crescimento, emprego e renda para investidores, empreendedores e a sociedade em geral. Uma liderança consistente atrai investidores e estrutura as oportunidades”.
O grupo contabiliza 1.000 associados e é representada – por meio de outras empresas – em mais de 500.000 carteiras de investidores. O portfólio inclui empresas de private equity, gestão de investimentos, securitizadora e garantidoras imobiliárias, serviços imobiliários e financeiros.
Mercado
A celebração ocorre no momento em que o crescimento do setor de turismo tem previsão de crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O setor deve faturar R$ 155,87 bilhões e gerar mais de 85 mil novos postos de trabalho temporários nesta alta temporada, que segue até fevereiro de 2024.
O investimento em turismo gera empregos, capacitação, amplia o conhecimento cultural e o desenvolvimento sustentável das comunidades ao seu redor. É um dos mais importantes empregadores do Brasil, ostentando uma força de trabalho de mais de 7 milhões de pessoas, que corresponde a 16% do total do país. O setor é responsável por aproximadamente 8% do PIB do Brasil, conforme dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
O Brasil tem potencial e oportunidades para ser o destino do viajante internacional e para desenvolver e democratizar as viagens nacionais. Os caminhos do turismo no país passam por 7,5 mil km de litoral, com ilhas, arrecifes e baías. Belezas naturais como a Chapada dos Veadeiros, as Cataratas do Iguaçu e a Chapada Diamantina, entre outros locais. Grandes metrópoles e polos industriais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, além de cidades temáticas, como Gramado, a “Europa brasileira”.