Setor busca inovar para atrair cada vez mais viajantes apaixonados pelo turismo de aventura
Uma imersão nas experiências turísticas do Brasil. Esse é o diferencial que os vários destinos brasileiros oferecem aos visitantes do Salão Nacional do Turismo que acontece até domingo, 17 de dezembro, em Brasília (DF). O público pode, através da realidade virtual, saltar de paraquedas, mergulhar e até mesmo apreciar as baleias, entre outras opções.
Diversos estados apostaram na possibilidade de o público vivenciar virtualmente os atrativos turísticos ofertados em sua localidade, como, por exemplo, visitar o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, em Santa Catarina, e curtir as atividades em meio à natureza daquele destino turístico.
Outro estado que veio destacar o turismo de aventura da sua região foi o Espírito Santo. O superintendente do Consórcio Público de Turismo do Noroeste do Estado, Smilei Duques, contou um pouco sobre a ação. “Trouxemos aqui, dentro do estande de aventura, essa experiência com um equipamento de simulação do voo livre, onde a pessoa vai sentar sobre essa cadeira e sentir como que é fazer o paraquedismo”, explicou.
Essa nova tendência, aliando a tecnologia ao turismo de aventura, tem beneficiado o setor, que traz ao viajante a oportunidade de explorar os destinos e as atividades antes da viagem física. Com isso, aumenta-se o interesse e a preparação para aventuras reais.
“A possibilidade de trazermos para dentro do Salão Nacional do Turismo a experiência que temos em nosso litoral, de aproximar a vivência das pessoas a observarem o cenário, em especial as baleias dando aquele show, isso é muito gratificante para a gente. Então, a realidade virtual nos possibilita isso, e vocês podem vir aqui observar”, convidou o representante da Secretaria de Turismo de São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo, Jucilei Silva.
SALÃO – Retomado após 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e segue até domingo (17.12) no Estádio Mané Garrincha, abrange cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.
O evento também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.