24.7 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

A Rota das Sete Igrejas: um passeio pela história da fé nas cidades turcas do Egeu

As Sete Grandes Igrejas mencionadas no Novo Testamento são consideradas uma das rotas mais sagradas de Anatolia para os cristãos. Também conhecidas como as “Sete Igrejas do Apocalipse” ou as “Sete Igrejas da Ásia”, essas estruturas são significativas na história do cristianismo devido ao papel fundamental que desempenharam em sua disseminação, sendo reconhecidas como o foco principal dos três primeiros capítulos do Apocalipse. Vale ressaltar que São João Batista também viveu em Éfeso, onde uma dessas igrejas está localizada.

Igrejas sagradas de Éfeso, Izmir e Pérgamo

Localizadas na região do Egeu na Turquia, as Sete Grandes Igrejas estão situadas nas províncias de Izmir, Manisa e Denizli. A primeira abriga três dessas importantes igrejas primitivas, sendo uma delas a Igreja de Éfeso, que está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

De acordo com o relato bíblico, após a crucificação de Jesus Cristo, João Batista levou a Virgem Maria para Éfeso e a abrigou em uma casa no Monte Bülbül até sua morte aos 101 anos. Ela foi enterrada por João em algum lugar do monte que apenas ele conhecia. Além disso, o túmulo de São João está localizado na colina de Ayasuluk, em Selçuk, próximo à Casa da Virgem Maria, um local onde o imperador bizantino Justiniano ergueu uma impressionante basílica no século VI.

Após visitar a Igreja de Éfeso, é recomendável continuar a jornada sagrada pela história do cristianismo na Basílica de São João e na Casa da Virgem Maria. Outras paradas obrigatórias na região incluem a Caverna dos Sete Adormecidos, mencionada em textos islâmicos e cristãos, e o Templo de Artemisa, que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Izmir é a segunda parada desta rota. Os vestígios da cidade podem ser visitados hoje nas Ruínas da Ágora de Izmir. Outro local destacado é o Museu Arqueológico, onde muitos dos artefatos encontrados na cidade estão em exposição. Em Izmir, também encontramos Pérgamo, a capital da província asiática do Império Romano. A cidade abriga um magnífico teatro antigo, o asclepieion (centro de cura) e o Kızılavlu, dedicado aos deuses egípcios, além do Museu de Bergama, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Os Três Lugares Santos de Manisa: Tiatira, Sardes e Filadélfia

Três das Sete Grandes Igrejas estão localizadas em Manisa. A antiga Tiatira era conhecida por seus vibrantes tintos púrpura obtidos das raízes da região. Além disso, acredita-se que o distrito de Akhisar foi construído sobre essa antiga cidade, embora grande parte dela tenha desaparecido. Entre suas ruínas estão os Cemitérios da Colina (Tepe Mezarlıkları).

Sardes, perto do distrito de Salihli em Manisa, conhecida como a capital da Lídia, foi o local onde o dinheiro foi impresso pela primeira vez na história sob garantia estatal. Visitar as ruínas de Sardes e o papel que desempenharam na história do cristianismo, além de seus outros valores culturais, é uma experiência interessante.

A última parada dentro dos limites de Manisa é Filadélfia. Esta cidade histórica, localizada no distrito de Alaşehir, foi estabelecida como uma fortaleza fronteiriça de Pérgamo. Da mesma forma, a maior parte da cidade antiga agora está sob assentamentos modernos, embora tenham sido desenterrados vestígios de um templo e do teatro local.

Santuário de Denizli: Laodiceia

A última das Sete Grandes Igrejas está localizada na antiga cidade de Laodiceia, dentro do contexto de Denizli. Esta cidade helenística foi um centro crucial na região por séculos; a Igreja de Laodiceia é o exemplo mais antigo preservado das Sete Grandes Igrejas, pois estabeleceu a cidade como um centro religioso metropolitano no início do período bizantino.

 

Acerca da Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye (TGA):

A TGA opera para garantir que a Türkiye seja uma marca reconhecida no turismo nacional e internacional, para promover o património concreto e abstrato, natural, cultural, biológico e criado pelos turcos e participar na comunicação/atividades de marketing a curto, médio e longo prazo, para aumentar a participação dos investimentos turísticos na economia nacional e melhorar a qualidade do serviço no turismo. A TGA é responsável por levar a cabo todas as atividades de promoção, marketing e comunicação, para ajudar a Turquia a atingir os seus objetivos turísticos, promover e comercializar os recursos turísticos atuais em todo o mundo, e descobrir, desenvolver e pôr à disposição recursos turísticos potenciais em linha com as estratégias e políticas turísticas traçadas pelo Ministério da Cultura e Turismo.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles