Salvador, Dezembro de 2023 – Na quinta-feira, 30 de novembro, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, realizou um simulado de emergência aeroportuária para avaliar a resposta a um acidente aéreo envolvendo 42 passageiros. A atividade contou com a participação de mais de 300 pessoas, por meio de ações coordenadas entre diversos órgãos, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Transalvador, a Polícia Militar, a Polícia Federal, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DCTEA), Corpo de Bombeiros Militar, representantes de companhias aéreas, Vitalmed e do próprio Aeroporto de Salvador.
O exercício atende à regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que exige a realização de testes periódicos de prontidão e resposta a emergências aeronáuticas.
O objetivo do simulado foi aferir os procedimentos previstos no plano de emergência do Aeroporto, para identificar oportunidades de melhorias de processos e disponibilidade de recursos, garantindo a efetividade na preservação de vidas em situações reais de acidentes.
“É fundamental realizar exercícios práticos como este para identificar áreas que precisam de melhoria em nossas ações emergenciais. O foco é sempre garantir a máxima eficiência para preservar vidas”, comentou Jader Depa, Gerente de Resposta à Emergência.
Para a atividade, foi importante a participação de diversos outros órgãos e entidades que desempenham papéis cruciais na resposta e gestão de emergências. Entre eles, destacam-se a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Hospital Geral do Estado (HGE), a Base Aérea de Salvador, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER/PMBA), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Operadores Aéreos, a Superintendênia de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (STELECOM / SSP-BA) e as Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Esatas).
O Salvador Bahia Airport reitera seu compromisso com a segurança e a prontidão operacional, realizando regularmente exercícios simulados para fortalecer suas capacidades de resposta e garantir a segurança dos passageiros e da comunidade aeroportuária.