“Para nós é um motivo de alegria vir à Bahia, para trocar conhecimentos e experiências, confraternizar e, sobretudo, conhecer a cultura, a gastronomia e belezas naturais desta terra, nos momentos de lazer”. A declaração do vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, o maranhense Tarcísio Bonfim, reflete o clima entre os três mil participantes do 25º Congresso Nacional do Ministério Público, que acontece até esta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, aberto na quarta-feira (8), tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Os profissionais discutem temas como os direitos transindividuais, desenvolvimento sustentável e inovação, e nas horas vagas participam de atividades turísticas.
“Estamos em um lugar com grande potencial turístico, e entre os atrativos do evento estão a própria cidade e arredores. Os congressistas que vêm participar das discussões também vão passear com seus acompanhantes, em Salvador e no litoral norte”, explicou Roberto Ferreira, um dos organizadores do evento.
A promotora catarinense Bianca Andrighetti visita a Bahia pela primeira vez. “Conheci o Elevador Lacerda e as igrejas históricas de Salvador e vou ainda à Praia do Forte. Estou passando dias agradáveis ao lado dos colegas, neste estado que é muito acolhedor e cheio de belezas”, relatou.
“Eu também nunca tinha vindo à Bahia e estou gostando de tudo, desde a recepção no aeroporto, passando pela estrutura do congresso, até os passeios”, completou a promotora amazonense Cristiane Correia.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “a reação dos integrantes do Ministério Público confirma que a Bahia é um destino com infraestrutura para receber grandes eventos, ao mesmo tempo em que oferece atrações que conquistam os visitantes, fazendo com que eles retornem em outras oportunidades”.