Voo diário será operado de forma regular para reduzir em 50% o tempo da viagem aérea entre as cidades e movimentar mais de 81 mil passageiros por ano
Mais eficiente e competitiva, LATAM tem ampliado conectividade
de forma sustentável no Brasil
São Paulo, 1º de novembro de 2023 – Mais eficiente e competitiva, a LATAM inaugurou nesta quarta-feira (1º/11) o voo direto Florianópolis-Santiago. A sexta rota da companhia entre Brasil e Chile deve movimentar mais de 81 mil passageiros por ano. Esta é a primeira vez que a empresa opera o voo de forma regular, e não mais somente durante a alta temporada de fim de ano. O novo voo é operado diariamente em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy) com duração média de 3h46.
Na prática, o voo Florianópolis-Santiago direto reduz em 50% o tempo da viagem aérea entre as cidades na comparação com um voo com conexão. Atualmente, a LATAM também opera voos diretos entre Santiago e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (44 vezes por semana), Rio de Janeiro/Galeão (17 vezes por semana), Porto Alegre (4 vezes por semana), Curitiba (3 vezes por semana) e Belo Horizonte/Confins (3 vezes por semana).
“Esta nova rota comprova que conseguimos investir de forma estratégica e sustentável para trazer mais turistas ao Brasil e para também ampliar as opções de viagem aos brasileiros. Quando aproximamos Florianópolis de Santiago, conectamos Santa Catarina com todo o Chile e também com localidades importantes do Pacífico, como Sydney, Auckland, Melbourne e Ilha de Páscoa”, analisa Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM.
PROGRAMAÇÃO DO VOO FLORIANÓPOLIS-SANTIAGO
O novo voo da LATAM decola de Florianópolis às 17h30 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 14h25 (hora local) nos demais dias da semana. Em Santiago, decola às 13h19 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 10h14 (hora local) nos demais dias da semana.
Atualmente, a LATAM opera voos diretos entre Florianópolis e os aeroportos de São Paulo/Congonhas (50 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (31 voos semanais), Rio de Janeiro/Santos Dumont (14 voos semanais) e Brasília (6 voos semanais).
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País.
A LATAM também é a única companhia aérea que conecta o Brasil com 90 destinos no exterior em voos próprios. Em 2023, inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles, São Paulo-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago. Também começou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago), e com Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima). Ainda neste ano, vai começar a conectar o Brasil com Aruba (via Lima).
Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais. Como consequência, a companhia lidera o setor aéreo brasileiro doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.