− As companhias aéreas de passageiros transportaram 38 milhões de viajantes entre julho e setembro
− Todas as companhias aéreas do Grupo reportam margens EBIT ajustadas de dois dígitos no terceiro trimestre
− Os volumes de reservas do quarto trimestre mostram um crescimento percentual de dois dígitos
− A Lufthansa Technik beneficia da forte procura por serviços de MRO
− Grupo Lufthansa recebe classificação de grau de investimento pela Fitch
– Perspectiva de lucro para 2023 e 2024 confirmada
Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, afirma:
“Gostaríamos de agradecer aos nossos clientes e aos funcionários do Grupo Lufthansa por um verão recorde: com as maiores receitas e lucros alguma vez alcançados num verão – incluindo um lucro operacional de 1,5 mil milhões de euros só no terceiro trimestre. Todas as companhias aéreas do nosso Grupo e a Lufthansa Technik contribuíram para isto com margens de lucro de dois dígitos. Ao mesmo tempo, a satisfação dos funcionários na nossa empresa melhorou significativamente para o recorde anterior à crise Está valendo a pena para todos nós termos combinado nossa bem-sucedida estratégia multi-aérea e multi-hub com o fortalecimento do segmento de viagens privadas, definindo o rumo estratégico correto. Também fizemos melhorias significativas na estabilidade operacional e na regularidade, apesar da continuação condições desafiadoras. Esta tendência é a base para atendermos novamente aos nossos padrões premium e de qualidade e aos de nossos clientes de forma ainda mais eficaz no futuro. Embora a situação geopolítica continue a ser desafiante, a nossa perspetiva de reservas dá-nos motivos para estarmos positivos – não apenas para um resultado muito bom do Grupo este ano, mas também no futuro.”
Resultado
As receitas totais do Grupo aumentaram 8% em relação ao nível do ano anterior, para 10,3 mil milhões de euros ( ano anterior : 9,5 mil milhões de euros). Isto fez do terceiro trimestre o trimestre mais forte do Grupo Lufthansa na sua história em termos de receitas.
O Grupo Lufthansa gerou um resultado operacional (EBIT ajustado) de 1,5 mil milhões de euros no terceiro trimestre, o segundo melhor resultado trimestral da sua história e uma melhoria de 31% em comparação com o EBIT ajustado de 1,1 mil milhões de euros do período do ano anterior. A margem EBIT ajustada para o período do terceiro trimestre foi de 14,3 % (ano anterior: 11,8 % ). O lucro líquido do período aumentou substancialmente para 1,2 mil milhões de euros (ano anterior: 809 milhões de euros).
As companhias aéreas de passageiros do Grupo Lufthansa aumentam substancialmente os resultados
Todas as companhias aéreas de passageiros do Grupo Lufthansa aumentaram substancialmente os seus resultados do terceiro trimestre em relação ao ano anterior. O seu EBIT ajustado combinado para o período ascendeu a 1,4 mil milhões de euros, uma melhoria de 91 % em relação ao período do ano anterior (ano anterior: 709 milhões de euros).
O aumento deve-se principalmente a uma combinação de forte procura, maior capacidade oferecida e elevados rendimentos contínuos. Situando-se 25 % acima do nível do terceiro trimestre de 2019, os rendimentos atingiram um novo máximo histórico. A procura por viagens de lazer manteve-se forte também no período do terceiro trimestre, particularmente no segmento premium.
Apesar do aumento dos custos devido à inflação, especialmente nas áreas de honorários, pessoal e manutenção, os custos unitários no terceiro trimestre ficaram 0,9% abaixo do nível do ano anterior. Esta foi uma melhoria significativa em relação ao segundo trimestre deste ano, apoiada por uma gestão rigorosa de custos em conjunto com a expansão do programa de voos. Nos primeiros nove meses, os custos unitários ficaram 2,4% acima do ano anterior.
A capacidade total das companhias aéreas de passageiros do Grupo no terceiro trimestre aumentou 13% em comparação com o mesmo período do ano anterior e atingiu 88% do nível pré-crise de 2019. Mais de 86 por cento de todos os assentos oferecidos foram vendidos. Como resultado, a taxa de ocupação do período permaneceu praticamente inalterada em comparação com o ano anterior.
Um número significativamente maior de clientes optou por viajar a bordo de uma das companhias aéreas do Grupo Lufthansa no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o ano anterior. No total, as companhias aéreas do Grupo acolheram mais de 38 milhões de viajantes no período de julho a setembro (ano anterior: 33 milhões). A procura foi forte em todas as regiões de tráfego e o Grupo Lufthansa registou uma maior internacionalização da sua base de clientes. Neste ano, mais de 70 por cento de todos os hóspedes iniciaram a sua viagem fora da Alemanha.
Ganhos recordes para a Lufthansa Technik; a normalização no negócio de carga continua
O mercado global de carga aérea continuou a se normalizar no terceiro trimestre. As receitas de frete aéreo foram impactadas pelo ambiente macroeconômico desafiador. A Lufthansa Cargo alcançou um EBIT ajustado de 1 milhão de euros (ano anterior: 331 milhões de euros) num período sazonalmente fraco do terceiro trimestre. As taxas de carga permaneceram bem acima dos níveis anteriores à crise, em nível semelhante em comparação com o período do segundo trimestre. Para o quarto trimestre prevê-se um ligeiro aumento homólogo dos volumes transportados.
A Lufthansa Technik continuou a beneficiar da elevada procura por viagens aéreas e do consequente aumento da procura entre as companhias aéreas de todo o mundo por serviços de manutenção, reparação e revisão (MRO) no terceiro trimestre. A Lufthansa Technik alcançou um EBIT ajustado de 168 milhões de euros no período do terceiro trimestre (ano anterior: 188 milhões de euros). O resultado do ano anterior beneficiou de uma taxa de câmbio mais favorável do dólar norte-americano. Nos primeiros nove meses do ano, o negócio de MRO alcançou assim um novo resultado recorde.
Balanço ainda mais fortalecido
O Grupo Lufthansa gerou um fluxo de caixa livre operacional de 1,2 bilhão de euros no terceiro trimestre de 2023. Após deduzir as despesas de capital líquidas, principalmente para novas aeronaves com baixo consumo de combustível, o fluxo de caixa livre ajustado para o período totalizou 592 milhões de euros. . O forte resultado operacional e os efeitos das melhorias estruturais na gestão do capital de giro foram fatores-chave para o desenvolvimento positivo.
O Grupo reforçou ainda mais o seu balanço nos primeiros nove meses do ano. A dívida líquida foi significativamente inferior à do final de 2022, em 5,4 mil milhões de euros (31 de dezembro de 2022: 6,9 mil milhões de euros), devido ao fluxo de caixa livre positivo. As responsabilidades líquidas com pensões diminuíram para 1,9 mil milhões de euros (31 de dezembro de 2022: 2,0 mil milhões de euros). A liquidez disponível no final do trimestre ascendia a 11,1 mil milhões de euros (31 de dezembro de 2022: 10,4 mil milhões de euros).
A Fitch, que emitiu ontem a sua primeira classificação de crédito para o Grupo Lufthansa, é a primeira das três agências de classificação líderes mundiais a classificar o grau de investimento do Grupo Lufthansa após a pandemia da COVID. Isto homenageia as medidas bem-sucedidas tomadas para reduzir a dívida e fortalecer de forma sustentável o balanço.
Novos progressos na transformação para um grupo de companhias aéreas ainda mais global
No terceiro trimestre, o Grupo Lufthansa fez mais progressos na sua transformação num grupo de companhias aéreas global . A venda do Grupo LSG à sociedade de private equity Aurelius, anunciada em abril, foi concluída em 31 de outubro de 2023. A revisão da venda de uma participação minoritária na Lufthansa Technik deverá ser concluída até ao final do ano. O Grupo Lufthansa também busca a aprovação da Comissão Europeia para a aquisição acordada de uma participação de 41 por cento na ITA Airways até o início de 2024.
Remco Steenbergen, Diretor Financeiro da Deutsche Lufthansa AG, afirma :
“É um grande sucesso para o Grupo Lufthansa termos conseguido alcançar o segundo melhor resultado trimestral da história no terceiro trimestre. Apesar da inflação elevada, conseguimos reduzir os nossos custos unitários. No entanto, precisamos de melhorar ainda mais a nossa fiabilidade operacional e, portanto, também a nossa produtividade e eficiência, que ainda estão abaixo dos níveis anteriores à crise. Trabalharemos intensamente neste sentido nos próximos meses e no próximo ano. Estamos portanto, confiantes em nossa perspectiva.”
Tarifas Ecológicas Intercontinentais
O Grupo Lufthansa está a fazer tudo o que está ao seu alcance para tornar os voos mais sustentáveis. A empresa pretende alcançar um equilíbrio neutro de CO₂ (“emissões líquidas zero de carbono”) até 2050. E até 2030, o Grupo Lufthansa pretende reduzir para metade as suas emissões líquidas de CO₂ em comparação com o nível de 2019 através de uma combinação de medidas de redução e compensação. O Grupo oferece aos seus clientes cada vez mais ofertas para viagens mais sustentáveis. O Grupo Lufthansa lançará um novo teste de Tarifas Verdes em rotas intercontinentais selecionadas antes do final de novembro. As tarifas dentro da Europa e para o Norte de África, introduzidas em Fevereiro, já foram reservadas por mais de meio milhão de passageiros. As Tarifas Verdes envolvem a compensação das emissões de CO₂ relacionadas aos voos com Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e projetos de proteção climática de alta qualidade.
Perspectivas
O Grupo Lufthansa espera que a procura por viagens aéreas permaneça forte nos próximos meses. A boa procura no Verão estendeu-se até Outubro e a procura por viagens aéreas durante a época do Natal é forte. A procura por voos de curta e longa distância continua elevada, especialmente entre os viajantes a lazer. Neste contexto, continua a tendência para mais reservas em classes premium, ou seja, Classe Executiva ou Primeira Classe.
Espera-se que o Grupo Lufthansa aumente a sua capacidade no quarto trimestre para cerca de 91 % do nível de 2019. As reservas para o quarto trimestre aumentaram atualmente dois dígitos em termos percentuais em comparação com o ano anterior, embora as viagens privadas representem sazonalmente uma percentagem de tráfego menor do que nos meses de verão. Mais de 80 por cento dos passageiros que a empresa espera transportar a bordo dos seus aviões no quarto trimestre já reservaram o seu voo ou já voaram com as companhias aéreas do Grupo em Outubro.
O Grupo Lufthansa espera alcançar um resultado operacional positivo também no quarto trimestre de 2023. Espera-se que a Lufthansa Cargo e a Lufthansa Technik contribuam para isso. Apesar do aumento dos custos com combustíveis nas últimas semanas, o Grupo confirma a sua expectativa anterior de gerar um EBIT Ajustado para 2023 superior a 2,6 mil milhões de euros.
Para 2024, a empresa continua a esperar um aumento de capacidade para cerca de 95 por cento dos níveis anteriores à crise. A margem do EBIT ajustado deverá atingir pelo menos 8%. De acordo com os atuais cronogramas de entrega, cerca de 30 novas aeronaves ingressarão na frota do Grupo ao longo do ano. O melhor acesso às capacidades de MRO do que o resto da indústria através da Lufthansa Technik e o sucesso no recrutamento de novos funcionários para operações de voo proporcionam à empresa boas condições prévias para um crescimento rentável e acima da média da indústria. Espera-se que as melhorias de eficiência apoiem uma redução nos custos unitários, desde que a estabilidade operacional de todo o sistema continue a melhorar, especialmente no mercado doméstico do Grupo, a Alemanha. No entanto, a Empresa está atenta aos riscos geopolíticos e macroeconómicos e preservará a máxima flexibilidade para adaptar os seus planos, se necessário.
Mais informações
Mais informações sobre os resultados de unidades de negócios individuais serão publicadas no relatório do terceiro trimestre de 2023. Este será publicado ao mesmo tempo que este comunicado de imprensa em 2 de novembro de 2023 às 07:00 CET àswww.lufthansagroup.com/investor-relations.
Os números de tráfego do terceiro trimestre de 2023 também serão publicados às 07h00 CET em https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/traffic-figures.html .