Plataforma de entretenimento, que é detentora das marcas Hot Park, Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe, é referência no turismo e tem grandes planos de investimentos para o próximo ciclo
Lançada para o mercado oficialmente em outubro de 2018, a Aviva completa, em 2023, cinco anos de muitas conquistas, com décadas de experiência e recordes sendo quebrados. Os investimentos anunciados para os próximos anos já passam de R$ 400 milhões. A plataforma de entretenimento é, hoje, detentora do parque aquático Hot Park e dos dois maiores complexos de resorts do Brasil: Costa do Sauípe (BA), que tem cerca de 1.500 apartamentos, seguido pelo Rio Quente Resorts (GO), com cerca de 1.200 apartamentos.
Para esse novo ciclo que se inicia, a empresa também direciona seus esforços para o impulsionamento de sua cultura organizacional, a partir do lançamento de uma campanha publicitária que traz seu time como protagonista. “Devemos o sucesso da Aviva à nossa força de trabalho, formada por pessoas empáticas que entregam experiências a partir de uma cultura de acolhimento. Nós as chamamos de pessoas associadas porque compartilham do nosso propósito de fazer famílias felizes e ampliam este compromisso também para sua própria família, além de nossos clientes.”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva. “É por isso que, na campanha ‘Aviva 5 anos’, são estes rostos que estão em destaque. São eles que multiplicam alegria e transportam as pessoas da vida real e do lugar comum para viver experiências fantásticas por meio do nosso jeito de servir”, completa.
Os números impressionam: são 10 hotéis, 2.700 apartamentos, mais de 3.700 pessoas associadas – como são chamadas as pessoas que trabalham para a empresa – e mais de 2,2 milhões de clientes por ano. Para entender o tamanho desta gigante do turismo, só em sua operação em Goiás, por exemplo, são produzidas de 4,5 a 7 toneladas de comida por dia na Central de Produção de Alimentos própria, que abastece todos os restaurantes do parque e dos hotéis. A gestão é similar à de uma cidade pequena. A frota de 35 ônibus, por exemplo, é própria para atender os cerca de 300 hectares de extensão do complexo goiano.
E, apesar de ser relativamente jovem, a Aviva conta com experiência de mercado acumulada por quase 60 anos, quando foi inaugurada, em 1964, a Pousada do Rio Quente, dando projeção e posição de destaque no turismo nacional nas décadas seguintes. Em 2003, o complexo adotou o nome Rio Quente Resorts, usado até hoje.
No início de 2018, o grupo finalizou a aquisição da Costa do Sauípe e começou a operar o destino, investindo mais de R$ 100 milhões desde então e celebrando o fechamento de resultados deste primeiro ano com lucro, pela primeira vez em 18 anos de operação do complexo. Ao longo destas quase duas décadas, a Costa do Sauípe estabeleceu um marco na hotelaria nacional, puxando uma onda de investimentos no litoral norte baiano. Este resultado positivo já no primeiro ano como parte da Aviva foi também devido à experiência do time que já conhecia o produto e que, em sua maioria, foi mantida após a aquisição.
A partir daí, a trilha de sucessos não parou mais. Em 2019, a empresa teve um mês de julho com receita recorde de R$ 149 milhões e um resultado histórico de R$ 37 milhões só na Black Friday, que teve destinação de parte dos lucros para projetos sociais na Bahia e em Goiás.
A Black Friday, aliás, manteve um crescimento exponencial e faturou R$ 60 milhões em 2021 – sendo R$ 1 milhão em uma hora – e R$ 91 milhões em 2022, quando foi pioneira no mercado de turismo ao introduzir o modelo de live commerce com uma edição especial comandada pela apresentadora Fernanda Gentil. Para a Aviva, usar esta ferramenta favorece uma maior humanização nos processos do e-commerce, que se conecta ao seu propósito de levar entretenimento, sendo uma empresa feita por pessoas e para pessoas. O maior ganho, no fim, é conseguir entregar entretenimento em todo o processo de compra.
Campanha de 5 anos da Aviva destaca suas pessoas associadas – Foto: Divulgação/Aviva
Novos modelos de negócio e reconhecimentos
Em 2020, mesmo com a pandemia, foi possível manter entrada de receita graças ao Aviva Vacation Club, que baseia seu negócio em timeshare, modelo que a Aviva foi precursora no Brasil, ainda na década de 1990. Estes clientes fidelizados foram responsáveis por um recorde no índice de satisfação do produto em 2021. Hoje, o clube de férias, que é o maior da América do Sul, com 33 mil famílias em sua base, já é responsável por cerca de metade do faturamento do grupo.
No ano passado, a pandemia já tinha ficado para trás nos resultados da empresa, bem à frente do mercado, que projetava para este ano a retomada de crescimento. O Hot Park superou sua receita de 2019, faturando R$ 122 milhões, e o mês de julho teve resultado histórico para a Aviva, com R$ 155 milhões faturados. O parque aquático, que figura há dez anos entre os dez melhores do mundo pela Themed Entertainment Association (TEA) e conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio Travellers’ Choice da TripAdvisor, contabilizou um total de 353 mil visitantes no acumulado de janeiro a julho deste ano.
As férias de julho também seguiram proporcionando um crescimento significativo e, em 2023, foram responsáveis pela superação de 25% do lucro líquido projetado para o mês. As de janeiro também trouxeram recordes. Com a inauguração da nova atração Turbilhados, o Hot Park teve o melhor mês de janeiro desde que foi inaugurado, em 1997, e o Aviva Vacation Club superou em R$ 19 milhões sua meta para o mês. O primeiro semestre do ano também teve o maior resultado desde 2018, faturando R$ 376 milhões.