Ilhéus vive uma grande metamorfose no segmento turístico, estimulado com um marco importante no dia 25 de outubro, com o lançamento do Voe Ilhéus. Trata-se de um movimento de iniciativa da Prefeitura, por meio da pasta do Turismo, Sebrae e Prime Viagens, voltado à promoção de estratégias, organização e vendas, a fim de potencializar atrativos, aperfeiçoar serviços, divulgar o destino e ampliar network.
O primeiro passo do projeto foi o alinhamento da gestão pública com a iniciativa privada, unindo o trade turístico local, a partir deste encontro no Resort Jardim Atlântico, atraindo empresários de vários segmentos da indústria turística.
Foram apresentadas propostas de como promover o crescimento da demanda turística em Ilhéus, estimular novos produtos atrativos como eventos culturais, naturais e gastronômicos; capacitação da mão-de- obra local com o suporte da Solução Sebrae junto às empresas; e, em especial, o fomento de parcerias com operadoras de turismo, agências de viagens e empresas locais.
A programação incluiu um típico café da manhã; uma recepção calorosa com apresentação de música regional, pelo cantor Felipe Bezerra; peça de autoria de Gabriela e Nacib, do Grupo Teatro e Fantasia; exibição de um vídeo institucional da cidade mostrando suas riquezas ambientais, culturais e históricas, além dos equipamentos turísticos e estrutura municipal.
Durante apresentação institucional da Prefeitura, pelo superintende de Turismo, Fábio Carvalho, destacou “o potencial do destino e a importância da gestão pública e trade caminharem juntos para um turismo perene”, disse, agradecendo os empresários presentes, como do Resort Jardim Atlântico, Canabrava All Inclusive Resort, Hotel Aldeia da Praia e Farage Ferro e Aço. A gerente regional do Sebrae, Claudiana, reafirmou o compromisso da instituição aos projetos para aprimorar o modelo de turismo na cidade, com consultorias sobre tendências, atendimentos, serviços e propostas contemporâneas para um turismo sustentável.
DESTINO ENCANTADOR
Um dos pontos altos do evento foi a palestra da Ceo da Prime Viagens & Eventos, Lorena Ferreira, com o tema ‘Destino Encantador, mostrando oito motivos para Ilhéus ser referência no turismo, tais como suas belezas naturais com praias, rios e lagoa; patrimônio histórico com edifícios coloniais, igrejas e museus, além da Catedral de São Sebastião e o Museu Casa de Jorge Amado são locais imperdíveis; a tradição do cacau e chocolate que marcou a história da produção no Brasil com a possibilidade dos turistas visitarem fazendas para conhecer o processo de cultivo de cacau, produção de chocolate e degustação. A cultura das festas, música e dança tradicionais, acompanhada da culinária baiana, destacando a moqueca de peixe, o acarajé e a famosa cocada foram mencionadas. Além disso, elencou o ecoturismo com trilhas em florestas tropicais, passeios de barco pelos manguezais e a observação da vida selvagem. Sobretudo, enfatizou a hospitalidade em Ilhéus e logística, com aeroporto que possibilita um maior acesso.
Como parte das iniciativas, a partir do dia 3 de dezembro, a cidade receberá um famtour com 20 agentes de viagens, ligados à Operadora CVC, de várias localidades do país, que no dia 4, participarão de uma rodada de negócios com a hotelaria local. E, no dia 6, no Hotel Praia do Sol, acontecerá o Workshop Voe, com palestras da empresária Bárbara Alves sobre segmento de bares e restaurante, de Victor Baião sobre entretenimento, do Gerente de Produtos Bahia – CVC Corp, Aroldo Simões, finalizando com apresentação do case de Porto Seguro, pelo secretário adjunto de Turismo, Guto Jones.