Trabalhando com escolas locais, grupos de autistas e outros grupos envolvidos, a Emirates e o aeroporto internacional de Dubai (DXB) estão focados em melhorar a experiência de viagem de passageiros neurodivergentes, facilitando “ensaios de viagem” onde as crianças podem reproduzir sua viagem pelo aeroporto e a bordo da aeronave, além de trabalhar diretamente com as famílias para encantar superfãs como Humza, de 11 anos, em seu primeiro voo com a Emirates.
Humza Dabab voou recentemente de Melbourne para Dubai com sua mãe e dois irmãos e teve uma experiência VIP da Emirates, que é sua companhia aérea favorita. Este foi o seu primeiro voo com a Emirates, mas os seus pais informaram que ele já havia estudado todos os aspectos da Emirates, incluindo a própria aeronave, o sistema de entretenimento a bordo ice, o uniforme da tripulação de cabine e o vídeo de segurança. Humza comprou seu próprio cinto de segurança para simular e executar o aviso de segurança, o qual ele memorizou por completo. Além disso, ele possui uma coleção de modelos de aeronaves da Emirates para praticar a experiência de decolagem e pouso. Lamees, a mãe de Humza, disse: “O avião é o lugar feliz de Humza. Para ele, o destino não é a parte mais emocionante da viagem, posso afirmar com toda a sinceridade que é a viagem de avião em si. Ele está muito animado porque finalmente vai viajar com a Emirates.”
Humza é autista e a pontualidade é um requisito essencial das suas necessidades específicas. A possibilidade de atrasar ou perder o voo causaria uma ansiedade significativa que deve ser aliviada com antecedência. Os funcionários da Emirates e do aeroporto internacional de Dubai são treinados e preparados para essas solicitações e podem facilitar o embarque prioritário de pessoas neurodivergentes, chamadas de “People of Determination” nos Emirados Árabes Unidos, além de oferecer um sistema de apoio no aeroporto para clientes que declaram necessidades adicionais.
A Emirates também tem trabalhado em estreita colaboração com a Dubai Airports para facilitar os ensaios de viagem para crianças neurodiversas, incluindo estudantes do Centro Mohammed bin Rashid de Educação Especial. Estes ensaios fazem parte do programa de viagens acessíveis e inclusivas desenvolvido pela Dubai Airports e Emirates, criado para ajudar os clientes a se familiarizarem com o ambiente, o pessoal e os processos do aeroporto antes da viagem. Os participantes do programa são acompanhados por familiares e terapeutas no aeroporto e na aeronave para simular uma experiência de viagem autêntica, incluindo os artefatos físicos e os processos pelos quais os passageiros passam no dia da viagem, como cartões de embarque e verificação de segurança. O processo prático ajuda as famílias a ganhar confiança e gerenciar a experiência, permitindo que a Emirates e a Dubai Airports melhorem constantemente os serviços para passageiros com necessidades adicionais.
A Emirates ajuda os passageiros neurodivergentes e as pessoas com deficiências ocultas de várias maneiras:
Treinamento de funcionários da Emirates
Mais de 29 mil tripulantes de cabine e pessoal em terra em todo o mundo concluíram o treinamento de “Introdução ao Autismo e Deficiências Ocultas” da Emirates. O curso online foi lançado pela primeira vez em 2022 e abrange uma série de tópicos da Política Nacional para Pessoas de Determinação dos Emirados Árabes Unidos, que incluem como reconhecer o autismo e responder com empatia, além de fornecer dicas práticas sobre como ajudar passageiros com deficiências ocultas e informações sobre os sistemas oficiais de apoio aos passageiros no aeroporto.
Antes da viagem
Informações com antecedência
A Emirates ajuda os passageiros com deficiências ocultas, fornecendo o máximo de informação possível com antecedência, para que as famílias possam planejar, ensaiar e ficar tranquilas sobre a próxima viagem. Os passageiros podem verificar a página Accessible Travel no site da Emirates para obter informações e entrar em contato com o escritório local da Emirates no caso de dúvidas.
Seleção gratuita de assento e assento bulkhead para passageiros autistas e acompanhantes
Os passageiros que declaram uma deficiência oculta terão a facilidade de seleção gratuita de assentos adequados, por exemplo, os assentos bulkhead (na primeira fileira) e no meio da aeronave, tanto para o passageiro autista quanto para seu acompanhante. Esse serviço pode ser solicitado no escritório local da Emirates.
Reserva com “código DPNA” para suporte adicional
DPNA é um código do setor de aviação para solicitação de serviço especial (SSR, na sigla em inglês) para “passageiros com deficiência intelectual ou de desenvolvimento”. O código DPNA pode ser aplicado a uma reserva feita pessoalmente, por telefone ou agência de viagens quando for declarada a deficiência oculta, para que o passageiro seja acompanhado durante toda a viagem com suporte de pessoal treinado.
Guia para autistas no aeroporto internacional de Dubai
A Emirates colaborou com o aeroporto internacional do Dubai no desenvolvimento de uma ferramenta abrangente de planejamento pré-viagem para passageiros com deficiências ocultas. O Autism Friendly Guide do aeroporto internacional de Dubai fornece os passos com imagens de cada parte da jornada no aeroporto até o embarque e detalha os serviços que estão disponíveis.
Refeições solicitadas com antecedência
Alguns passageiros podem precisar de refeições especiais durante o voo se tiverem sensibilidade sensorial. Essas refeições podem ser solicitadas com no mínimo 24 horas de antecedência no site ou no aplicativo da Emirates. O cardápio apresenta opções de refeições sem glúten, pratos leves, refeições vegetarianas e para diabéticos. Para refeições infantis, as famílias que viajam com passageiro autista podem entrar em contato com o escritório local da Emirates com antecedência para fazer a solicitação.
Pré-seleção do conteúdo que vai assistir no aplicativo da Emirates
Baixe o aplicativo da Emirates e, antes do voo, os passageiros poderão planejar e pré-selecionar os filmes, programas de TV ou playlists de música favoritos. Assim que o passageiro embarcar, os itens escolhidos serão sincronizados imediatamente com o sistema de entretenimento ice, economizando tempo e permitindo que os passageiros se acomodem mais rapidamente para aproveitar o conteúdo selecionado.
Chegada ao aeroporto
Estacionamento gratuito por 2 horas
As pessoas com deficiências ocultas recebem estacionamento gratuito em todos os terminais do aeroporto internacional de Dubai por 2 horas. Os táxis para as pessoas com deficiências ocultas também podem ser reservados com a Dubai Taxi no número gratuito 80088088.
Uso do cordão de girassol para deficiências ocultas
O girassol é um símbolo mundialmente reconhecido para deficiências ocultas. Os funcionários da Emirates e do aeroporto internacional de Dubai com broches exibindo o girassol podem ser facilmente identificados e são especialmente treinados para ajudar os viajantes com deficiências ocultas. Os passageiros são incentivados a declarar a sua deficiência oculta a esses funcionários e a usar um cordão de girassol, permitindo apoio durante toda a jornada no aeroporto. O cordão de girassol pode ser retirado no balcão de informações do Terminal de Embarque 3 e em pontos de coleta específicos, que são facilmente identificados nos Terminais 1 e 2.
Rota amiga do autista
A Autism Friendly Route no aeroporto internacional de Dubai garante que as pessoas com deficiências ocultas passem pelo aeroporto usando uma rota dedicada a elas. A rota inclui acesso a faixas prioritárias de check-in, verificação de passaporte, segurança e embarque; e pode ser utilizada usando o cordão de girassol. A equipe especialmente treinada e equipada para apoiar as pessoas com deficiências ocultas será facilmente identificada usando broches exibindo o girassol, permitindo maior visibilidade, comunicação e suporte durante toda a jornada no aeroporto.
Embarque prioritário ou embarque por último, se preferir
As pessoas que declaram as suas deficiências ocultas ao pessoal da Emirates têm acesso facilitado ao embarque prioritário ou por último, se preferirem.
Experiência a bordo Emirates
Famílias com crianças têm assentos próximos
A Emirates faz o possível para acomodar famílias com crianças juntas, e os passageiros que declaram sua deficiência oculta se sentam ao lado de seu acompanhante ou responsável.
Fones de ouvido com cancelamento de ruído
Os passageiros com necessidades sensoriais e auditivas da First Class e Business Class têm acesso a fones de ouvido com cancelamento de ruído para bloquear os sons da cabine.
Sensibilidade à luz
Se o cliente, criança ou membro da família informar à tripulação de cabine da Emirates que possui sensibilidade à luz, a tripulação da cabine poderá desligar a luz individual do passageiro, fechar a persiana da janela após a decolagem e explicar que as luzes da cabine serão diminuídas assim que os serviços de refeição forem concluídos.
Quebra-cabeças da revista Fly with Me
As crianças a bordo que precisam de uma pausa da tela ou de uma distração podem solicitar o pacote de atividades “Fly with Me” da Emirates, que possui lápis de colorir não tóxicos, mapas-múndi adequados para crianças, quebra-cabeças, tutoriais de desenho e páginas para colorir, além de, atividades educacionais sobre Dubai e proteção do meio ambiente.
Entretenimento no ice
Os passageiros da Emirates podem passar o tempo curtindo a ampla biblioteca de entretenimento de classe mundial a bordo, que oferece mais de 6.500 canais de entretenimento sob demanda, com até 2 mil filmes e 1.500 horas de programas de TV, além de músicas, podcasts e audiolivros em 40 idiomas. O ice também oferece até 100 videogames, que podem ser jogados por dois jogadores em assentos diferentes se o jogo for multijogador.
Para melhorar a experiência de viagem dos passageiros neurodivergentes ou de pessoas com deficiências ocultas, a Emirates colabora com diversos grupos envolvidos, incluindo a Dubai Airports, a General Directorate of Residency and Foreigners Affairs, a alfândega de Dubai, a polícia de Dubai, o Centro de Autismo de Dubai e os departamentos de economia e turismo de Dubai.
|
SOBRE A EMIRATES
A partir de seu hub global em Dubai, a Emirates atende a clientes em seis continentes, fornecendo serviços de transporte aéreo de alta qualidade que facilitam o turismo e o comércio. A companhia aérea conquistou o reconhecimento do cliente com seus serviços líderes do setor em terra e no céu, fornecidos por funcionários apaixonados que representam mais de 160 países. A Emirates opera a maior frota do mundo de aeronaves Boeing 777 e Airbus A380 de fuselagem larga, oferecendo cabines espaçosas e recursos icônicos a bordo, como o A380 Shower Spa e o Onboard Lounge, e seu sistema de entretenimento a bordo ice, premiado por 14 anos consecutivos como o “melhor no céu”, está disponível em todos os assentos da sua frota. A Emirates está comprometida com operações ambientalmente responsáveis e se concentra em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e proteção da vida selvagem e dos habitats.