Crescimento reflete comparação da operação registrada no primeiro trimestre de 2023 com a oferta programada para o primeiro trimestre de 2024
Companhia atendeu restrições do Santos Dumont e vai inaugurar as rotas Galeão-Manaus, Galeão-Recife e Galeão-Natal em janeiro de 2024
Saldo final da LATAM é oferta total de assentos (doméstica e internacional) 5% maior na capital fluminense no comparativo do primeiro trimestre de 2024 com mesmo período de 2023
São Paulo, 6 de outubro de 2023 – A LATAM acaba de concluir a alteração dos seus voos para atender as restrições operacionais do aeroporto Santos Dumont. Como saldo final das mudanças, a companhia triplicará a sua oferta doméstica de assentos (ASK¹) no Galeão e ampliará em 5% a sua oferta (ASK¹) total de assentos (doméstica e internacional) em todo o Rio de Janeiro. É isso o que revela a comparação da operação da companhia na capital fluminense no primeiro trimestre de 2023 com a operação programada para o primeiro trimestre de 2024. As passagens aéreas estarão disponíveis em no site da LATAM ao longo desta semana.
Ao atender as restrições do Santos Dumont, a LATAM conseguirá inaugurar as rotas Galeão-Manaus, Galeão-Recife e Galeão-Natal em janeiro de 2024. Também vale destacar como investimentos da LATAM no Rio de Janeiro a manutenção dos seus voos internacionais do Galeão para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile), bem como os aportes da sua joint venture com a Delta Air Lines. De dezembro de 2023 a março de 2024, a Delta vai operar as rotas sazonais Galeão-Nova York e Galeão-Atlanta.
A partir de janeiro de 2024, a LATAM vai operar no Santos Dumont apenas o voo direto para Congonhas. Com isso, viagens entre Rio de Janeiro e os aeroportos de Navegantes, Goiânia, Florianópolis e Curitiba só serão possíveis por meio de conexão em Congonhas. O cliente com voo reprogramado pelas mudanças pode remarcar gratuitamente a sua viagem ou solicitar o reembolso do seu bilhete em Minhas Viagens.
Confira abaixo o comparativo trimestral da quantidade de voos semanais da LATAM no Rio de Janeiro:
|
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso ao transporte aéreo no Brasil, onde transporta uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer no site da LATAM passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).
Há um ano, o grupo LATAM também implementou a sua joint venture com a Delta Air Lines, gerando mais conectividade e unindo os mais de 120 destinos sul-americanos atendidos pela LATAM aos mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta.
¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
² Ainda não há definição do aeroporto (Aeroparque ou Ezeiza) em que a LATAM irá operar a rota Galeão-Buenos Aires no primeiro trimestre de 2024.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.
O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.