Foi assinada nesta sexta-feira (29/9) a transferência da outorga do Aeroporto de Mossoró – Dix-Sept Rosado do Governo do Rio Grande do Norte para a Infraero. A solenidade contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Infraero, Rogério Barzellay, da governadora do RN, Fátima Bezerra, do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, entre outras autoridades. Até então, a Companhia fazia a gestão e operação do terminal sob contrato firmado com o governo potiguar em dezembro de 2022.
Durante o evento, Costa Filho anunciou o repasse de R$ 20 milhões para obras de modernização do aeroporto potiguar. “O presidente Lula nos autorizou a investir no Aeroporto de Mossoró e assim estamos fazendo. Nos próximos meses vamos discutir também outros investimentos para o Rio Grande do Norte, como o projeto do Porto-Indústria Verde, que promete alavancar a economia do Estado”, disse o ministro.
A governadora Fátima Bezerra celebrou a iniciativa. “O investimento anunciado pelo ministro será utilizado para melhorar a segurança e a eficiência do terminal, fazendo com que o Aeroporto de Mossoró se torne um equipamento capaz de cumprir com sua vocação, que é promover o desenvolvimento de Mossoró e de toda a região”, afirmou. A governadora divulgou que conseguiu viabilizar uma nova rota para o Aeroporto de Mossoró. “Ontem a Secretaria de Turismo do RN definiu com a Latam que a partir de agora Mossoró ganhará um novo trecho de voo, que será Fortaleza – Mossoró – Natal”, disse.
Entre as melhorias a serem realizadas pela Infraero, estão a revitalização do pavimento e sinalização horizontal da pista de taxiamento, adequação de portões de acesso e da cerca operacional, instalação de auxílio visual à navegação aérea, revitalização do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ampliação do terminal de passageiros, entre outras ações. “Nossa ideia é que a partir de novembro sejam iniciados os processos licitatórios para que, no ano que vem, o aeroporto esteja preparado para operar voos a jato, que é nosso objetivo maior”, destacou Rogério Barzellay.
Aeroporto de Mossoró
O Aeroporto de Mossoró, que deve fechar 2023 com um fluxo de 30.745 passageiros, de acordo com projeção do PAN (Plano Aeroviário Nacional), estima chegar a 76.355 passageiros dentro de 29 anos. O terminal tem atualmente 7 voos regulares semanais destinados a outras localidades e recebe 6 voos, abrangendo os seguintes destinos: Recife/PE, Natal/RN e Fortaleza/CE.
O Aeroporto de Mossoró foi incluído no PAN 2022-2052 (Plano Aeroviário Nacional), considerado estratégico pelo Plano Geral de Outorgas e, portanto, de interesse do Governo Federal.
Infraero – Prestadora de Serviços
Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, agora, por 13 aeroportos e 21 terminais sob contrato junto a estados e municípios para a gestão e operação.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.