Com 40 anos de mercado, Bancorbrás aumenta presença no mercado paulista e nos canais digitais, e amplia e qualifica a oferta de produtos e serviços turísticos.
O conglomerado empresarial Bancorbrás, com sede em Brasília, anunciou em julho a aquisição do controle acionário da agência de viagem online Zarpo, uma das principais do setor, e já logra resultados. “Nestes 2 meses, já observamos resultados positivos, que abrem espaço para vantagens em curto, médio e longo: ampliamos a oferta de soluções, elevamos a qualidade de nossa atuação, atingindo novos públicos, e, assim, estamos expandindo a carteira de clientes Bancorbrás, hoje na casa das 100 mil pessoas em todo o país. A perspectiva é dobrar o faturamento anual em turismo”, afirma Cláudio Roberto Nogueira de Souza Filho, Diretor-Geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás.
O Zarpo atua há 12 anos e transaciona cerca de R$ 150 milhões ao ano. A Bancorbrás completa 40 anos este ano, emprega 1.100 funcionários e atua nos segmentos de turismo, corretagem de seguros e administração de consórcios. As duas companhias são S.A. de capital fechado.
A aquisição é uma das estratégias de expansão de negócios da Bancorbrás, que não para por aí. A companhia está avaliando outras iniciativas para expandir sua oferta de produtos e serviços em turismo. Cláudio Roberto explica que o conglomerado elaborou uma Tese de Investimento para orientar a expansão. Com base nela, o grupo está monitorando os ecossistemas de inovação para agregar ou desenvolver as soluções adequadas para o atendimento às expectativas de seu perfil de clientes.
Mercado de turismo paulista e vendas digitais
Ao agregar a Zarpo ao conglomerado, a Bancorbrás objetiva aprimorar ainda mais a qualidade da experiência de viagem de seus clientes, tanto para o clube quanto para sua agência própria de turismo. A Bancorbrás vislumbra ainda multiplicar sua presença no mercado turístico do estado de São Paulo e nas vendas online.
O Zarpo atua em B2C e B2B2C, com vendas exclusivamente online, emprega 80 profissionais e conta com 7 milhões de clientes cadastrados, sendo 60% deles do estado paulista. Ao mesmo tempo, outro ponto importante desse investimento é qualificar ainda mais as experiências de viagem dos clientes de ambas as companhias e praticar valores mais competitivos. “A estratégia do Zarpo de consolidar sua base de CRM, seu posicionamento no mercado e perfil específico de clientela, focada em famílias de classes A e B, oferecendo uma seleção dos melhores hotéis e um dos melhores atendimentos do mercado, foi muito assertiva”, diz o executivo.
Para os clientes das duas companhias, a união das expertises “resultou em maior oferta turística e mais facilidade para planejar cada viagem, com curadoria de serviços turísticos voltados a torná-la uma experiência muito satisfatória, com variedade, tranquilidade, comodidade e segurança”, argumenta Cláudio. Ele diz ainda que na administração do Zarpo nada mudou, e que a empresa online se beneficiará do apoio e da força da Bancorbrás para continuar sua expansão. Daniel Topper seguirá como CEO, o que favorece o processo de transição administrativa e a implementação das sinergias entre as empresas.
Elevação no movimento turístico
A movimentação da Bancorbrás encontra respaldo na tendência do mercado de turismo. Desde o 2º semestre de 2022 pesquisas têm identificado o desejo dos brasileiros de viajarem mais. Uma delas, feita pela companhia de pesquisa e insights de mercado e consumo Hibou, aponta que mais de 50% da população pretende viajar este ano.
Cláudio afirma que “nesses 40 anos de história, a Bancorbrás sempre foi movida pela inovação e empreendedorismo, mas, principalmente, pelo respeito e cuidado com os clientes. E para podermos construir um futuro sustentável para os negócios, estamos avaliando estratégias com foco na melhoria dos serviços e na ampliação dos negócios, priorizando a jornada do cliente para sua inteira satisfação”.