Roadshow “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a TurisRio, levou cerca de 800 pessoas à ação de promoção turística, que aconteceu nesta quarta na capital federal
O Rio de Janeiro está em alta nos principais mercados emissores de turistas do Brasil. O projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, desembarcou nesta quarta-feira (30/8), em Brasília, onde cerca de 800 pessoas lotaram o show, que aconteceu no espaço Contexto. A apresentação trouxe uma experiência temática do Rio de Janeiro por meio de músicas interpretadas pelo cantor Mumuzinho, que é o embaixador da ação nesta edição de 2023.
A iniciativa apresenta as belezas do estado e seus inúmeros atrativos em lugares estratégicos para a emissão de turistas ao RJ. Baseado em três pilares, “O Rio Continua Lindo. E Perto!” trouxe o encontro comercial “O Rio é de Vocês”, que consiste numa capacitação sobre destinos e uma rodada de negócios entre os fornecedores do Rio e as agências de viagens de Brasília; uma campanha publicitária veiculada nas principais mídias locais e nas redes sociais; além do show temático com o cantor Mumuzinho, impactando milhares de pessoas.
Para o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, a ação vem trazendo resultados muito expressivos na vinda de turistas, em especial, nos períodos sazonais e na alta temporada, além do alto fluxo de visitantes nos grandes eventos de fim de ano, férias e verão.
– Este é um projeto que contempla a capital do nosso país, que tem enviado cada vez mais turistas para o nosso estado. O Governo do Estado do RJ tem investido cada vez mais nessa atividade, que tanto movimenta a nossa cadeia produtiva, trazendo artistas que nos representam e criam uma identidade do Rio de Janeiro como é o caso do Mumuzinho. Hoje, estamos aqui para promover os nossos destinos com o que há de melhor no nosso estado: praia, montanha, natureza, cultura e grandes eventos do calendário anual dos municípios – explica Gustavo Tutuca.
Para Mumuzinho, a experiência de representar o turismo do Rio de Janeiro pelo Brasil tem sido uma oportunidade de mostrar o melhor do estado por meio das suas músicas.
– Estou muito feliz em representar o Rio de Janeiro nessas 8 cidades por onde o projeto passa. Brasília é a quarta cidade onde promovemos o RJ, que acaba sendo a grande porta de entrada para os turistas do Brasil e do mundo. Hoje, trago muitas novidades nesse show, que vai ser inesquecível para esse público lindo que espera uma conexão com o Rio, através da minha música – ressaltou Mumuzinho.
O projeto passará por mais 5 cidades até novembro deste ano: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Gramado (RS). No início do mês, passou por Belo Horizonte (MG) e por Ribeirão Preto (SP) e na última terça-feira (29) por Goiânia (GO). Ao todo, os shows temáticos reuniram mais de 6 mil pessoas nas 4 cidades por onde passou, além da participação expressiva do trade turístico local. Nos encontros comerciais, representantes dos municípios, hotelaria e atrativos proporcionam ofertas de destinos do RJ, impulsionando ainda mais o fluxo turístico.
Ainda na quarta-feira, à tarde, a Setur-RJ reuniu o trade de Brasília no encontro comercial “O Rio é de Vocês” com agentes, operadores, fornecedores e players da cadeia produtiva do Turismo. No evento, os destinos do interior tiveram destaque em workshops com especialistas e representantes. A ideia é promover as 12 regiões turísticas, que compõem o estado e seus atrativos por meio de rodadas de negócios entre fornecedores do trade do Rio de Janeiro e players do mercado brasiliense de turismo.
Confira o calendário completo do Rio Continua Lindo! E Perto – edição 2023
12 de setembro – Porto Alegre
14 de setembro – Curitiba
27 de setembro – Rio de Janeiro (ABAV EXPO)
18 de outubro – São Paulo
9 de novembro – Gramado (FESTURIS)