MIAMI, Flórida – 1º de agosto de 2023 – Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. (NYSE: NCLH) (juntamente com NCL Corporation Ltd., “Norwegian Cruise Line Holdings”, “Norwegian”, “NCLH” ou a “Empresa”) informou hoje os resultados financeiros do segundo trimestre encerrado em 30 de junho de 2023 e forneceram orientação para o terceiro trimestre e o ano de 2023.
Destaques do segundo trimestre de 2023:
• A empresa atendeu ou superou a orientação para todas as principais métricas no segundo trimestre.
- • Gerou uma receita total de US$ 2,2 bilhões, um recorde para a empresa e um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2019, e um lucro líquido GAAP(Princípios Contábeis Geralmente Aceitos)de US$ 86,1 milhões, ou Lucro por Ação de US$ 0,20.
- • Atingiu EBITDA ( Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) Ajustado de aproximadamente US$ 515 milhões e LPA Ajustado de US$ 0,30, acima da orientação de US$ 485 milhões e US$ 0,25, respectivamente. O desempenho superior do segundo trimestre foi impulsionado pelo sólido desempenho da receita, custos mais baixos e preços de combustível favoráveis.
- • A ocupação melhorou sequencialmente para aproximadamente 105% no trimestre, em linha com a orientação e refletindo a conclusão de nossa alavancagem em fases.
- • A receita total por dia de cruzeiro de passageiro aumentou aproximadamente 15% conforme relatado e em moeda constante, em comparação com o mesmo período de 2019.
- • Continuou a demonstrar os resultados da iniciativa contínua de melhoria da margem, incluindo a melhoria sequencial nos custos operacionais. Os custos brutos de cruzeiro por dia de capacidade foram de aproximadamente US$ 315 no trimestre. Os Custos Líquidos Ajustados de Cruzeiro excluindo Combustível por Dia de Capacidade em moeda constante foi de aproximadamente US$ 156, inferior ao trimestre anterior e orientação de US$ 159.
- • A posição acumulada de reservas para o restante de 2023 continua em níveis recordes e com preços mais altos. A Companhia permanece dentro de sua posição ideal de reservas de aproximadamente 60-65% em uma base de 12 meses à frente.
- • O saldo de vendas antecipadas de cruzeiros aumentou em relação ao trimestre anterior, atingindo um recorde de US$ 3,5 bilhões, aproximadamente US$ 167 milhões acima do trimestre anterior e 56% acima do segundo trimestre de 2019.
- • $ 2,4 bilhões de liquidez no final do trimestre, incluindo o aumento de um retorno de $ 500 milhões de garantia em dinheiro de um processador de cartão de crédito.
- • A orientação de LPA ajustado para o ano de 2023 melhorou US$ 0,05 para aproximadamente US$ 0,80, refletindo o desempenho superior do segundo trimestre e os resultados fortes contínuos esperados para o restante de 2023. A orientação de EBITDA ajustado melhorou para a faixa de US$ 1,85 a US$ 1,95 bilhão. A orientação atualizada reflete aproximadamente US$ 30 milhões em ventos contrários de juros mais altos e despesas com combustível na segunda metade do ano.
“Temos o prazer de relatar fortes resultados do segundo trimestre, nos quais atingimos ou superamos a orientação em todas as principais métricas, permitindo-nos melhorar nossa perspectiva para o ano inteiro de EBITDA Ajustado e LPA Ajustado”, disse Harry Sommer, presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. “A força contínua no ambiente de demanda é evidente não apenas nos resultados deste trimestre, no qual geramos um aumento significativo nos preços com base no crescimento de capacidade de 19% em comparação com 2019, mas também em nossa posição reservada a prazo, que está dentro nosso alcance ideal e com preços mais altos. À medida que olhamos para o futuro próximo, estamos focados em sustentar esse momento capitalizando o ambiente de demanda robusta, aprimorando estrategicamente a experiência de nossos hóspedes, redimensionando nossa base de custos por meio de nossa iniciativa contínua de aprimoramento de margem, criando entusiasmo para os próximos lançamentos Norwegian Viva e Regent Seven Seas Grandeur e, finalmente, traçar um caminho para reduzir a alavancagem e reduzir o risco de nosso balanço.”
Atualização do ambiente de negócios, operações e reservas
A ocupação atingiu aproximadamente 105% no segundo trimestre de 2023, em linha com a orientação e marcando um ponto significativo com o aumento gradual agora concluído. Espera-se que a ocupação média para o ano de 2023 seja de 103,5%, consistente com a orientação anterior. Como esperado, a ocupação no trimestre é ligeiramente menor do que no segundo trimestre de 2019, refletindo a mudança estratégica da empresa para itinerários mais longos e imersivos. Esta mudança resulta naturalmente em níveis de ocupação mais baixos e espera-se que atraia hóspedes de maior qualidade, gere rendimentos líquidos mais elevados, melhore a satisfação dos hóspedes e cultive uma lealdade mais forte ao longo do tempo. Como resultado, espera-se que a ocupação do ano inteiro em 2024 e além seja aproximadamente 200 pontos base menor em relação a 2019.
A Companhia continua experimentando uma demanda de consumo forte e resiliente. A posição acumulada para o segundo semestre de 2023 está à frente dos níveis de 2019 com preços continuamente mais altos. Em uma base de 12 meses à frente, a Companhia continua em sua posição de reserva ideal de aproximadamente 60-65%. Em 30 de junho de 2023, o saldo de vendas antecipadas de passagens da empresa, incluindo a parcela de longo prazo, era de um recorde de US$ 3,5 bilhões, aproximadamente US$ 167 milhões a mais do que no trimestre anterior e aproximadamente 56% a mais do que no segundo trimestre de 2019. Geração de receita a bordo permanece robusta com força ampla em todos os fluxos de receita. A empresa continua focada em aumentar sua receita de pré-venda para hóspedes antes da partida, já que isso geralmente resulta em gastos gerais mais altos durante a jornada do cruzeiro, bem como entrada de caixa mais antecipada e previsível.
A receita total aumentou 33% no segundo trimestre em relação a 2019, com a receita total por Passenger Cruise Day aumentando aproximadamente 15% conforme relatado e em moeda constante. A margem bruta por dia de capacidade foi de aproximadamente US$ 116 no trimestre. O crescimento do rendimento líquido de aproximadamente 2,9% em relação a 2019 em uma base de moeda constante estava em linha com a orientação. A empresa continua no caminho certo para alcançar sua orientação de preço saudável de crescimento líquido per diem na faixa de 9,0 a 10,5% e crescimento do rendimento líquido na faixa de 5,0 a 6,5% para o ano inteiro, tanto em uma base de moeda constante quanto em comparação com 2019
A empresa continua a se concentrar em esforços para maximizar as oportunidades de receita e redimensionar sua base de custos para fortalecer a base para um crescimento lucrativo e sustentado. Os custos brutos de cruzeiro por dia de capacidade foram de aproximadamente US$ 315 no trimestre, em comparação com os US$ 298 do último trimestre. Os custos líquidos ajustados de cruzeiros excluindo combustível por dia de capacidade em moeda constante no segundo trimestre de 2023 foram de aproximadamente US$ 156, uma melhoria em relação ao primeiro trimestre e orientação de US$ 159, pois certas iniciativas de economia de custos continuaram a ser realizadas. Olhando para o terceiro trimestre, a empresa espera que essa métrica mostre uma melhoria sequencial modesta para aproximadamente US$ 152, ou aproximadamente US$ 155 excluindo certos benefícios não recorrentes esperados no trimestre. A Companhia continuará a identificar e avaliar uma variedade de iniciativas para melhorar sua estrutura de custos e perfil de margem.
Plano de Liquidez e Recuperação Financeira
A Companhia continua priorizando esforços para otimizar seu balanço e reduzir a alavancagem. Em 30 de junho de 2023, a Empresa tinha uma posição de dívida total de US$ 13,1 bilhões. A Companhia continua com a expectativa de refinanciar sua Linha de Crédito Operacional até o final do ano. Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida total era de US$ 12,2 bilhões e a empresa espera uma melhoria contínua em sua dívida líquida.
A liquidez da empresa era de aproximadamente US$ 2,4 bilhões, consistindo em aproximadamente US$ 900 milhões em caixa e equivalentes de caixa, US$ 875 milhões de disponibilidade em seu Revolving Loan Facility e um compromisso de backstop não sacado de US$ 650 milhões. O aumento na liquidez em relação ao trimestre anterior reflete o retorno total de aproximadamente US$ 500 milhões em garantia em dinheiro que anteriormente era mantido em reserva por um processador de cartão de crédito. A empresa também tem um compromisso incremental de $ 300 milhões não garantidos e não sacados até 2 de janeiro de 2024, o que aumenta a liquidez futura à medida que se torna disponível para sacar em 4 de outubro de 2023. A empresa continua acreditando que sua geração de caixa contínua, alimentada por seu financiamento atraente pipeline de crescimento de novas construções, fornece um caminho para atender às suas necessidades de liquidez de curto prazo, incluindo seus pagamentos programados de amortização de dívidas e despesas de capital.
“Durante o trimestre, alcançamos o segundo trimestre consecutivo de melhoria sequencial de custos operacionais, demonstrando nosso compromisso e foco incansável em melhorar a eficiência, reduzir custos e restaurar nossas margens de maneira estratégica e orientada por dados, preservando a experiência do hóspede e níveis de serviço superiores pelos quais nossas marcas são conhecidas”, disse Mark A. Kempa, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. , que não apenas forneceu um impulso significativo à nossa liquidez, elevando-a para US$ 2,4 bilhões no final do trimestre, mas também é um forte sinal de nossos parceiros externos, de sua maior confiança em nossa posição financeira e perspectivas futuras”.
Resultados do segundo trimestre de 2023
O lucro líquido GAAP foi de US$ 86,1 milhões ou LPA de US$ 0,20 em comparação com o prejuízo líquido de US$ (509,3) milhões ou LPA de US$ (1,22) no ano anterior. A empresa relatou lucro líquido ajustado de $ 137 milhões ou LPA ajustado de $ 0,30 no segundo trimestre de 2023. Isso se compara ao prejuízo líquido ajustado e LPA ajustado de $ (478,3) milhões e $ (1,14), respectivamente, no segundo trimestre de 2022 O EBITDA ajustado no segundo trimestre foi de aproximadamente US$ 515 milhões, melhor do que a orientação impulsionada principalmente por menores custos líquidos ajustados de cruzeiros e menores despesas com combustível. Isso também marca o primeiro trimestre em que o EBITDA ajustado superou o mesmo trimestre de 2019, um marco importante nos esforços de recuperação da empresa.
Os custos brutos de cruzeiro por dia de capacidade foram de aproximadamente US$ 315 no trimestre, conforme informado, e US$ 316 em moeda constante. Os Custos Líquidos Ajustados de Cruzeiro excluindo Combustível por Dia de Capacidade em moeda constante foram de aproximadamente US$ 156, refletindo uma diminuição em comparação com o primeiro trimestre de 2023, pois os benefícios da iniciativa contínua de melhoria de margem da Empresa continuam a ser percebidos.
O preço do combustível por tonelada métrica, líquido de hedges, caiu para $ 715 de $ 836 em 2022. A Empresa relatou despesas com combustível de $ 164 milhões no período.
As despesas com juros, líquidas, foram de $ 177,7 milhões em 2023, em comparação com $ 144,4 milhões em 2022. O aumento nas despesas com juros é principalmente o resultado de taxas mais altas.
Outras receitas (despesas), líquidas foram despesas de $ (8,0) milhões em 2023 em comparação com receitas de $ 31,0 milhões em 2022. Em 2023, as despesas se relacionaram principalmente a perdas em remensurações de moeda estrangeira.
Perspectiva e Orientação
Além de anunciar os resultados do segundo trimestre de 2023, a Empresa também forneceu orientações para o terceiro trimestre e o ano de 2023 completo, juntamente com as sensibilidades correspondentes. A Companhia não fornece certos resultados futuros estimados em uma base GAAP porque a Companhia é incapaz de prever, com razoável certeza, o movimento futuro das taxas de câmbio ou o impacto futuro de certos ganhos e encargos. Esses itens são incertos e dependerão de vários fatores, incluindo condições do setor, e podem ser relevantes para os resultados da empresa calculados de acordo com o GAAP. A Empresa não forneceu reconciliações entre a orientação da Empresa para 2023 e as medidas GAAP mais diretamente comparáveis porque seria muito difícil preparar uma reconciliação quantitativa confiável do US GAAP sem esforço excessivo
2023 Guidance | ||||||||||||
Third Quarter 2023 | Full Year 20231 | |||||||||||
As Reported | Constant Currency | As Reported | Constant Currency | |||||||||
Net Per Diem vs. 2019 | 6.50% to 7.50% | 7.00 to 8.00% | 8.50% to 10.00% | 9.00% to 10.50% | ||||||||
Net Yield vs. 2019 | 1.75% to 2.75% | 2.25% to 3.25% | 4.50% to 6.00% | 5.00% to 6.50% | ||||||||
Adjusted Net Cruise Cost
Excluding Fuel per Capacity Day |
Approx. $152.00 | Approx. $155.50 | Approx. $156.00 | |||||||||
Capacity Days | Approx. 5.85 million | Approx. 22.7 million | ||||||||||
Occupancy | Approx. 106.0% | Approx. 103.5% | ||||||||||
Adjusted EBITDA | Approx. $730 million | $1.85 to $1.95 billion | ||||||||||
Adjusted EPS2 | Approx. $0.70 | Approx. $0.80 | ||||||||||
Diluted Weighted-Average Shares Outstanding3 | Approx. 510 million4 | Approx. 460 million4 | ||||||||||
Depreciation and Amortization | Approx. $205 million | Approx. $815 million | ||||||||||
Adjusted Interest Expense, net5 | Approx. $185 million | Approx. $720 million | ||||||||||
Effect of a 1% change in Net Yield on Adjusted EBITDA / Adjusted EPS2 | Approx. $18 million
Approx. $0.04 |
Approx. $33 million
Approx. $0.07 |
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Effect of a $1 change in Adjusted Net Cruise Cost Excluding Fuel per Capacity Day on Adjusted EBITDA / Adjusted EPS2 | Approx. $6 million
Approx. $0.01 |
Approx. $12 million
Approx. $0.03 |
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(1) Sensitivities for Adjusted EBITDA and Adjusted EPS are for the remainder of 2023. (2) Based on midpoint of guidance and using diluted weighted-average shares outstanding of approximately 510 million for the third quarter of 2023 and 460 million for full year 2023 Adjusted EPS. Adjusted EPS is calculated using the “if-converted” method and therefore excludes approximately $17 million of interest expense in the third quarter of 2023 and approximately $18 million for full year 2023 associated with the Company’s exchangeable notes. (3) Calculated using the “if-converted” method as consistent with the FASB accounting standards. (4) Q3 2023 assumes all four of the Company’s exchangeable notes are dilutive and therefore included in diluted weighted-average shares outstanding. FY 2023 assumes only the 2027 1.125% Exchangeable Notes are dilutive and included in the diluted weighted-average shares outstanding. (5) Based on our June 30, 2023 outstanding variable rate debt balance, a one percentage point increase in annual SOFR interest rates would increase our annual interest expense by approximately $17 million excluding the effects of capitalization of interest.
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O seguinte reflete as taxas de câmbio de moeda estrangeira que a Empresa usou em sua orientação para o terceiro trimestre de 2023. Orientação atual | ||||||||||||
Euro | $1.09 | |||||||||||
British pound | $1.27 | |||||||||||
Australian Dollar | $0.67 | |||||||||||
Canadian Dollar | $0.76 | |||||||||||
Combustível
O seguinte reflete as expectativas da Empresa em relação ao consumo e preços de combustível, juntamente com as sensibilidades associadas.
Terceiro trimestre de 2023
Ano Completo 2023
Consumo de combustível em toneladas métricas1
240.000
980.000
Preço do combustível por tonelada métrica, líquido de coberturas2
$ 725
$ 735
Efeito no lucro por ação ajustado de uma variação de 10% nos preços do combustível, líquido de hedges
$ 0,01
$ 0,033
(1) Espera-se que o consumo de combustível para todo o ano de 2023 seja dividido aproximadamente uniformemente entre óleo combustível pesado e gasóleo naval.
(2) Os preços dos combustíveis são baseados nas curvas futuras de 21/07/23.
(3) Para os restantes trimestres de 2023.
Em 30 de junho de 2023, a Companhia havia coberto aproximadamente 51% e 26% de suas toneladas métricas projetadas totais de consumo de combustível para o restante de 2023 e 2024, respectivamente. A tabela a seguir apresenta os valores protegidos e o preço por tonelada métrica de óleo combustível pesado (“HFO”) e gasóleo marítimo (“MGO”).
Restante de 2023 | 2024 | |||
% de consumo de HFO coberto1 | 28% | 13% | ||
Preço de Hedge HFO Misturado / Tonelada Métrica | $571 | $371 | ||
% de Consumo de MGO Coberto | 73% | 37% | ||
Preço de Cobertura MGO Misturado / Tonelada Métrica | $703 | $718 | ||
% Total de Consumo Coberto | 51% | 26% |
(1) Os derivados cobertos incluem coberturas contábeis, bem como coberturas econômicas.
Despesas de Capital
As despesas de capital não novas para o segundo trimestre de 2023 foram de US$ 79 milhões. Os gastos de capital previstos para não novas construções para o ano de 2023 devem ser de aproximadamente US$ 425 milhões, incluindo aproximadamente US$ 90 milhões no terceiro trimestre.
Os gastos de capital relacionados à construção nova, líquidos de financiamento de crédito à exportação, devem ser de aproximadamente US$ 0,5 bilhão, US$ 0,2 bilhão e US$ 0,5 bilhão para os anos completos encerrados em 31 de dezembro de 2023, 2024 e 2025, respectivamente. Os gastos líquidos de capital relacionados à nova construção para o segundo trimestre de 2023 foram de aproximadamente US$ 90 milhões e devem ser de aproximadamente US$ 230 milhões para o terceiro trimestre de 2023, incluindo a entrega do Norwegian Viva em agosto.
Atualizações da empresa e outros destaques de negócios:
Ambiental, Social e de Governança (“ESG”)
- A Norwegian Cruise Line Holdings publicou seu relatório ambiental, social e de governança (ESG) de 2022 e o índice do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) como parte de seu programa global de sustentabilidade, Sail & Sustain. O relatório destaca o progresso na estratégia e metas ESG da NCLH, incluindo seus esforços nos cinco pilares do Sail & Sustain. Saiba maisaqui.
- A Norwegian Cruise Line anunciou os 20 vencedores de seu quarto premiado programa anual de reconhecimento Giving Joy, que oferece aos professores merecedores cruzeiros gratuitos e a chance de embarcar no Norwegian Viva. O concurso de 2023 atraiu o apoio de mais de 3.400 professores na América do Norte. Saiba maisaqui.
- A Norwegian Cruise Line, em parceria com a Coca-Cola, teve o orgulho de homenagear mais de 40 famílias Gold Star como parte das 600 milhas de lembrança em 28 de maio de 2023 na Coca-Cola 600 no Charlotte Motor Speedway. Ocorrendo no fim de semana do feriado do Memorial Day, a Coca-Cola 600 homenageou os membros do serviço militar e suas famílias, incluindo um brunch especial exclusivo para famílias Gold Star, onde cada família recebeu um cruzeiro gratuito de sete dias. Saiba maisaqui.
Atualizações de frota e marca
- A Norwegian Cruise Line anunciou que o cantor, compositor, músico e produtor indicado ao GRAMMY® e cinco vezes vencedor do Latin GRAMMY®, Luis Fonsi, será o padrinho de seu mais novo navio inovador, o Norwegian Viva. Saiba maisaqui.
- A Oceania Cruises anunciou que o Chef Alexis Quaretti, Diretor Culinário Sênior, foi empossado nos prestigiosos escalões dos Maîtres Cuisiniers de France. Quaretti se junta ao vice-presidente de culinária da Oceania Cruises, Eric Barale, que atuou como padrinho de Quaretti no programa. Como tal, a Oceania Cruises é a única grande companhia de cruzeiros a ter dois Master Chefs da França.Saiba maisaqui.
- A Regent Seven Seas Cruises anunciou que Sarah Fabergé, membro fundador do The Fabergé Heritage Council e bisneta de Peter Carl Fabergé, servirá como madrinha do Seven Seas Grandeur. Sarah batizará o navio em um elegante e exclusivo evento de gala em Miami, Flórida, em 10 de dezembro de 2023, que também contará com entretenimento incrível da atriz e cantora vencedora dos prêmios Emmy e Tony, Kristin Chenoweth. Saiba maisaqui.
- A Norwegian Cruise Line anunciou que o Norwegian Joy passará por extensas melhorias em janeiro de 2024 para elevar a experiência do hóspede a bordo com ofertas populares, incluindo uma nova suíte termal no Mandara Spa and Salon, Vibe Beach Club expandido, 24 novas cabines, redesenhado The Haven Premier Owner’s Suites de três quartos e muito mais
- A Regent Seven Seas Cruises anunciou uma parceria histórica com a Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas de hotéis independentes. Este acordo exclusivo marca a primeira vez que uma linha de cruzeiros faz parceria com a GHA, reunindo duas marcas de luxo líderes no setor de viagens. . Saiba maisaqui.
- A Oceania Cruises oferecerá a seus hóspedes simplesmente MORE™ do que nunca, com passagens aéreas de ida e volta gratuitas, traslados gratuitos para o aeroporto, excursões gratuitas em terra e um pacote de bebidas gratuito para todos os hóspedes, para todas as novas reservas a partir de 1º de julho de 2023, para partidas em 1º de outubro , 2023 ou posterior. Criada para elevar a experiência do hóspede, a promessa de valor recém-revelada foi projetada para criar memórias duradouras em destinos atraentes e fornecer acesso a benefícios requintados.Saiba maisaqui.
Outros destaques
- A NCLH fortaleceu sua equipe de liderança executiva com a adição do veterano da indústria de cruzeiros, Patrik Dahlgren, como o novo vice-presidente executivo de operações de navios da empresa. Dahlgren supervisionará as operações marítimas e técnicas, operações hoteleiras, entretenimento, programas de cruzeiros e segurança nas três marcas da NCLH. Dahlgren sucede Robin Lindsay, que atuará como vice-presidente executivo de novas construções e reformas, supervisionando o robusto programa de novas construções e os projetos de reforma da empresa.Saiba maisaqui.
Video conferência
A empresa agendou uma videoconferência para terça-feira, 1º de agosto de 2023, às 10h, horário do leste dos EUA, para discutir os resultados do segundo trimestre de 2023 e fornecer uma atualização de negócios. Um link para o webcast ao vivo junto com uma apresentação de slides pode ser encontrado no site de relações com investidores da empresa em https://www.nclhltd.com/investors. Uma reapresentação da videoconferência também estará disponível no site por 30 dias.
Sobre a Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.
A Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. (NYSE: NCLH) é uma empresa líder global em cruzeiros que opera as marcas Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises. Com uma frota combinada de 30 navios com mais de 60.000 leitos, essas marcas oferecem itinerários para aproximadamente 700 destinos em todo o mundo. NCLH tem sete navios adicionais programados para entrega até 2028, compreendendo mais de 19.000 leitos