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domingo, novembro 24, 2024
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Qual o momento atual para as agências de turismo?

Por Moisés Ponte

O turismo brasileiro é muito desafiador, de forma que os agentes precisam estar atentos ao que acontece no mercado a cada momento, até porque os fatos relacionados à tecnologia, mercado e principalmente as ações dos grandes players ditam o que vai ser o futuro.

Falando dos agentes de viagens, sabemos que no passado todos eram independentes e tinham uma concorrência quase que de forma igualitária e competitiva. A competência na captação de clientes, a expertise na manutenção dos mesmos e claro fazer com que esses à medida que estavam satisfeitos indicassem a sua agência, e essa passava a crescer e fidelizar clientes, mas isso passou! Existe, mas não garante a sobrevivência.

Com o avanço da internet e a preocupação com as OTA’s que surgiam a todo o momento, a preocupação foi enorme, era comum escutar no mercado “as agências de turismo vão acabar, todos vão comprar na internet”.

Eu particularmente nunca acreditei nisso, pois a sociedade se divide em classes sociais, e isso não vai mudar nunca, a consultoria para aqueles que querem viagens mais elaboradas, tem dinheiro, mas não tempo sempre vai existir, e a consultoria também vai existir para aqueles que não têm a capacidade e conhecimento para programar e comprar sua viagem.

Claro que existe um público que tem essa capacidade e vai comprar na internet, e se der tudo bem continuarão lá, mas ao terem problemas pelo planejamento mal feito, ou pela falta de suporte, irão ver que a consultoria de um profissional é necessária, e retornará á comprar com agências de viagens.

Ainda falando das agências de viagens, que claro, sobreviveram à internet, aí teve mas aí teve a questão da aquisição da CVC Viagens por um grupo americano que veio com grande plano de expansão, e através de franquias abriu várias lojas, principalmente em shoppings centers e fazendo com que as agências que lá estavam não suportassem a concorrência. Muitos agentes mesmo fora dos shoppings não suportaram o marketing agressivo da empresa e encerraram suas atividades ou foram para o Home Office, onde os custos seriam menores.

O que vemos agora é uma questão que todos precisam estar atentos, a CVC Viagens, assim como todos os agentes da cadeia produtiva do turismo teve problemas na pandemia, mas dá a entender que vai agir para uma retomada, a Azul Viagens vem em franca expansão e a própria Decolar já deu sinais de que vai abrir lojas físicas.

Observe essa mudança, as agências tinham medo das OTA´s fecharem todas elas, e agora vemos OTA’s partirem para abrir lojas físicas e claro contar com agentes de viagens que queiram ser franqueados e abrir uma loja com a sua marca para atender o cliente, sinal. Como disse, o turismo tem mudanças em curto espaço de tempo.

É importante estar atento ao mercado, pois a Clube do Turismo tem aberto várias lojas, a Flyworld também não para de crescer, outras como a Flytour e Vai Voando estão em franca expansão. Então será que esse seria o caminho atual? Deixar de ser uma agência independente e buscar uma marca forte que tenha um marketing que seja mais abrangente e fazer parte deste negócio, e acreditar que aquele ditado é verdadeiro: ‘É melhor ser rabo de baleia do que cabeça de sardinha”.

É pra se pensar, mas pensar com cuidado e estudar, caso deseja ser uma franqueada, de quem ser e porque ser. Se os produtos atendem ao seu nicho de mercado, se o que a franqueada oferta vai de encontros com o seu público, sua localização, sua capacidade de atendimento e analisar também o investimento á ser feito o risco do negócio e o tempo de retorno que está previsto.

Que fique bem claro que não sou contra as agências que se propõem a trabalhar de forma independente, apenas sugiro que faça uma reflexão sobre o que está acontecendo no mercado, e faça um planejamento a médio e longo prazo, não prevendo mas se preparando para o futuro.

Sobre Moisés Ponte

Moisés Ponte é formado em administração de empresa, pós-graduado em Gestão de Projeto, estudou Gestão de Negócios e Turismo na UNB e marketing na IBMEC, com 34 anos de experiência no turismo trabalhou em companhias aéreas, operadoras de turismo, consolidadoras de viagens e é proprietário da XYZ Publicidade e Turismo além do criado do Portal VOENEWS – Notícia do Turismo.

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