Lukasz Gieranczyk
|
Viajar é bom demais, mas viajar com conforto e segurança é melhor ainda. E o brasileiro vem descobrindo que o ônibus rodoviário pode ser sim uma excelente opção para tornar o tempo de trajeto agradável e aconchegante. Além disso, o Brasil conta com o setor de transporte rodoviário regular de passageiros mais seguro e regulado no mundo.
Com o aquecimento do mercado de viagens, a procura por ônibus não para de crescer no Brasil: de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o transporte rodoviário regular é responsável por movimentar mais de 130 milhões de usuário por ano. E segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (Abrati), a alta em 2022 chegou a 60%, levando as empresas regulares de ônibus de passageiros voltarem a investir na renovação, ampliação das frotas, assim como em contratações e qualificação de motoristas
Mas não é somente o preço mais em conta que faz os viajantes preferirem o transporte rodoviário. De fato, as frotas, a qualificação dos motoristas e o serviço vem melhorando cada vez mais e oferecendo comodidades capazes de impressionar clientes cada vez mais exigentes. As viagens de ônibus já não são o último recurso para quem precisa economizar, mas sim uma alternativa prática, de qualidade e segura no grande sistema rodoviário do Brasil.
Hoje, há opções de ônibus com poltrona espaçosa, reclinável a 180º que se transforma em cama com massageador acionado por controle; cobertor, travesseiro, tela de mídia individual, entretenimento de bordo, wi-fi, tomada para celular, cortinas de isolamento e kits de snacks entre outros mimos oferecidos ao passageiro. Além disso, as paradas obrigatórias por lei para o descanso e até a troca de funcionários a bordo e motoristas, bem como os pontos de apoio ao longo dos trajetos, tornam o transporte rodoviário regular no Brasil, modelo internacional.
Não é à toa que as empresas de ônibus e as startups que comercializam passagens perceberam que há um nicho importante de turismo a ser explorado e estimulam mais inovação e investimento. Com os clientes cada vez mais exigentes e ávidos por serviços que atendam prontamente sua necessidade de conforto, segurança e agilidade, elas estão buscando preencher uma lacuna demonstrando compromisso em fornecer uma experiência surpreendente aos passageiros, algo novo e que de fato fidelize pessoas interessadas em ter uma excelente experiência desde a jornada de compra, ao embarque e viagem.
Tudo isso com uma grande cobertura de destinos, preços mais acessíveis, com mais serviços e aplicativos mais leves e práticos. Hoje é possível comparar trechos e preços, parcelar, aderir a programas de milhagens, por dispositivos como smartphones, computadores e tablets, graças à atuação de startups especializadas no serviço. Ou seja, os clientes podem optar por um leque mais amplo de opções que atendem diferentes necessidades e bolsos.
A evolução do mercado trará ainda mais inovação, além do aumento das frotas e tecnologia embarcada, os terminais rodoviários também terão que se transformar e agregar uma ampla variedade de instalações, serviços e comodidades para todos os tipos de clientes a negócio ou a lazer. Serviços baseados em relacionamentos, economia de tempo, comodidades e incentivos podem transformar cada vez mais a experiência da viagem e todo o ecossistema que vai de aplicativos, a terminais e ônibus. Todos os setores precisam engajar os clientes em um nível emocional.
As oportunidades estão aí. Hoje, cerca de 130 milhões de brasileiros viajam pelo País usando o serviço de transporte rodoviário e há ainda milhões prontos para entrar nesse mercado, como a nova geração Z. O fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplas formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisamos ocupar e transformar em algo que vá além da mobilidade até destinos de lazer ou negócio.
Lukasz Gieranczyk é CEO da Quero Passagem, um marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país.